Como uma Consultoria Financeira pode auxiliar pequenas empresas?

Afinal de contas, qual propósito uma consultoria financeira pode ter em pequenas empresas e por qual motivo devo contratar uma para o meu negócio?

Consultoria financeira pequenas empresas

Pequenos empresários podem possuir crenças limitantes, entre elas, o pensamento de que pequenas empresas não podem fazer o que empresas de médio e grande porte fazem, muito menos chegar ao patamar de empresas reconhecidas no segmento em que estão inseridas.

Um exemplo disso é deixarem de contratar auxílio profissional para manter a saudabilidade do fluxo empresarial e melhorar suas estratégias de expansão do negócio. Afinal, não conhecem a serventia de uma consultoria financeira para pequenas empresas e desconsideram seus possíveis benefícios.

Por essa razão, elencaremos as vantagens de contratar uma consultoria financeira para pequenas empresas, mostrando sua serventia para o desenvolvimento de curto, médio e longo prazo do seu negócio.

O que é uma Consultoria Financeira?

Uma consultoria financeira é um serviço prestado em empresas que possuem o objetivo de solucionar um problema financeiro, estabilizar seu fluxo de caixa ou, ainda, traçar metas estratégicas para expandir o negócio.

Nesse sentido, um consultor financeiro, em conjunto com a organização, realiza um diagnóstico nas finanças empresariais e desenvolve um plano de ação, a fim de alcançar o objetivo pelo qual foi contratado.

O que uma Consultoria Financeira pode fazer por micro e pequenas empresas?


1.  Mostrar a importância de controlar o financeiro da empresa

Quando um negócio está começando ou ainda é pequeno demais, têm-se a ideia de que o controle financeiro é dispensável e que um fluxo de caixa desorganizado não fará tanta diferença assim.

No entanto, uma empresa que não controla suas finanças está propensa a desenvolver problemas financeiros desproporcionais ao seu poder de recuperação, tornando-se vulnerável, podendo, inclusive, ir à falência - caso não resolva, em seguida, seus problemas de capital.

Assim, uma consultoria financeira para pequenas empresas serve para mostrar a importância desse controle e, do mesmo modo, para resolver problemas financeiros existentes, mostrando um caminho seguro e possível para uma recuperação e educação financeira.

2.  Ajudar a reduzir custos

O consultor pode trazer um olhar crítico sobre a situação em que sua empresa se encontra e enfrenta. Desse modo, seu olhar apurado identifica e reduz custos desnecessários, inclusive aqueles que, eventualmente, passam despercebidos pela equipe.

Aliás, por empresas de pequeno porte serem compostas por equipes reduzidas, torna-se difícil encontrar pessoas com disponibilidade, conhecimentos e habilidades para apontar os gargalos da empresa e solucioná-los, criando estratégias para resolução definitiva do problema.

Afinal, esse é o papel do consultor financeiro, especialista em finanças e organização empresarial.

3.  Aplicar estratégias de desenvolvimento e crescimento empresarial

Além de conscientizar o pequeno empreendedor de como controlar suas finanças e ajudar a empresa a reduzir os custos, uma consultoria eficiente aplica estratégias de desenvolvimento empresarial, buscando a expansão do negócio - se essa for a vontade do cliente.

Sim! Um consultor financeiro pode colocar o seu negócio na direção certa e fazê-lo crescer, pois possui ampla experiência de mercado e, por isso, conhece os passos necessários para alcançar os objetivos, não só financeiros, mas também profissionais do pequeno empreendedor.

Em outras palavras, assim como outros serviços de consultoria, a orientação financeira do consultor tem o poder de transformar as metas do micro empreendedor em realidade - sejam elas sair do vermelho e manter as portas abertas ou, a partir da redução de custos, expandir o negócio.

Portanto, deixe de lado as crenças limitantes, mencionadas no início deste artigo, e contrate uma consultoria financeira para sua empresa de pequeno porte (quem sabe esse não seja o primeiro passo para deixar de chamá-la assim?).

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário