Para gestores e líderes de RH desenvolverem o senso de pertencimento dentro de suas empresas, vai ser necessário, antes de tudo, criarem um ambiente no qual os colaboradores se sintam ouvidos e valorizados, ou seja, mostrar que cada um é parte essencial da equipe.
Ações simples, como o reconhecimento contínuo, a comunicação aberta e a exposição clara de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional ajudam bastante nesse processo.
Mas não é só isso!
O senso de pertencimento envolve muito mais do que “apenas” as boas condições de trabalho e depende de uma cultura inclusiva em que cada pessoa perceba que seu trabalho contribui para os objetivos da organização. Continue lendo para compreendê-lo melhor.
O que é o senso de pertencimento nas empresas?
Como “senso” está ligado à “sensação” e “pertencimento” pode ser visto como “o ato de pertencer; de fazer parte de algo”, o senso de pertencimento nas empresas é parte de uma cultura na qual os colaboradores realmente se sentem importantes para o sucesso dos negócios, além de acolhidos pela organização e suas lideranças.
Ele envolve o fortalecimento de laços e a criação de um ambiente de apoio e cooperação, portanto, para cultivá-lo, gestores e líderes devem estar atentos às necessidades individuais e coletivas de todos, promover o respeito às diferenças e oferecer oportunidades de crescimento.
Isso tudo vai levar a times mais engajados, produtivos e leais, inclusive, bem como a equipes de altíssima performance.
O que acontece quando uma empresa foca no senso de pertencimento?
Se transmitir essa sensação aos colaboradores for prioridade dentro de uma empresa, eles passam a sentir que fazem parte de algo maior e percebem, em cada ação – principalmente vinda de lideranças diretas ou indiretas – que são valorizados e ouvidos.
Quando um colaborador sente que pertence à equipe, cria um vínculo emocional com ela e com a companhia como um todo, tornando-se até mais engajado e comprometido.
Não à toa, desenvolver o senso de pertencimento é crucial para a saúde dos negócios e das pessoas e para a produtividade.
Veja adiante alguns pontos-chave que você vai precisar levar em consideração sempre que pensar sobre o tema.
- Inclusão e respeito às diferenças
- Reconhecimento regular dos esforços individuais e coletivos
- Comunicação clara e aberta
- Promoção e apoio do desenvolvimento pessoal e profissional
- Incentivo à superação coletiva de desafios
- Harmonia e colaboratividade no ambiente corporativo
- Atenção à saúde física de todos e à saúde mental no trabalho
Dentre tantos outros aspectos!
E o que acontece se o sentimento de pertencimento não é alcançado no trabalho?
Em oposição a todos os benefícios colhidos quando o senso de pertencimento é alcançado no ambiente de trabalho, caso essa não seja uma prioridade e a sua empresa não o conquiste, os colaboradores podem se sentir desmotivados, desconectados e subvalorizados.
Isso resulta em baixos níveis de engajamento, o que afeta diretamente a produtividade e o desempenho geral.
Funcionários que não se sentem parte de uma organização tendem a realizar suas tarefas apenas por obrigação, ou seja, sem a motivação de contribuir para o sucesso da empresa, o que pode levar até a um aumento de absenteísmo e rotatividade.
Outro impacto negativo é a piora do clima organizacional, afinal, a relação entre líderes e liderados acaba sendo mais conflituosa se não há o incentivo à colaboratividade.
E tem mais! A diferença entre um chefe e um líder se torna extremamente evidente nesse contexto, pois líderes são aqueles capazes de inspirar e motivar seus times, levando justamente à promoção do senso de pertencimento.
Sem contar que, a longo prazo, a somatória desses fatores negativos pode acabar prejudicando a reputação da empresa e dificultando a atração de novos talentos, parceiros e investidores.
Percebe o tamanho da importância de promover o sentimento de pertencimento, criar uma cultura organizacional na qual as pessoas se sentem seguras para compartilhar suas ideias e experiências e valorizar o bem-estar?
