Para fazer um bom Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), você precisa identificar interesses, necessidades e objetivos tanto da empresa à qual pertence a pessoa para quem o PDI será atribuído quanto para ela própria.
E esse será apenas o primeiro passo de vários outros na adoção dessa ferramenta estratégica que, justamente, conecta as metas de crescimento profissional dos colaboradores às da organização.
O PDI é um mapa que orienta o desenvolvimento de competências, promove a evolução contínua e ajuda no alinhamento de expectativas, portanto, sem o ter bem estruturado, os desafios para contratantes e contratados são sempre maiores.
Leia este artigo para aprender o que fazer e o que não fazer quando quiser transformar barreiras em oportunidades de crescimento e inovação!
O que é um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?
O PDI é uma estrutura construída em conjunto por uma empresa e cada um de seus colaboradores para que fiquem claros os objetivos profissionais dessas pessoas, suas competências fortalecidas e as que precisam ser trabalhadas, as metas da corporação e o caminho que os gestores enxergam para o funcionário dentro dela.
Esse planejamento não é apenas uma ferramenta de aprimoramento profissional, mas também uma forma de a empresa motivar o colaborador e mostrar que está investindo ou pretende investir em seu crescimento.
Não à toa, ele ajuda na retenção de talentos e contribui para o sucesso coletivo, mas desde que seja dinâmico e adaptável.
Quais são os benefícios do PDI para empresas e funcionários?
O incremento da produtividade e a maior retenção de talentos são apenas dois dos diversos benefícios da criação de PDIs para uma empresa. O bem-estar no trabalho e o aprimoramento de habilidades importantes entram na lista de vantagens para os funcionários.
O quadro abaixo mostra mais aspectos para você!
Principais benefícios do PDI | |
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Para empresas | Para colaboradores |
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Um bom PDI ainda ajuda no alinhamento de expectativas e facilita a comunicação interna.
“E como elaborar um PDI eficaz para os meus colaboradores?”
Comece identificando as habilidades de cada funcionário e, com base nelas e nos propósitos de ambas as partes, busque definir metas claras e traçar ações práticas para alcançá-las.
Dá para resumir em quatro as etapas essenciais na construção de um PDI – identificação de necessidades e avaliação do colaborador, definição de objetivos e comparações, ações e estratégias, monitoramento e feedback –, mas você precisa somar a elas tudo aquilo que não pode fazer se quiser sucesso.
Continue a leitura!
Avalie o colaborador e identifique necessidades da empresa
Enquanto você faz uma análise detalhada das competências de cada profissional e busca saber em quais áreas eles precisam de desenvolvimento, identifique as necessidades da sua empresa no momento presente e para o futuro.
No primeiro passo, inclusive, não tenha vergonha de usar ferramentas de mapeamento, conversar com especialistas em consultoria e mentoria dentro da gestão de pessoas, consultar feedbacks já registrados etc.
A partir daí, você vai definir objetivos e metas.
Defina objetivos e metas
Usando a estratégia “SMART”, junto com o colaborador que é dono do PDI em questão, trace metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo definido que sejam válidas tanto para o profissional quanto para a empresa.
Se quiser, faça uma comparação do cenário atual e do objetivo pretendido para descobrir o que é necessário melhorar ou mudar. Aproveite e identifique: o funcionário precisa agregar em conhecimento, habilidade ou atitude?
E atenção! Não basta só definir como meta a melhora de habilidades de liderança, por exemplo, é necessário estabelecer algo a ser perseguido. Que tal participar de um treinamento de liderança e aplicar os aprendizados no próximo projeto?
Coloque a proposta em ação
Já sabendo para onde empresa e funcionário querem caminhar, crie um plano que envolva todas as ações necessárias para o alcance das metas traçadas na etapa anterior. Lembre-se de:
- incluir prazos no seu plano;
- considerar os recursos necessários;
- ter flexibilidade para ajustes;
- garantir o comprometimento do colaborador.
Aliás, monitoramento e feedbacks vão ajudar nesse último ponto!
Monitore o progresso do PDI e dê feedbacks
Anexe ao plano de desenvolvimento um cronograma que leve em conta tanto as metas quanto revisões periódicas de progresso. Nessas revisões, faça ajustes se necessário e ajude o colaborador a solucionar obstáculos. Dê feedbacks e esteja aberto(a) a ouvir feedbacks também.
A ausência de alinhamento é só um dos vários erros que impede o progresso de PDIs no mundo todo.
7 erros mais comuns ao implementar um PDI
Quer minimizar problemas e aumentar as chances de sucesso? Anote erros que devem ser evitados na execução de um plano de desenvolvimento individual em qualquer empresa! Obs.: eles estão organizados de acordo com as fases do PDI que você conheceu anteriormente.
- Definição de metas irreais
- Ausência de acompanhamento
- Feedbacks pontuais, não contínuos
- Falta de flexibilidade
- Ausência de reconhecimento
- Falta de personalização do plano
- Desalinhamento com os objetivos da empresa
Seja você o agente motivador da execução correta de um PDI.
Um funcionário que enfrentar dificuldades em uma tarefa até se beneficia de um feedback imediato, mas sem acompanhamento, o problema talvez se agrave. Outro, que precisa dominar uma nova tecnologia a curto prazo, não consegue fazer isso sem os treinamentos e recursos adequados e assim por diante.
Ainda, cada colaborador tem objetivos, habilidades e desafios únicos, então, iniciativas genéricas ou padronizadas para todos acabam atrapalhando mais do que ajudando. O PDI também deve auxiliar no crescimento do profissional.
Como o PDI auxilia no crescimento profissional?
O PDI potencializa o crescimento dos profissionais das empresas ao fomentar o autoconhecimento e direcionar a aquisição de novas habilidades, ajuda na identificação de lacunas de competências e enxergar melhor o futuro, evoluindo em sua carreira de forma consistente.
Além disso, bons planejamentos dão confiança aos colaboradores, pois reduzem incertezas e direcionam esforços e, se essa pode vir a ser uma estratégia ganha-ganha, por que você está esperando para implementá-la?
Faça a sua empresa crescer junto com quem mais importa para o sucesso dela!
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