Guia do onboarding perfeito: como agir e o que não fazer

Este artigo explica tudo sobre onboarding: como fazer e melhorar, o que evitar, por que se preocupar com suas etapas e muito mais. Leia agora!

Um grupo de pessoas está reunido em torno de uma mesa em um escritório, onde dois funcionários trocam um aperto de mãos.

Fazer um onboarding, ou seja, integrar novos funcionários em uma empresa com o objetivo de torná-los produtivos e engajados da melhor forma e o mais rápido possível, vai além de apenas apresentar os colaboradores à equipe ou a estrutura da organização e envolve treiná-los e orientá-los, além de inseri-los na cultura.

O onboarding adequado aumenta significativamente as chances de sucesso dos recém-chegados em seus novos cargos e, consequentemente, reduz o turnover.

Fique sabendo: um estudo da empresa de software norte-americana UrbanBound mostrou que empresas com programas de onboarding bem desenhados têm uma retenção 50% maior de novas contratações!

Quer saber como acertar por aí? Continue lendo este artigo.

O que é onboarding?

Onboarding nada mais é do que um processo voltado ao acolhimento e à integração de um novo funcionário em uma empresa; é uma recepção a um novo membro da equipe pensada de forma a garantir que ele se sinta parte dela desde o primeiro dia e que tenha uma excelente employee experience dentro da corporação.

Esse processo difere de outros dois conhecidos principalmente no universo corporativo: o crossboarding e o offboarding. Confira no quadro adiante.

Diferenças entre onboarding, crossboarding e offboarding
Onboarding Para quem: novos funcionários
Objetivo: prepará-los e integrá-los à empresa e à cultura organizacional
Crossboarding Para quem: funcionários atuais
Objetivo: ajudar em suas transições para novas funções ou departamentos
Offboarding Para quem: funcionários que estejam deixando a empresa
Objetivo: garantir um desligamento tranquilo e adequado à legislação
 

No decorrer da leitura, a partir de agora, você vai conhecer detalhes especificamente sobre o onboarding.

Como funciona um onboarding?

Uma boa integração de novos funcionários pode ser resumida por quatro palavras começadas com a letra “C”, conhecidas como os “4 C's” do onboarding – conformidade, clarificação, cultura e conexão – e terá como meta fazer com que eles se adaptem rapidamente à cultura organizacional e se sintam engajados desde o momento da admissão.

O onboarding deve estar adequado tanto às leis trabalhistas quanto às políticas e aos procedimentos da empresa, portanto, inclui a apresentação de normas internas, regulamentos de segurança, políticas de comportamento e outras diretrizes importantes.

Quando um novo colaborador tem clareza sobre as regras a serem seguidas, a empresa evita problemas futuros e o ajuda a se sentir seguro em relação ao que é esperado dele.

Garante expectativas alinhadas (clarificação)

Outro foco do processo é garantir que os funcionários entendam suas responsabilidades e as expectativas ligadas às suas funções, algo que tem tudo a ver com a gestão de equipe que os líderes farão do time no qual cada novo liderado ingressa.

A clarificação depende de uma comunicação clara sobre o que cada colaborador deve realizar e como o desempenho será medido.

Prioriza a cultura organizacional

No onboarding, valores, crenças e comportamentos fundamentais para o sucesso da empresa são repassados para os recém-chegados. Isso pode incluir treinamentos de diversidade e inclusão, orientações sobre comportamento com o restante do time, treinamentos de lideranças, dicas de gestão de crise etc.

Quanto mais cedo o colaborador absorver a cultura da organização, mais rápido ele se sentirá parte da equipe e trabalhará em alinhamento com os objetivos estratégicos do negócio.

Visa criar conexões humanas

O último “c” do onboarding foca na criação de conexões humanas e de redes de apoio dentro da empresa, o que significa que o processo ainda deve incentivar e dar suporte à construção de relacionamentos entre colegas de trabalho, promovendo um ambiente colaborativo.

Facilitar essa conexão contribui para que o colaborador se sinta valorizado e motivado a contribuir para o sucesso da equipe. O mesmo vale para quem já está no time há mais tempo: é tudo bem recíproco!

Você vai perceber que cada etapa do processo acaba sendo importante tanto para quem chega quanto para quem já veste a camisa da empresa…

Qual a importância do onboarding de novos funcionários?

Retenção de talentos, índices mais altos de satisfação e engajamento e aumento da produtividade são três de vários aspectos positivos que um onboarding adequado leva ao cotidiano de empresas de todos os portes e setores.

Dá uma olhada na lista de vantagens!

  • Retenção de talentos e redução de turnover
  • Maior atração de interessados em novas vagas
  • Corte de custos com demissões
  • Processos de recrutamento e seleção mais assertivos
  • Mais satisfação e engajamento
  • Garantia de clima organizacional colaborativo
  • Aumento da produtividade
  • Metas atingidas mais rapidamente
  • Melhores resultados individuais e coletivos

E o processo pode ser feito presencialmente, mas também em ambiente online. Seguindo as dicas apresentadas nos próximos tópicos, não tem erro!

Como fazer o onboarding de novos funcionários em 5 etapas

Cabe aos líderes e gestores junto com o setor de Recursos Humanos da empresa planejar e executar uma série de etapas que facilitem a integração dos novos funcionários e promovam uma adaptação bem-sucedida.

