O que é e para que serve a Consultoria Organizacional?

Já pensou em contratar uma consultoria organizacional para a sua empresa? Com ela, você pode solucionar problemas que têm impedido a sua corporação de atingir os objetivos que deseja.

Consultoria organizacional

Uma consultoria organizacional é uma maneira de auxiliar os funcionários de uma empresa a tomarem decisões sem interferir diretamente no processo, por meio da atuação de um consultor.

Ele vai aconselhar e direcionar as pessoas da organização para um caminho melhor, com técnicas e conhecimento. Vamos entender mais?

O que é uma consultoria organizacional?

Para seguir competitiva no mercado, toda empresa precisa estar em constante atualização, se adaptando ao que o mercado desenha e trazendo inovações para se destacar nele.

Sabemos que não é possível parar os diversos processos que acontecem na empresa, como prospectar novos clientes, manter os que já tem, gerenciar funcionários, pagar as contas, entre tantas outras coisas, para para pensar exclusivamente nisso.

É aí que entra a consultoria organizacional. Não é um trabalho terceirizado, nem acontece fora dessa rotina, mas em uma parceria entre a empresa e o consultor organizacional, que é o profissional que vai trabalhar com você para atingir os objetivos da organização.

É assim que você garante que a sua empresa está pensando com foco estratégico, com um profissional experiente, que vai analisar o que falta e o que pode ser melhorado para que soluções cheguem mais rápido e impulsionem o seu negócio.

Como funciona uma consultoria organizacional

O consultor organizacional normalmente é chamado de coach, por ser um treinador experiente em administração pessoal e profissional de quem precisa melhorar o desempenho.

Ele incentiva e motiva sem interferir nos processos e deixa que você mesmo analise suas ações, bem como os seus funcionários. É assim que ele melhora a performance das pessoas envolvidas.

Além disso, a consultoria organizacional é dividida em dois tipos: interna e externa. Na externa, o consultor é um profissional que assessora na busca das mudanças sem ser parte do quadro de pessoal da empresa.

Enquanto na interna, o consultor faz parte desse quadro, atuando junto a outros colaboradores para conhecer a cultura e os processos internos da organização mais de perto.

Em ambos os casos, o consultor vai entender a situação da empresa, levantando dados e, com eles, fará um diagnóstico, apresentando uma metodologia de trabalho para atuar em busca de melhorias, tudo tratado em conjunto com a empresa.

A metodologia definida é colocada em prática e a finalização da consultoria ocorre assim que os métodos usados puderem ser avaliados e os primeiros resultados forem alcançados.

A consultoria empresarial pode acontecer em diversos âmbitos: recursos humanos, processos, financeiro, econômico.

Quais as vantagens de contar com um consultor organizacional

Ao usar técnicas e ferramentas específicas, o consultor organizacional pode auxiliar de diversas maneiras a sua empresa:

Trazendo uma visão de fora

Alguém que não está inserido na empresa consegue agregar conhecimentos macro do mercado, além da experiência que já teve ao prestar consultoria para outras empresas.

Imparcialidade

Como o consultor não está inserido na estrutura da empresa, ele assume uma posição neutra, pois não almeja nenhum interesse dentro da corporação, o que é reconhecido pela equipe, que participará mais facilmente do processo.

Foco estratégico

O consultor pode se concentrar totalmente nos pontos estratégicos de mudança, enquanto você e a equipe seguem com as demais tarefas, sem afetar outros setores.

Clima de mudança

Com alguém voltado para atuar diretamente nas melhorias, o início da transformação será sentida, pois é dado impulso a esse processo, o que gera motivação na equipe.

Não sabe onde encontrar o coach certo para a sua empresa? Confie na Gestaum Lab: nós conectamos você com uma consultoria empresarial eficiente e completa, capaz de melhorar os seus resultados.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário