10 dicas para senso de pertencimento na sua empresa

Descubra como desenvolver o senso de pertencimento na sua empresa e veja os benefícios de criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e motivador.

Mulher sorridente em ambiente de escritório, com cabelo longo e liso, vestindo camisa de listras. Uma segunda mulher aparece ao fundo, trabalhando em um computador.

Para gestores e líderes de RH desenvolverem o senso de pertencimento dentro de suas empresas, vai ser necessário, antes de tudo, criarem um ambiente no qual os colaboradores se sintam ouvidos e valorizados, ou seja, mostrar que cada um é parte essencial da equipe.

Ações simples, como o reconhecimento contínuo, a comunicação aberta e a exposição clara de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional ajudam bastante nesse processo.

Mas não é só isso!

O senso de pertencimento envolve muito mais do que “apenas” as boas condições de trabalho e depende de uma cultura inclusiva em que cada pessoa perceba que seu trabalho contribui para os objetivos da organização. Continue lendo para compreendê-lo melhor.

O que é o senso de pertencimento nas empresas?

Como “senso” está ligado à “sensação” e “pertencimento” pode ser visto como “o ato de pertencer; de fazer parte de algo”, o senso de pertencimento nas empresas é parte de uma cultura na qual os colaboradores realmente se sentem importantes para o sucesso dos negócios, além de acolhidos pela organização e suas lideranças.

Ele envolve o fortalecimento de laços e a criação de um ambiente de apoio e cooperação, portanto, para cultivá-lo, gestores e líderes devem estar atentos às necessidades individuais e coletivas de todos, promover o respeito às diferenças e oferecer oportunidades de crescimento. 

Isso tudo vai levar a times mais engajados, produtivos e leais, inclusive, bem como a equipes de altíssima performance.

O que acontece quando uma empresa foca no senso de pertencimento?

Se transmitir essa sensação aos colaboradores for prioridade dentro de uma empresa, eles passam a sentir que fazem parte de algo maior e percebem, em cada ação – principalmente vinda de lideranças diretas ou indiretas – que são valorizados e ouvidos.

Quando um colaborador sente que pertence à equipe, cria um vínculo emocional com ela e com a companhia como um todo, tornando-se até mais engajado e comprometido.

Não à toa, desenvolver o senso de pertencimento é crucial para a saúde dos negócios e das pessoas e para a produtividade.

Veja adiante alguns pontos-chave que você vai precisar levar em consideração sempre que pensar sobre o tema.

  • Inclusão e respeito às diferenças
  • Reconhecimento regular dos esforços individuais e coletivos
  • Comunicação clara e aberta
  • Promoção e apoio do desenvolvimento pessoal e profissional
  • Incentivo à superação coletiva de desafios
  • Harmonia e colaboratividade no ambiente corporativo
  • Atenção à saúde física de todos e à saúde mental no trabalho

Dentre tantos outros aspectos!

E o que acontece se o sentimento de pertencimento não é alcançado no trabalho?

Em oposição a todos os benefícios colhidos quando o senso de pertencimento é alcançado no ambiente de trabalho, caso essa não seja uma prioridade e a sua empresa não o conquiste, os colaboradores podem se sentir desmotivados, desconectados e subvalorizados. 

Isso resulta em baixos níveis de engajamento, o que afeta diretamente a produtividade e o desempenho geral.

Funcionários que não se sentem parte de uma organização tendem a realizar suas tarefas apenas por obrigação, ou seja, sem a motivação de contribuir para o sucesso da empresa, o que pode levar até a um aumento de absenteísmo e rotatividade.

Outro impacto negativo é a piora do clima organizacional, afinal, a relação entre líderes e liderados acaba sendo mais conflituosa se não há o incentivo à colaboratividade.

E tem mais! A diferença entre um chefe e um líder se torna extremamente evidente nesse contexto, pois líderes são aqueles capazes de inspirar e motivar seus times, levando justamente à promoção do senso de pertencimento.

Sem contar que, a longo prazo, a somatória desses fatores negativos pode acabar prejudicando a reputação da empresa e dificultando a atração de novos talentos, parceiros e investidores.

