Ao empreender, é importante conseguir manter o negócio ativo no mercado e, para isso, é necessário fiscalizar o andamento dos procedimentos da empresa e garantir um crescimento positivo dos resultados. Um dos principais meios para fazer isso é através das métricas de performance.
Elas são indicadores que possibilitam visualizar as consequências das iniciativas tomadas dentro da empresa.
A análise de métricas será realizada pelos gestores, responsáveis pelos planejamentos, e profissionais encarregados de buscar a melhora do desempenho do negócio através das articulações de estratégias.
Nesse artigo, vamos apresentar:
• Quando usar métricas de desempenho
• Diferença entre métrica e indicador de desempenho
• Tipos de métricas mais utilizados nas empresas.
Quando utilizar as métricas?
Toda organização possui objetivos, certo? Você planeja aonde quer chegar e, em seguida, coloca em prática todas as estratégias que vão ajudar a alcançar o resultado esperado.
Portanto, para saber se foi possível atingir esses resultados, é necessário utilizar essas ferramentas chamadas de métricas. Elas servem para avaliar o desempenho da empresa, auxiliando no controle dos recursos investidos e o que retorna para quem empreende.
O acompanhamento desses indicadores ajuda na hora de tomar decisões que priorizem o sucesso da organização, pois é muito mais fácil saber quais mudanças são necessárias para atingir os objetivos desejados.
Qual a diferença entre métrica e indicador de desempenho?
Existe diferença entre métrica e indicador de desempenho. A métrica é um tipo de indicador que possui uma medida mais bruta e menos precisa, ou seja, possui um formato simples com indicação de valores e quantidades.
Já o indicador de desempenho realiza um cálculo mais minucioso e complexo, apresentando números e suas variáveis, com um resultado exato da situação da empresa, além do seu histórico evolutivo.
Existem muitas formas de mensurar e coletar dados de sua empresa, por isso é comum mesmo confundirmos os seus tipos e, consequentemente, suas diferenças.
5 tipos de métricas para mensurar resultados
Abaixo, elencamos as cinco métricas mais utilizadas para medir os resultados da empresa.
Confira!
1. CAC
O Custo de Aquisição de Clientes exige, idealmente, que o cálculo seja feito mensalmente. Ele revela os resultados de todos os investimentos realizados na área de marketing e vendas para adquirir novos consumidores.
Como calcular
CAC = (investimento em marketing + investimento em vendas) / número de novos clientes |
Exemplo
Em um mês, a sua empresa investiu R$ 5.500 em marketing, R$ 8.000 em vendas e conquistou 10 novos clientes. A conta será:
CAC = (5.500 + 8.000) / 10 |
CAC = 13.500 / 10 |
CAC = R$ 1.350 |
2. LTV
Essa métrica ajuda a descobrir quanto de receita cada cliente gera dentro de um determinado prazo enquanto consumidor da empresa. A sigla LTV significa Lifetime Value, ou seja, Valor do Ciclo de Vida do Cliente.
Descobrir esse valor auxilia nas discussões sobre a saúde financeira da organização e ajuda a compreender a retenção e satisfação do consumidor.
Como calcular
LTV = valor do ticket médio x tempo de retenção de clientes |
Exemplo
Digamos que o ticket médio do seu cliente é R$ 7.400 e o tempo de retenção 10 meses. O cálculo será o seguinte:
LTV = 7.400 x 10 |
LTV = 74.000 |
3. NPS
A métrica chamada Net Promoter Score é utilizada para medir a satisfação dos consumidores com o atendimento, serviços e produtos da sua empresa.
Nesse quesito, é uma das metodologias mais populares no mundo e é feita através da pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?”
É importante destacar que, a depender da nota atribuída por cada cliente, eles passarão a se chamar promotores (notas entre 9 e 10), detratores (notas entre 0 e 6) ou passivos (notas entre 7 e 8).
Como calcular
NPS = % clientes satisfeitos – % clientes insatisfeitos / (número de pessoas que responderam) |
Exemplo
Em uma pesquisa com 50 pessoas, 25% dos clientes foram promotores, 5% dos clientes foram detratores e 20% dos clientes foram passivos
O cálculo será
NPS = 25 - 5 / 50 |
NPS = 20 / 50 |
NPS = 40% |
Seu NPS é de 40%.
4. ROI
Essa sigla corresponde à métrica responsável por mensurar quanto de dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo em cada investimento. ROI, vem de “Return over Investment”, ou melhor, “Retorno sobre Investimento”.
Esse cálculo pode ser feito por diversas áreas, desde o marketing até as vendas, e ajuda a esclarecer quais investimentos valem mais a pena e também otimizar os que já vêm dando certo, melhorando cada vez mais os resultados da empresa.
Entre as áreas em que o ROI do setor de marketing pode ser calculado, temos:
- ROI do Blog Corporativo;
- ROI das campanhas no Google AdWords;
- ROI do Marketing de Conteúdo;
- ROI das Mídias Sociais;
- ROI do SEO;
- ROI das campanhas no Google AdWords; etc.
Como calcular
ROI = (receita – custo / custo) x 100 |
Exemplo
Suponha para sua empresa uma receita de R$ 8.000 e um custo de R$ 3.000. O cálculo será:
ROI = (8.000 – 3.000 / 3.000) x 100 |
ROI = (5.000 / 3.000) x 100 |
ROI = 1,66 x 100 |
ROI = 166% |
Isso quer dizer que você teve 166% de retorno do seu investimento inicial, ou seja, a cada R$ 1 investido, você obteve de retorno R$ 0,66.
5. Churn
Churn é uma taxa que apresenta o percentual de perda de receita da empresa em um período específico ou a quantidade de cancelamento de compras de clientes. É um cálculo importantíssimo para organizações que necessitam dos níveis de satisfação dos clientes elevados para manter-se no mercado.
Como calcular
Taxa de Churn = (número de clientes que cancelaram) / (número de clientes ativos no início do período) x 100 |
Exemplo
A empresa possui 100 clientes e, em um mês, teve 8 cancelamentos. A conta feita será:
Taxa de Churn = 8/100 x 100 |
Taxa de Churn = 0,08 x 100 |
Taxa de Churn = 8 |
A empresa teve uma taxa de cancelamento de 8% no mês.
Pronto!
Essas são as principais métricas utilizadas no mercado e agora você as conhece. Cada uma delas podem auxiliar quanto a uma visão geral sobre os processos da empresa e o quanto eles estão trazendo benefícios e resultados, sendo possível investir em melhorias sempre que necessário.
Com objetivos planejados, você pode implementar as métricas no seu negócio e acompanhá-las para guiar a sua empresa ao sucesso.
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