O termo "educação corporativa" tem ganhado destaque nos últimos anos. Por muitas vezes ser associado à melhoria de atividades e competências do colaborador, acaba gerando uma confusão com outro termo comum na área de Recursos Humanos: "treinamento".
Mas a educação corporativa não é treinar o colaborador para necessidades individuais, a fim de que ele melhore suas habilidades no dia a dia corporativo? Será? Vamos entender mais.
A Educação Corporativa
É importante entender que, quando falamos de educação corporativa, estamos abordando algo diretamente ligado às estratégias da empresa. Isso significa que a atuação nesse caso é a longo prazo.
Não se atendem necessidades pontuais de setores ou pessoas específicas, mas é trabalhado dentro de um contexto que visa a competitividade e a produtividade da organização.
Para alcançar essa proposta, a educação corporativa acontece de forma integrada e ampla, e o colaborador precisa participar ativamente do processo. Isso exige a existência de um plano estratégico para que sejam definidas ferramentas que identifiquem as necessidades da sua empresa.
Assim, você vai conseguir traçar um plano sobre quanto e em que áreas investir e por quais meios fazer essas melhorias. A educação corporativa nunca acaba, pois você estará constantemente sentindo novas necessidades da equipe.
O Treinamento
A grande diferença entre educação corporativa e treinamento é que o segundo se trata de uma parte dentro da primeira. Treinamento é uma capacitação específica dentro de determinada área, para alcançar certa competência a curto prazo.
Treinamentos aparecem dentro de um plano estratégico em que você prevê educação corporativa.
Um bom exemplo são pequenos cursos, como de manutenção da limpeza da empresa. Apesar de toda organização ter pessoas responsáveis pela limpeza em geral, a prática de limpeza deve partir de todos os colaboradores. Isso aumenta a produtividade, pois mantém a limpeza do ambiente.
Dependendo do que acontece no dia a dia corporativo, se as pessoas da empresa colaboram para a limpeza ou não, cria-se a necessidade da existência de um treinamento específico para alinhar a equipe e manter tudo funcionando normalmente. Mas essa é apenas uma parte da educação corporativa.
Entre os treinamentos podemos citar:
- a integração feita com o funcionário novo, a fim de inseri-lo na cultura da empresa, ou até para os antigos, mostrando conceitos e técnicas importantes para atualização;
- treinamentos para competências e habilidades específicas para melhor relacionamento ou motivação;
- treinamentos para líderes e gestores para melhorar a comunicação e a gestão.
Os treinamentos constantes que você define ao traçar a educação corporativa da sua empresa são o que constituem ela. Sem enxergar de maneira ampla e integrada as pessoas e os processos da sua empresa, não há com aplicar uma educação corporativa efetiva.
Esmiuçando as diferenças
- O treinamento se importa em melhorar as competências individuais, enquanto a educação corporativa quer desenvolver as competências críticas do negócio.
- O foco do treinamento está em necessidades pontuais dos funcionários e de forma individual, enquanto a E.C. está focada nas necessidades e estratégias contínuas do negócio.
- O objetivo de um treinamento é aprimorar uma habilidade ou competência. Já o objetivo da educação corporativa é aumentar a competitividade e produtividade.
- Treinamentos em geral são eventos pontuais, conduzidos presencialmente, por meio de workshops ou digitalmente (EAD). Já a educação corporativa pode combinar diversas experiências de aprendizagem, como treinamentos, webinars, palestras, mentoria, coaching e outras, sendo o funcionário ativo e convidado a conduzir seu desenvolvimento, construindo a própria aprendizagem.
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