Treinamento a distância nas empresas: como oferecer

Desenvolver habilidades, conhecimentos e técnicas é fundamental para manter a equipe atualizada e competitiva no mercado de trabalho. Conheça um pouco sobre o treinamento a distância nas empresas e saiba como oferecer essa prática.

Treinamento a distancia nas empresas

O treinamento a distância nas empresas possui uma fácil instalação e possibilita que qualquer colaborador sem limitação geográfica possa aperfeiçoar seus conhecimentos, assistindo ao conteúdo disponível sem qualquer dificuldade.

Ele permite que a empresa ofereça o conteúdo necessário para a capacitação dos seus funcionários sem grandes (e, muitas vezes, desnecessários) investimentos, como deslocamento e locações.

Os treinamentos, quando presenciais, envolvem logísticas complicadas, como locação para colaboradores de filiais, além de espaço amplo para acomodar os envolvidos durante o período de treino.

Como funciona o treinamento online?

O treinamento corporativo pelo ensino a distância (EAD) nas empresas funciona por meio de plataformas específicas, as quais permitem que os funcionários possuam acesso individualizado para acompanhar as aulas de acordo com a disponibilidade pessoal.

É importante ressaltar que há duas maneiras distintas de se oferecer a capacitação: a primeira, é por meio de aulas online, porém em tempo real. Desta maneira, o funcionário terá um horário determinado para assistir ao conteúdo oferecido.

A segunda forma é através de vídeos gravados que ficam disponíveis na plataforma para o funcionário que pode assistir a qualquer hora.

Ambas possuem uma boa funcionalidade e devem ser implementadas de acordo com a necessidade da empresa.

É comum que as organizações deem preferência aos treinamentos em tempo real, assim o funcionário precisa estar presente e será acompanhado por um profissional que poderá esclarecer suas dúvidas.

Existem, ainda, plataformas que oferecem outras formas de conteúdo, além dos vídeos, possibilitando o download de arquivos de textos e até games em prol do ensino, prática conhecida como gamificação.

O seu intuito final é desenvolver novas habilidades, conhecimentos, técnicas, comportamentos e, claro, aperfeiçoar a competência dos colaboradores, afinal, quanto melhor for a aprendizagem, melhor serão os resultados da empresa.

Como fazer treinamento a distância?

Planejar o conteúdo, oferecer os recursos necessários e organizar uma capacitação que permita interação do colaborador com o assunto e os demais colegas são algumas das principais dicas para realizar um treinamento a distância eficiente.

Conheça abaixo um pouco mais sobre o desenvolvimento de cada uma dessas etapas. Veja só!

1.  Planejamento

Como qualquer outro ato administrativo, é fundamental que o conteúdo de ensino seja planejado de acordo com as necessidades da empresa.

Sendo assim, crie pequenos vídeos, acompanhados de conteúdos escritos para facilitar o aprendizado. Pense para quais funcionários estas aulas serão oferecidas e quais os níveis de conhecimento sobre a empresa eles possuem.

É fundamental que o conteúdo seja prático, claro e objetivo, desta maneira será melhor aproveitado.

Por fim, faça um levantamento de todo o equipamento que será necessário para que este conteúdo chegue aos destinatários com qualidade.

2.  Ofereça os recursos

Os recursos podem estar divididos em duas categorias: a primeira, é a plataforma EAD oferecida, que deve suportar a conexão de vários colaboradores ao mesmo tempo, sem travar ou dificultar o acesso.

A plataforma também deve ter acesso individual, permitindo que os avanços no curso sejam gravados, isto é, caso o funcionário faça cinco aulas, estas devem poder ficar salvas como concluídas, permitindo que o funcionário mantenha seu treinamento organizado.

Ainda, deve conter um espaço para avaliações e esclarecimento de dúvidas, caso o ensino não seja ao vivo.

O segundo recurso está associado à forma como o colaborador terá acesso ao conteúdo oferecido, afinal, é raro quem não possua acesso à internet, entretanto não é impossível.

Pensando nisso, disponibilize um local para aqueles funcionários que desejarem efetuar a capacitação no espaço da empresa.

Lembre-se de oferecer uma plataforma que permita o acesso de smartphones, tablets, notebooks e computadores em geral, desta forma será mais acessível aos envolvidos.

3.  Interatividade entre os participantes

O EAD deve promover a interatividade entre os participantes, pois assim o aprendizado será melhor absorvido.

Busque por dinâmicas que possam ser desenvolvidas a distância. Uma boa opção são os games voltados para a capacitação dos colaboradores, que podem estar disponíveis na plataforma, permitindo que os funcionários interajam entre si durante os jogos.

O que é preciso para implantar um treinamento EAD?

Para a empresa que deseja implantar a capacitação a distância, é necessário a criação de um conteúdo, como citado anteriormente, propício para esta prática.

Assim como é necessário que a empresa tenha uma plataforma específica para este tipo de interação, ou seja, que possua um espaço para avaliações, vídeos, conteúdo textual e, claro, maneiras divergentes de medição de desenvolvimento.

Medir o desenvolvimento do colaborador é uma maneira prática de analisar se ele está realmente absorvendo o conteúdo ou, ainda, se o funcionário está assistindo e participando do treinamento.

Além da questão online, é necessário que a empresa forneça tablets ou smartphones para aqueles funcionários que não possuem acesso à tecnologia, visto que hoje é quase inexistente essa possibilidade.

Resumidamente, para implantar esse modelo de aprendizagem, é fundamental que a empresa ofereça:

  • Acessibilidade: plataforma acessível e intuitiva com conteúdo dinâmico e objetivo.
  • Mobilidade: acesso fácil através de qualquer dispositivo ligado a internet que possa ser acessado de qualquer lugar.
  • Comunicação: espaço aberto para dúvidas e troca de experiência entre os participantes.
  • Interação: o conteúdo deve considerar a possibilidade de interação entre os usuários da plataforma. Caso não seja possível, desenvolver questionários ou utilizar uma plataforma que ofereça gamificação, também pode ser uma via de interagir com o colaborador.
  • Medição de desempenho: é preciso avaliar o que foi aprendido pelo funcionário, medindo o desenvolvimento dele durante e após a aprendizagem.

Vantagens de utilizar o EAD em programas de treinamentos

Esta prática possui muitas vantagens, entre elas o custo benefício do tratamento que possui um custo inferior para a empresa quando comparado às capacitações presenciais.

Além do financeiro, existem ainda outros benefícios da qualificação online, como:

  • acesso facilitado;
  • otimização de tempo;
  • redução de custos empresariais;
  • flexibilidade na aprendizagem;
  • autonomia dos colaboradores;
  • padronização dos treinamentos;
  • acompanhamento remoto da performance dos colaboradores;
  • redução de turnover;
  • troca de conhecimento;
  • atualização rápida e prática do conteúdo; e
  • todo conteúdo registrado e salvo em um único lugar.

Lembre-se de que investir em melhorias na competência dos seus funcionários é automaticamente investir na empresa e fazer com que todo conhecimento aprendido seja aplicado na organização em prol do crescimento e fortalecimento dos negócios.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário