Treinamentos sobre diversidade e inclusão, como palestras, workshops e mentorias, servem para as empresas promoverem ambientes de trabalho inclusivos e respeitosos. Eles ajudam na educação e no preparo de gestores e colaboradores para lidar com as diferenças, criando uma cultura organizacional mais harmoniosa e produtiva.
E você sabia que, segundo dados de um estudo da McKinsey & Company, empresas diversas têm mais chances de superar a média de lucratividade se comparadas com outras corporações, além de apresentarem índices mais altos de criatividade e desempenho?
Para fazer parte disso, comece com este guia prático! Aqui estão algumas das melhores práticas de capacitação, além de dicas para facilitar a implementação de D&I e métodos para avaliar os impactos de cada iniciativa. Continue lendo.
O que é um treinamento em diversidade e inclusão?
Um treinamento de D&I pode ser uma palestra, um workshop ou várias outras atividades pensadas para capacitar os funcionários de uma empresa para reconhecerem e valorizarem as diferenças nas equipes, sejam elas raciais, de gênero, religiosas, de orientação sexual, culturais ou relacionadas a deficiências físicas.
Ações assim abordam tópicos como o preconceito inconsciente e a comunicação inclusiva, além de informarem sobre práticas de inclusão a serem aplicadas no dia a dia corporativo.
Vale mencionar: treinamentos eficazes devem fazer parte de uma política mais ampla de D&I, que inclua a formação de comitês de diversidade e a criação de vagas inclusivas e de programas de desenvolvimento de lideranças voltados a grupos específicos, por exemplo.
Além de treinar diversidade e inclusão, as empresas devem demonstrar compromisso verdadeiro com torná-la realidade.
Por que fazer treinamentos em diversidade e inclusão?
As atividades são fundamentais na promoção da igualdade de oportunidades e na melhora do clima e no fortalecimento da cultura organizacional. Elas ainda contribuem com a atração e retenção de talentos e com a associação das empresas a consumidores que tenham visões e valores similares aos dela.
Treinamentos em D&I, acima de tudo, permitem às corporações construir um espaço de trabalho onde todos os colaboradores, independentemente de suas diferenças, se sintam valorizados e respeitados.
E é claro que, como consequência, surgem diferenciais competitivos importantes para a empresa: mais produtividade, adequação à legislação, maior atração de investimentos, baixo absenteísmo no trabalho, redução de conflitos internos etc.
Então, implementá-los se torna positivo para todo mundo!
Agora, conheça temas importantes a serem tratados e saiba como começar a movimentação a favor da diversidade e da inclusão por aí.
5 temas importantes para treinamentos de D&I
Igualdade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência e apoio à comunidade LGBTQIA + são exemplos de vários assuntos fundamentais para compartilhamento em treinamentos de diversidade e inclusão. Anote detalhes!
1. Diferenças geracionais e de idade
Incluir diferentes gerações no ambiente de trabalho pode enriquecer a colaboração e a inovação. Além disso, discutir estratégias para integrar jovens talentos e profissionais experientes, valorizando suas diversas perspectivas, melhora a dinâmica da equipe.
2. Igualdade de gênero
Garantir igualdade de gênero envolve promover a paridade salarial, oferecer oportunidades iguais de carreira e combater o assédio sexual. Abordar temas como prioridades, implementar programas de apoio às mulheres e políticas de trabalho flexíveis são práticas recomendadas.
3. Apoio à comunidade LGBTQIA +
Criar um ambiente seguro para funcionários LGBTQIA + é outro ponto essencial que depende do amparo de treinamentos e consultorias em D&I. Políticas antidiscriminação e grupos de apoio e partilha sobre diversidade sexual e de gênero são bons começos para promover um local de trabalho acolhedor e inclusivo.
4. Inclusão de pessoas com deficiência
A garantia da inclusão de pessoas com deficiência vai passar por assegurar a acessibilidade no local de trabalho, fornecer tecnologia assistiva e adaptar processos. Treinamentos que desmistificam deficiências e promovem uma cultura inclusiva são fundamentais.
5. Sensibilização cultural e étnica
Atividades como workshops culturais, celebrações de datas significativas para determinados nichos e treinamentos capazes de tratar de vieses inconscientes entram na lista de formas de promoção das diversas culturas e etnias presentes numa empresa.
Sabendo de tudo isso, você está preparado(a) para começar a agir?
Como criar bons programas de treinamento para diversidade e inclusão?
Criar um programa de treinamento em D&I que realmente faça a diferença exige uma abordagem prática e engajadora. Primeiro, você precisa entender as necessidades específicas da sua equipe. Em seguida, será a vez de escolher os métodos de ensino.
Preocupe-se com adaptar os conteúdos para torná-los relevantes e acessíveis a todos e aposte em opções interativas e colaborativas de atividades, sempre buscando promover o máximo de engajamento possível.
Aqui estão algumas sugestões de como trabalhar diversidade e inclusão nas empresas!
- Workshops
- Palestras
- Grupos de conversa
- Estudos de caso
- Simulações de experiências
Você vai ler detalhes sobre elas e outras ideias em breve.
No mais, estude o vínculo entre liderança e comunicação para entender o seu papel no que diz respeito à criar um espaço seguro para perguntas e debates, promovendo um aprendizado profundo para o time.
8 ideias de treinamentos em diversidade e inclusão (D&I)
Os tópicos adiante trazem uma variedade de opções de treinamentos e atividades sobre D&I. Tais abordagens vão ajudá-lo(a) a sensibilizar e engajar seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso.
1. Palestras e workshops
Além de palestras teóricas, organize workshops interativos nos quais os participantes possam discutir temas como microagressões, privilégios e interseccionalidade.
- Microagressões: comportamentos e comentários às vezes até feitos de forma inconsciente, mas que transmitem preconceitos e podem causar grande impacto emocional.
- Privilégios: benefícios sociais e econômicos dos quais algumas pessoas desfrutam em diversos cenários por causa de características como raça, gênero ou classe social.
- Interseccionalidade: o cruzamento e a influência de mais de uma característica que leva a criação tanto de experiências de opressão quanto de privilégios. Para exemplificar a criação de uma experiência opressiva nesse sentido, uma mulher negra pode experimentar formas de discriminação tanto por ser mulher quanto por ser negra.
Convide especialistas em diversidade e inclusão para compartilharem suas experiências e conhecimentos. Além de palestras teóricas, organize workshops interativos nos quais os participantes possam discutir temas como microagressões, privilégios e interseccionalidade.
2. Mentorias de inclusão
Mentorias de inclusão podem ser oferecidas por consultores especializados em treinamentos corporativos e acontecer de forma individual ou em grupo. O importante é que elas não aconteçam uma única vez: sessões regulares permitem aos colaboradores discutir questões relevantes, compartilhar experiências e trabalhar para alcançar objetivos específicos – e até pessoais – relacionados à D&I.
3. Estudos de caso
Imagine se um colaborador faz um comentário considerado ofensivo durante uma reunião. Como a equipe reagiria e como a empresa trataria a situação? Através de estudos de caso, seus colaboradores podem desenvolver a capacidade de analisar situações complexas, identificar vieses e propor soluções justas e inclusivas em diferentes cenários.
4. Cursos online
Diversas plataformas de educação corporativa com aulas à distância (EaD) oferecem uma variedade de cursos sobre diversidade e inclusão que têm desde módulos introdutórios até programas mais avançados.
Você pode contratá-los para a sua equipe e buscar formas de engajá-los no aprendizado, como encontros quinzenais ou mensais para a partilha dos aprendizados ou gamificação. Que tal criar um quiz sobre conceitos-chave de diversidade?
5. Simulações de experiências
Contando com especialistas, você pode promover exercícios de D&I para os colaboradores compreenderem melhor as necessidades de pessoas com deficiência física ou fazer uma simulação de entrevista de emprego com um candidato que pertence a um grupo minoritário ou organizar dinâmicas em equipes que tenham pessoas com diferentes características.
Experiências imersivas ajudam as pessoas a desconstruir estereótipos e entenderem mais sobre empatia, adquirindo novas perspectivas e mudando o modo de agir para melhor.
6. Integrações
Treinamentos de integração são oportunidades para os colaboradores se conhecerem além das diferenças e dos estereótipos, então, promova atividades que incentivem a conexão e o respeito mútuo. Podem ser grupos de conversa, encontros fora do ambiente de trabalho etc.
7. Compartilhamentos semanais
Além das integrações que também podem ser semanais, crie um canal de comunicação interna para compartilhar conteúdos relevantes sobre diversidade e inclusão. Nele, publique artigos, vídeos, infográficos e podcasts que abordem temas ligados à D&I e apresentem personalidades inspiradoras e cases de sucesso de empresas que investem em diversidade.
8. Contação de histórias
Convite pessoas que superaram desafios e obstáculos para contarem suas histórias aos colaboradores da empresa. Podem ser funcionários da própria organização ou não. Ao se identificar com os relatos, os colaboradores se sentirão mais motivados a buscar mudanças.
E talvez valha a pena unir a contação de histórias a algum outro treinamento e alcançar ainda mais frentes com a sua iniciativa! Aliás, esta é uma das várias dicas para tornar tudo mais fácil. Confira o quadro abaixo com mais orientações.
Dicas para facilitar o treinamento em diversidade e inclusão na sua empresa |
---|
|
Peça feedbacks também como forma de medir os resultados dos treinamentos de inclusão e diversidade e adequar as próximas atividade, pergunte sobre a clareza do conteúdo, a eficácia dos métodos de ensino e o impacto percebido na compreensão de cada colaborador sobre D&I e utilize questionários pré e pós-treinamentos para medir o aumento de conhecimento sobre os temas.
Ouvir os desafios enfrentados pelos diversos grupos dentro da corporação pode oferecer insights valiosos para ensinamentos mais eficazes.
Você ainda pode monitorar as novas contratações e promoções para saber se elas estão sendo inclusivas, fazer pesquisas de clima organizacional, ficar de olho nas mudanças de comportamento dos colaboradores, revisar casos nos quais era necessária uma maior inclusão e usar a tecnologia para criar relatórios que permitam visualizar o progresso através de dados.
Continue visitando o blog de treinamentos e consultoria da Gestaum Lab para se manter por dentro das tendências e possibilidades desse vasto mundo de evolução corporativa! Até a próxima.
Deixe seu comentário