Elas acontecem pelo menos até o final do período de experiência da pessoa – 90 dias contados a partir da admissão –, mas podem durar até seis meses, principalmente no caso de ingressos em posições de liderança e/ou setores mais técnicos.

1. Organize a chegada

Mantenha uma comunicação aberta e transparente com cada novo colaborador desde o momento da aceitação da proposta. Envie um e-mail de boas-vindas com informações sobre o primeiro dia de trabalho, documentos necessários para assinatura do contrato e expectativas da empresa.

Além disso, organize o espaço de trabalho do novo colaborador, garantindo que ele tenha todos os equipamentos e materiais necessários para iniciar suas atividades.

2. Acolha no primeiro dia

No primeiro dia, foque em criar uma experiência acolhedora: apresente o novo funcionário à equipe, lhe forneça uma visão geral da empresa, fale sobre missão, visão e valores da corporação, realize um “tour” pelas instalações e forneça um kit de boas-vindas.

3. Ajude no aprofundamento do conhecimento durante a primeira semana

Do segundo dia em diante, ofereça treinamentos básicos e introduza o(a) recém-chegado(a) aos sistemas e às ferramentas que serão utilizados no dia a dia. Realize reuniões com líderes diretos para discussão de responsabilidades, metas e expectativas, e ofereça suporte contínuo para solução de dúvidas. Promova o aprendizado!

4. Monitore a evolução no primeiro mês

Nos 30 dias que seguem a admissão, realize reuniões regulares de feedback para avaliar o progresso e ajustar o que for preciso. Sempre mantenha uma comunicação aberta e forneça suporte contínuo, ajudando o colaborador a se sentir parte integrante da equipe.

5. Faça uma avaliação formal ao término da experiência

Após 90 dias da execução da primeira etapa do processo, reúna-se com o colaborador para um feedback formal e completo de seu desempenho no período (avaliações de desempenho). Comente a adaptação, revise metas e expectativas se necessário, trace formalmente um plano de desenvolvimento ou ajuste o que já tenha sido traçado.

Ouça o que o funcionário tem a dizer! Nesse momento, cabe ao RH e aos gestores reforçar o compromisso da empresa com seu crescimento e sua satisfação.

Vai fazer onboarding online? Nada muda, exceto o fato de que, nele, as informações e os treinamentos são transmitidos remotamente.

O que é e como fazer onboarding online?

O onboarding online é o processo de boas-vindas de um novo colaborador à uma empresa feito de forma remota, algo cada vez mais comum no Brasil e no mundo, e muitas vezes benéfico para as corporações em termos de custo-benefício. Realizá-lo com eficiência exige uma abordagem estratégica e o uso de tecnologias adequadas.

Aqui estão algumas dicas para um processo de sucesso no digital:

  • utilize softwares de videoconferência, plataformas de gestão de projetos e sistemas de compartilhamento de arquivos;
  • ofereça um canal de comunicação através do qual o colaborador possa fazer perguntas e se sentir conectado com a equipe desde o início;
  • crie um cronograma detalhado de atividades para os primeiros dias;
  • aplique treinamentos como os que seriam aplicados presencialmente e certifique-se de que o(a) recém-chegado(a) esteja atendendo a todos; e
  • não deixe de dar e coletar feedbacks pelo menos uma vez por semana!

Seja online ou presencialmente, para tornar o onboarding ainda mais atraente, se possível, designe um mentor ao funcionário para que ele receba orientações individualmente ou experimente a gamificação.

Práticas voltadas à personalização e adequação das etapas às necessidades e possibilidades de cada colaborador são igualmente interessantes.

Cabe ainda usar ferramentas digitais mesmo para quem trabalha no espaço físico da organização e aumentar a interatividade durante os treinamentos (com simulações e vídeos, por exemplo) e envolvimento do restante da equipe.

Aos pouquinhos, vá melhorando cada iniciativa!

Como melhorar o processo de onboarding?

Ajustes contínuos, adaptação das etapas às necessidades específicas do cargo e foco num processo cada vez mais dinâmico e engajador ajudam o RH das empresas e melhorar as boas-vindas aos recém-chegados, principalmente se somados, por exemplo, a pesquisas de satisfação e reuniões 1:1.

O uso de métricas, como tempo de adaptação e performance inicial, também pode oferecer insights valiosos para otimizar o processo.

Agora, acima de tudo, existem alguns erros muito comuns que precisam ser evitados ou eliminados. Confira antes de ir!

O que não fazer num processo de onboarding
Erro Como evitar
Sobrecarga de informações
  • Evite passar tudo no primeiro dia ou na primeira semana
  • Priorize as informações mais importantes
  • Varie os formatos de apresentação
Atraso no início das etapas
  • Receba o colaborador antes mesmo do primeiro dia de trabalho, por e-mail, mensagem e/ou ligação
  • Coloque-se à disposição logo de cara para dúvidas e esclarecimentos
Falta de alinhamento
  • Defina metas e expectativas claras e alinhadas
  • Deixe explícitas as responsabilidades do recém-chegado
Deorganização
  • Planeje o onboarding com antecedência
  • Elabore um cronograma de atividades
  • Use ferramentas de gestão de projetos
  • Envolva gestores e líderes
 

Finalmente, entenda que dar orientações não é o mesmo que fazer onboarding, separe as burocracias da experiência de boas-vindas para torná-la positiva e memorável e, então, colha os frutos de todo o trabalho! Mãos à obra.

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