5 passos para montar um treinamento na empresa

Do planejamento à escolha do melhor profissional para o treinamento da sua equipe: aprenda, em cinco passos, como montar uma capacitação eficiente na sua empresa.

Montar treinamento na empresa

Você já deve saber que oferecer capacitação para sua equipe é uma das funções da sua empresa e isso, na prática, parece muito simples. Mas será que você sabe como implantar treinamento e desenvolvimento na empresa?

A verdade é que tudo depende do que você quer que sua equipe desenvolva, identificando o desafio, antes mesmo de procurar o treinamento.

Confira agora dicas de diferentes tipos de treinamento, como aplicá-los e cada etapa para que você conquiste resultados de verdade com o treinamento escolhido para a sua empresa.

1.  Decidindo a temática do treinamento

Você sabe quais as necessidades da sua empresa e como atendê-las? E quanto à sua equipe? Os treinamentos são opções perfeitas para auxiliar no desenvolvimento da sua empresa, pois mostram que você quer ver o seu funcionário crescendo junto com ela.

Para decidir qual o melhor treinamento para sua empresa, é preciso traçar um planejamento estratégico e acompanhar a sua equipe.

Quais habilidades precisam ser desenvolvidas? É importante lembrar que não estamos falando apenas de habilidades técnicas, mas também das habilidades intersociais.

Além do mais, é imprescindível contratar um bom instrutor. Afinal, é do desempenho da sua equipe que estamos falando e sabemos que, muitas vezes, é difícil encontrar um profissional capacitado para ministrar os treinamentos.

Nesse momento, conte com a Gestaum Lab, que pode ajudar você exatamente nessa questão, como você vai ver adiante.

2.  Escolhendo o tipo de treinamento

Você já decidiu pela temática, agora é hora de escolher o melhor tipo de treinamento para sua empresa. Obviamente, você deve se atentar à aplicabilidade dele: o conteúdo aprendido vai ser aplicado pelos seus funcionários?

Por isso, é necessário que você escolha o tipo de treinamento e desenvolvimento que melhor se adeque à sua equipe.

Os principais tipos de treinamentos são:

Treinamento comportamental ou soft skill

Nada mais é do que incentivar o desenvolvimento das habilidades interpessoais, como comunicação, empatia e similares.

Treinamento técnico ou hard skill

Geralmente, esse tipo de treinamento é dado quando o funcionário deve aprender a manusear um equipamento novo ou aprimorar os conhecimentos já obtidos sobre essas ferramentas.

Treinamento de integração

Basicamente, este tipo de treinamento é aplicado quando um novo funcionário começa na empresa, a fim de integrá-lo com o restante da equipe e apresentar suas funções.

Treinamento corporativo

Sendo o mais completo de todos, pode abordar outros tipos de treinamento no processo, como o motivacional, de equipe, etc.

As etapas deste tipo de treinamento consistem em observar o seu funcionário e em quais áreas ele precisa se desenvolver melhor e redirecionar o tipo certo de treinamento para ele, podendo até mesmo misturá-los, caso seja necessário.

Desenvolvimento de liderança

Este tipo de treinamento consiste em auxiliar o seu funcionário a desenvolver as competências necessárias em um líder, no caso de uma promoção, por exemplo.

Desenvolvimento da comunicação

Basicamente, neste tipo de treinamento, seus funcionários desenvolvem habilidades de comunicação e interagem melhor uns com os outros através de atividades específicas de integração.

3.  Encontrando o profissional certo para ministrar o treinamento

Agora que você já decidiu o que o treinamento da sua empresa vai abordar, é hora de encontrar o profissional perfeito para dar conta do recado.

Mas como e onde encontrar a melhor pessoa para a função?

Através de uma plataforma de treinamento online, você pode buscar o que está procurando em um profissional e nós, da Gestaum Lab, conectamos a pessoa ideal a você.

É muito simples: você digita os atributos que está procurando em um profissional e a nossa ferramenta disponibiliza uma lista de profissionais prontos para atender a sua demanda.

Depois da pesquisa, é só acertar os detalhes finais diretamente com o profissional escolhido e providenciar tudo para que o treinamento seja um sucesso.

4.  Estabeleça as etapas do treinamento

Deixe claras as etapas do treinamento desde o início. Estabelecer fases permite que você se organize melhor, inclusive com prazos. Planejar todas as etapas da capacitação que sua empresa fornecerá é um passo importante para fazer a ideia sair do papel.

Depois de observar sua equipe e diagnosticar o que é necessário melhorar, você certamente encontrou o melhor profissional para treinar sua equipe.

As etapas seguintes consistem no desenvolvimento do treinamento e na avaliação do mesmo. De que forma seus funcionários progrediram após a capacitação?

Estar organizado sobre o andamento de todo o processo de treinamento, desde seu planejamento até a avaliação dos resultados é imprescindível para abordar novos treinamentos na empresa com sucesso.

5.  Avalie o treinamento

Há diversas formas de avaliar o treinamento dado na empresa. Por isso, é importante que você escolha um tipo de avaliação que seja coerente com o treinamento dado e com a personalidade da sua empresa.

Se a sua empresa é uma startup criativa, por exemplo, nada de abordar métodos de avaliação tradicionais, não é mesmo?

Avaliar o treinamento é uma forma de escutar o seu funcionário sobre a sua opinião quanto ao assunto. Afinal, nada melhor do que receber uma avaliação de quem mais aprendeu com o processo.

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre como aplicar treinamento na sua empresa, é só arregaçar as mangas e começar a pesquisa. Vamos lá?

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário