Consultoria Financeira Pessoal: vale a pena contratar uma?

Saiba quando vale a pena contratar uma consultoria financeira pessoal e o que faz uma consultoria voltada às finanças de pessoa física.

Consultoria financeira pessoal

Cuidar das nossas finanças pessoais é um ato indispensável para ter uma vida estável e alcançar nossos objetivos, aliás, este é um tema tão pertinente que deveríamos saber desde cedo. Inclusive, imagine como seria diferente se aprendêssemos a cuidar do nosso dinheiro ainda na escola?

Infelizmente, o tema não faz parte do currículo escolar de muitos brasileiros e, na maioria das vezes, aprendemos do modo mais difícil a importância de estar em dia com nossas finanças pessoais.

No entanto, é também neste cenário que descobrimos opções criativas e, até mesmo de cunho profissional, para colocar nos trilhos nossa relação com o dinheiro - como é o caso de uma consultoria financeira pessoal, por exemplo.

Por isso, neste artigo, abordaremos como funciona uma consultoria financeira pessoal, quando contratar um profissional especializado e se, afinal de contas, vale a pena mesmo contratar uma.

O que é uma Consultoria Financeira Pessoal?

A consultoria financeira pessoal é um serviço personalizado oferecido a pessoas físicas que desejam aprender a gerenciar suas finanças, seja para quitar suas dívidas, economizar dinheiro, ganhar mais ou alcançar um objetivo específico, como comprar um imóvel ou começar a investir.

Assim, a partir de um diagnóstico da situação financeira do contratante, a consultoria financeira pessoal aplica ferramentas de controle financeiro e inteligência comportamental, a fim de atingir os objetivos traçados junto ao indivíduo, organizando suas finanças e modificando, também, hábitos de consumo.

O que faz um Consultor Financeiro Pessoal?

Tendo claro o que é uma consultoria financeira pessoal, se faz necessário ponderar, do mesmo modo, o perfil do consultor financeiro, o especialista que lhe acompanhará durante o processo de consultoria, afinal, saber o que ele faz lhe ajudará a selecionar uma assistência financeira de qualidade.

Confira, então, as principais atividades de um consultor financeiro pessoal:

  • identifica o perfil do contratante;
  • obtém e analisa dados da vida financeira do cliente;
  • diagnostica a situação da saúde financeira do cliente;
  • aponta os principais problemas encontrados durante a análise;
  • traça estratégias para alcançar as metas estabelecidas anteriormente;
  • implementa um plano de ação personalizado;
  • monitora o processo de pôr em prática o que foi indicado durante a consultoria;
  • adequa o que for necessário durante o processo para garantir a eficácia do plano.

Por isso, ao contratar uma consultoria como essa, esteja preparado para enfrentar sua vida financeira. Uma vez que suas informações sobre renda, gastos fixos e variáveis serão colocados em pauta e um estudo de caso específico será iniciado.

Além disso, lembre-se: é sempre uma boa ideia buscar pelo currículo dos consultores financeiros das empresas consultadas, pois é imprescindível que o profissional contratado tenha amplo conhecimento na área das finanças - comportamento, organização e investimentos.

Vale a pena contratar uma consultoria financeira para organizar as finanças?

Pode ser que você esteja se perguntando: “mas será que eu não consigo me organizar e atingir minhas metas financeiras sozinho?”

Sim, é possível se organizar sem a ajuda de um profissional, porém, pense assim: se você tem urgência, por que não contar com a ajuda de um especialista?

Principalmente se seu quadro de desorganização financeira fez suas finanças entrarem no vermelho e a situação está cada dia mais difícil.

Ou, ainda, se sua vontade seja começar a investir no mercado de valores, mas não sabe por onde começar. Infelizmente, a inexperiência é uma aliada inadequada para quem não possui uma reserva de emergência formada e que, apenas recentemente, voltou a dormir tranquilo durante a noite.

Por isso, se você quer cuidar melhor do seu dinheiro e construir - ou manter - sua saudabilidade financeira, vale a pena, sim, contratar uma consultoria financeira (desde que qualificada para tal), ok?

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário