Como montar o meu treinamento corporativo?

Os treinamentos corporativos podem dar uma repaginada no astral - e nos resultados - das organizações, por isso, saiba como montar a sua capacitação empresarial.

Treinamentos corporativos

Os treinamentos corporativos são capacitações realizadas pelas empresas para suprir e cumprir um determinado objetivo da organização. São postos em prática para desenvolver e qualificar os colaboradores de um negócio para atingir os resultados previamente desenhados pela gestão da empresa.

Em outras palavras, os treinamentos empresariais - quando bem arquitetados - são os responsáveis por colocar a engrenagem de volta no eixo, quando a máquina começa a apresentar falhas e falta de qualidade na entrega do produto final - leia-se: efetivação de vendas.

Não é a toa que o crescimento monetário das empresas que investem em treinamentos corporativos aumentam em 24% logo depois dos momentos de capacitação.

Agora, se você está se perguntando como obter uma porcentagem de aumento tão significativa apenas treinando seus colaboradores, te convidamos a permanecer por mais alguns parágrafos conosco, nos acompanha?

Veja, a seguir, a importância dos treinamentos corporativos e como organizar eventos como esses em sua empresa:

Qual a importância dos treinamentos corporativos?

Até o mais simples dos objetivos exige comprometimento e planejamento. Sem essas duas qualidades, qualquer processo pode se tornar um verdadeiro desperdício de recursos materiais e humanos - uma bola de neve de prejuízos, literalmente.

É justamente aí que os treinamentos corporativos entram e contornam uma situação que antes parecia irreversível. Os treinamentos empresariais, quando bem executados, tem o papel de colocar os pingos nos “Is”, ou seja, resolver os problemas internos de uma organização.

O treinamento corporativo pode ser comportamental e técnico, sendo o primeiro com foco nas experiências e sentimentos do colaborador e o último, para desenvolver as habilidades técnicas de uma equipe.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo é fácil dizer que as organizações devem planejar tanto treinamentos comportamentais quanto técnicos. Já que o colaborador precisa desenvolver, por exemplo, suas capacidades de comunicação para executar um trabalho técnico eficiente, concorda?

Como montar o meu treinamento corporativo?

Os treinamentos corporativos motivam os colaboradores, agilizam a execução de suas tarefas, tornam-os produtivos e, de modo geral, melhoram o clima organizacional da empresa toda. Por isso, veja como planejar um treinamento empresarial ainda este semestre.

1.  Conheça as necessidades da organização

O primeiro passo para criar um treinamento empresarial eficiente é realizar um diagnóstico das necessidades da organização como um todo. Para isso, será necessário considerar:

a) As necessidades dos colaboradores

Entender o perfil e a importância de cada colaborador dentro da empresa e, ainda, considerar as carências de cada profissional da sua organização ajudará a montar um treinamento em que contemple essas necessidades. Por isso, faça pesquisas entre as equipes para descobrir o que você pode fazer pelos seus colaboradores.

b) As necessidades do negócio

Depois de conhecer as necessidades de seus colaboradores, é hora de considerar as de seu negócio: o que ele precisa? Quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo da sua empresa? Com as respostas dessas perguntas, será possível realizar treinamentos direcionados, a fim de cumprir as metas estabelecidas.

2.  Defina metas

Depois de considerar os tópicos citados, é necessário definir metas claras e tangíveis. Este é o momento para projetar quais serão as metas que deverão ser atingidas a partir do treinamento corporativo.

É preciso entender o treinamento empresarial como um investimento e, portanto, desenhar quais serão os retornos esperados dessa aplicação. Por exemplo, ao realizar um treinamento com a sua equipe de vendas, a sua meta poderá ser um aumento de 10, 20 ou 30% de vendas em três, quatro ou cinco meses.

No entanto, é importante sempre levar em conta a realidade da sua empresa e estipular metas alcançáveis. Conheça suas prioridades e invista nelas.

3.  Escolha o tema do treinamento

Com isso posto, é necessário definir o tema do treinamento, assim como, o público participante - quem dentro da sua empresa será treinado. Seguindo o exemplo acima, se você resolver treinar a área de vendas da sua corporação, é possível realizar treinamentos com temas como “conversão de clientes”.

Além disso, ao escolher o tema e o público-alvo do seu treinamento corporativo é preciso definir se a capacitação será ministrada pelo pessoal interno - ou seja, colaborador/colaborador - ou será contratado um profissional externo para tal.

De novo, a decisão deve estar de acordo com os recursos financeiros da empresa, mas vale reforçar que o custo-benefício de contratar profissionais especializados em treinamento pode valer muito a pena para sua empresa. A Gestaum Lab pode auxiliar sua empresa nesse processo de contratação de uma consultoria.

4.  Ajuste como e onde acontecerá o treinamento

Essa é a etapa de acertar os detalhes de como e onde será feito o treinamento: será presencial ou online? No horário comercial ou depois do expediente? Será realizado em quanto tempo? Na empresa ou em outro ambiente?

Esses detalhes devem ser cuidadosamente planejados para que o momento de treinamento não atrapalhe a organização, andamento e produtividade dos colaboradores e empresa.

5.  Aplique o treinamento corporativo

Por último, aplique o treinamento como o planejado e coordene todo o processo. Lembre-se, também, de mensurar como foi o treinamento corporativo e o impacto que teve em sua empresa, ok?

Dessa maneira, você descobre se o momento de capacitação foi útil e significativo para os colaboradores e para os negócios.

Por fim, vale acrescentar que os treinamentos corporativos podem ser realizados com todos os colaboradores de uma organização, inclusive, seus gestores, desenvolvendo suas habilidades de liderança, por exemplo.

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