Planejamento estratégico de uma empresa é saber criar um plano com objetivos e traçar formas de alcançá-los, ou seja, criar estratégias para conseguir o que você deseja conquistar. É uma espécie de roteiro que ajuda você a visualizar onde está, onde pretende chegar e que caminhos deve tomar para isso.
E uma coisa é certa: não existe gestão de negócio eficiente sem planejamento. Além disso, apenas usando um método claro você vai obter bons resultados.
Você também precisa conhecer muito bem o seu negócio, entender o que precisa fazer para cumprir as metas estabelecidas, bem como saber medir seus resultados. Entender rapidamente o que está acontecendo a fim de ajustar o roteiro se for preciso, sempre buscando acertar.
É quando você abandona a intuição e os achismos e age com os pés no chão, com base em dados reais, antecipando problemas e projetando o futuro.
Como fazer um planejamento estratégico
Um bom começo é ter bem definido o seu negócio. Tem a ver com o seu propósito, mas também com estabelecer sua missão, visão e valores. Não pense que essas definições são meros títulos para ficarem enfeitando o hall de entrada da empresa.
Você precisa ter claro em mente:
- o motivo do seu negócio existir (missão);
- onde quer chegar (visão); e
- de que forma quer atuar para alcançar isso (valores).
Crie frases pequenas que façam sentido e possam ser entendidas por todos na empresa. Nunca esqueça dessas três bases, pilares do seu planejamento estratégico! Depois disso, siga as próximas dicas.
1. Defina metas e objetivos
É importante saber definir metas e objetivos inteligentes, ou seja, que possam ser alcançados. Inclusive, metas e objetivos são coisas diferentes. Enquanto os objetivos são resultados maiores que você pretende conquistar, as metas podem ser entendidas como conquistas menores, que vão levando você aos poucos até os objetivos.
Então, assim que definir seus objetivos, crie metas para alcançá-los. As metas devem ser específicas e também você precisa conseguir medir. Para isso, é preciso estipular um tempo determinado para cumpri-las e depois analisar o resultado. É mais fácil ajustar pequenas metas do que precisar ajustar um grande objetivo.
2. Faça uma análise do seu ambiente interno
Seus processos estão claros? As pessoas da empresa estão motivadas? Os produtos ou serviços que você entrega possuem qualidade? Sua estrutura é adequada? Responder essas e outras perguntas referentes ao seu ambiente interno é fundamental para cumprir seus objetivos.
Sem ter a parte interna funcionando plenamente, não tem como cumprir o planejamento estratégico. Faça uma lista dos recursos que estão faltando ou precisam melhorar e pegue firme nisso. Invista na motivação dos funcionários, para que se tornem equipes de alta performance, ou equipamentos melhores, se for o caso.
Se o orçamento estiver apertado, faça ele andar lado a lado ao planejamento estratégico, mas não menospreze os investimentos internos necessários para alcançar seus objetivos. Jamais veja essas melhorias como gastos.
3. Conheça o ambiente externo
Além de controlar totalmente o ambiente interno do seu negócio, tenha conhecimento aprofundado do ambiente externo. Você não pode controlar o que acontece no mercado, nem antever tudo que seus concorrentes vão fazer, mas você pode estudá-los constantemente para não ser surpreendido.
O ambiente externo envolve também conhecer os hábitos do seu consumidor, a fim de entregar produtos e serviços que funcionem para ele, além de dominar as leis de maneira geral, inclusive aquelas que são específicas para o seu ramo de atuação, estando sempre atualizado. Multas de infrações legais costumam ser bem salgadas e podem comprometer sua empresa.
4. Tenha um público-alvo claramente definido
Falando em consumidor, seu público-alvo merece muita atenção, por isso merece um tópico especial. Você precisa segmentar o seu público e conhecê-lo profundamente, porque um público-alvo mal definido certamente é um dos maiores erros desse tipo de planejamento.
Faça análises geográficas, entendendo em que cidade, estado ou país essas pessoas estão, e análises demográficas, definindo, por exemplo, idade, sexo, etnia e classe social.
Também trace os aspectos psicográficos do seu público-alvo, como estilo de vida, visão de mundo e valores. E entenda seu comportamento, quais são os benefícios que esse público busca, quais são suas dores e como você pode ajudar, bem como quais são suas atitudes, o que essas pessoas apreciam ou não.
Se não puder contratar uma pesquisa, vá até essas pessoas, converse com elas, conheça seus gostos e opiniões, de verdade.
Como falamos no início, quando você tem um planejamento estratégico, é porque abandonou os achismos. Se você cria um produto achando que as pessoas gostam disso ou daquilo, sem saber efetivamente se isso é real, aumenta suas chances de errar, porque age sem estratégia.
5. Invista em comunicação
Quem não é visto, não é lembrado - nem comprado ou contratado.
Você precisa reservar um espaço do seu planejamento estratégico para a sua comunicação, tanto comunicação externa, ou seja, para pensar como vai comunicar seus produtos e serviços ao mercado, quanto comunicação interna. Para isso, mantenha um bom relacionamento com a imprensa local, por exemplo.
Além disso, pense nos canais de comunicação que vai usar. Antigamente, era muito mais complicado poder investir apenas em meios de comunicação de massa como jornal, rádio e televisão, que costumam ser caros.
Hoje, você tem os meios digitais, como redes sociais, blog, site e afins para falar sobre a sua marca. Obviamente esse é um espaço bem mais disputado por envolver valores muitas vezes mais baixos, porém, com uma comunicação bem feita, você chamará atenção do público-alvo definido.
6. Crie as estratégias
Ufa! Viu só quanta coisa um planejamento estratégico envolve? Você precisa ter tudo isso que foi citado até aqui muito bem definido e documentado, para só então finalmente pensar suas estratégias. Como seus objetivos serão alcançados?
Geralmente, existem três grandes estratégias que as empresas costumam adotar: diferenciação, liderança de baixo custo e foco. Veja!
- Quando você escolhe a diferenciação, aposta na qualidade dos seus serviços e produtos. É isso que faz com que o seu negócio se destaque da concorrência.
- Ao optar pela liderança de baixo custo, você foca no preço. Quer ganhar o mercado com um preço competitivo.
- Já se preferir usar a estratégia de foco, você quer atingir um pequeno nicho do mercado, atuando com foco total nesse nicho.
Seja qual for a sua escolha, é importante que essa estratégia esteja completamente alinhada com o seu público-alvo, missão, visão e valores.
7. Vá para o plano de ação
Pode demorar um tempo para desenhar tudo isso, mas apenas com o planejamento estratégico em mãos é que você pode partir para a ação.
Uma ferramenta muito usada para fazer um plano de ação é conhecida como 5w2h, que representa 7 palavras do inglês:
5 W:
- What: o que será feito?
- Why: por que será feito?
- Where: onde será feito?
- When: quando será feito?
- Who: por quem será feito?
2 H:
- How: como será feito?
- How much: quanto vai custar?
Fonte: Coalize
Responda essas questões. Assim, você terá um norteador para realizar cada passo do plano de ação, definindo com clareza o que deve ser feito e como deve ser feito. Sim, você também precisa desenhar isso, mas acredite: todo esse tempo planejando vai aumentar muito as suas chances de sucesso.
Dica bônus: Monitore e avalie seus resultados
Depois que começar a implementar o plano de ação, esteja constantemente monitorando o que está acontecendo. Caso alguma coisa saia do planejado, você terá tempo de ajustar se conseguir ver rapidamente o que saiu do plano. Se não monitorar, pode perder todo o planejamento estratégico, precisando começar do zero.
Portanto, essa etapa é muito importante. Crie cronogramas para fazer avaliações periódicas e vá entendendo, por exemplo, o nível de satisfação dos seus clientes, retorno dos seus investimentos e índice de lucratividade, que são chamados de indicadores de desempenho.
Esses indicadores, ou métricas de performance da empresa, também são definidos conforme os seus objetivos. Se você almeja ser líder de mercado, um indicador fundamental é o índice de lucratividade, por exemplo.
Por fim, se você fez um planejamento estratégico para determinado ano, é interessante que, ao final desse ano, ou a cada semestre ou trimestre, avalie os resultados obtidos, como forma de aprendizado. Faça avaliações conforme sentir necessidade, apenas não deixe de avaliar.
Entender o que deu ou não certo é muito importante para quando você precisar traçar novas estratégias.
Nem tudo vai dar certo e talvez alguns resultados surpreendam você. Apenas observe e anote todo esse caminho, porque o planejamento estratégico de uma empresa nunca é desenhado apenas uma vez, nem feito para ficar na gaveta. Ele está sempre em constante evolução e precisa se adaptar às mudanças e experiências.
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