Caso esteja buscando colocar tudo em prática…
Veja como desenvolver senso de pertencimento na sua empresa: 10 melhores dicas
Desenvolver o senso de pertencimento exige ações consistentes e intencionais que partem, principalmente, de gestores e líderes. Confira agora mesmo 10 formas práticas de fortalecer tal sentimento e garantir que sua equipe se sinta valorizada.
1. Promova uma comunicação aberta e transparente
Mantenha os colaboradores devidamente informados sobre os objetivos da empresa e os desafios enfrentados, criando um sentimento de envolvimento. Funcionários que se sentem “parte da conversa” também se sentem mais conectados à organização.
2. Ofereça reconhecimentos contínuos
Não é exagero quando dizem que reconhecer e valorizar as conquistas e o desempenho dos colaboradores é uma das maneiras mais eficazes de aumentar o senso de pertencimento!
Apreciar os esforços, inclusive publicamente, significa reconhecer que o trabalho de cada um é importante para o sucesso do negócio – e quer coisa melhor do que saber disso ouvindo a informação de um líder?
3. Incentive a participação ativa em decisões
Cabe a você e às outras lideranças da empresa permitir que os colaboradores contribuam ativamente com ideias e participem de decisões estratégicas. O gesto é mais uma demonstração de que as opiniões são valorizadas e um grande incentivo à participação e inclusão.
4. Crie oportunidades de desenvolvimento
Cursos, palestras e treinamentos de vários temas não só melhoram as habilidades dos colaboradores como também reforçam a demonstração por parte da empresa de que ela se importa com o futuro e o progresso dos times e das pessoas.
5. Realize eventos e atividades em equipe
Você sente que pertence à sua turma de amigos quando é convidado(a) para uma festa, não? Por que com a sua equipe seria diferente? Promover momentos de interação fora do ambiente de trabalho formal, como eventos sociais, workshops ou atividades de integração ajuda a fortalecer os laços e gerar vínculos nos quais há ainda mais confiança e camaradagem.
6. Ofereça feedbacks regulares e sempre construtivos
O feedback construtivo constante mostra que o líder está atento ao trabalho de cada colaborador, além disso, ajuda a alinhar expectativas e, dessa forma, mantém sempre conectados os profissionais e a empresa. Não bastasse, revoluciona a famosa “employee experience”, sabia?
7. Garanta diversidade e inclusão
Seja através de treinamentos sobre diversidade e inclusão, rodas de conversa ou outras iniciativas, promover esses dois aspectos tem tudo a ver com pertencimento, respeito, valorização profissional etc. Nunca se esqueça!
8. Estabeleça metas compartilhadas
No dia a dia, para além dos treinamentos, também existem atitudes que fazem todo mundo se sentir mais pertencente à empresa e uma delas é o estabelecimento de metas claras e coletivas.
Quando todos os colaboradores todos têm um objetivo comum e entendem como suas funções contribuem para a organização alcançá-lo, eles se sentem mais conectados e engajados.
9. Proporcione um ambiente de trabalho seguro e acolhedor
Agora, em se tratando de espaço físico e psicológico, garante segurança, expressão livre de ideias, eliminação de julgamentos e outras barreiras similares. Sem isso, dificilmente você vai conseguir executar qualquer uma das outras dicas trazidas até aqui. Se precisar de ajuda, busque uma consultoria especializada.
10. Fortaleça a cultura organizacional
Tanto por causa dos outros nove pontos apresentados quanto em decorrência deles, alie o senso de pertencimento a uma cultura organizacional sólida, tornando-a o alicerce sobre o qual, a cada dia, o ato de pertencer será construído.
O seu esforço contínuo nessa missão tão importante trará resultados que talvez você nem imagine! Mãos à obra, a começar pela garantia de uma equipe unida por aí.
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