Percebe o tamanho da importância de promover o sentimento de pertencimento, criar uma cultura organizacional na qual as pessoas se sentem seguras para compartilhar suas ideias e experiências e valorizar o bem-estar?

Caso esteja buscando colocar tudo em prática…

Veja como desenvolver senso de pertencimento na sua empresa: 10 melhores dicas

Desenvolver o senso de pertencimento exige ações consistentes e intencionais que partem, principalmente, de gestores e líderes. Confira agora mesmo 10 formas práticas de fortalecer tal sentimento e garantir que sua equipe se sinta valorizada.

1. Promova uma comunicação aberta e transparente

Mantenha os colaboradores devidamente informados sobre os objetivos da empresa e os desafios enfrentados, criando um sentimento de envolvimento. Funcionários que se sentem “parte da conversa” também se sentem mais conectados à organização.

2. Ofereça reconhecimentos contínuos

Não é exagero quando dizem que reconhecer e valorizar as conquistas e o desempenho dos colaboradores é uma das maneiras mais eficazes de aumentar o senso de pertencimento!

Apreciar os esforços, inclusive publicamente, significa reconhecer que o trabalho de cada um é importante para o sucesso do negócio – e quer coisa melhor do que saber disso ouvindo a informação de um líder?

3. Incentive a participação ativa em decisões

Cabe a você e às outras lideranças da empresa permitir que os colaboradores contribuam ativamente com ideias e participem de decisões estratégicas. O gesto é mais uma demonstração de que as opiniões são valorizadas e um grande incentivo à participação e inclusão.

4. Crie oportunidades de desenvolvimento

Cursos, palestras e treinamentos de vários temas não só melhoram as habilidades dos colaboradores como também reforçam a demonstração por parte da empresa de que ela se importa com o futuro e o progresso dos times e das pessoas.

5. Realize eventos e atividades em equipe

Você sente que pertence à sua turma de amigos quando é convidado(a) para uma festa, não? Por que com a sua equipe seria diferente? Promover momentos de interação fora do ambiente de trabalho formal, como eventos sociais, workshops ou atividades de integração ajuda a fortalecer os laços e gerar vínculos nos quais há ainda mais confiança e camaradagem.

6. Ofereça feedbacks regulares e sempre construtivos

O feedback construtivo constante mostra que o líder está atento ao trabalho de cada colaborador, além disso, ajuda a alinhar expectativas e, dessa forma, mantém sempre conectados os profissionais e a empresa. Não bastasse, revoluciona a famosa “employee experience”, sabia?

7. Garanta diversidade e inclusão

Seja através de treinamentos sobre diversidade e inclusão, rodas de conversa ou outras iniciativas, promover esses dois aspectos tem tudo a ver com pertencimento, respeito, valorização profissional etc. Nunca se esqueça!

8. Estabeleça metas compartilhadas

No dia a dia, para além dos treinamentos, também existem atitudes que fazem todo mundo se sentir mais pertencente à empresa e uma delas é o estabelecimento de metas claras e coletivas.

Quando todos os colaboradores todos têm um objetivo comum e entendem como suas funções contribuem para a organização alcançá-lo, eles se sentem mais conectados e engajados.

9. Proporcione um ambiente de trabalho seguro e acolhedor

Agora, em se tratando de espaço físico e psicológico, garante segurança, expressão livre de ideias, eliminação de julgamentos e outras barreiras similares. Sem isso, dificilmente você vai conseguir executar qualquer uma das outras dicas trazidas até aqui. Se precisar de ajuda, busque uma consultoria especializada.

10. Fortaleça a cultura organizacional

Tanto por causa dos outros nove pontos apresentados quanto em decorrência deles, alie o senso de pertencimento a uma cultura organizacional sólida, tornando-a o alicerce sobre o qual, a cada dia, o ato de pertencer será construído. 

O seu esforço contínuo nessa missão tão importante trará resultados que talvez você nem imagine! Mãos à obra, a começar pela garantia de uma equipe unida por aí.

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