O clima organizacional de uma empresa é definido por um conjunto de fatores que influenciam no comportamento dos colaboradores do negócio. Ele pode influenciar diretamente na motivação, permanência e produtividade de um funcionário.
Isso porque um clima organizacional equilibrado ou, o oposto disso, tem reflexos diretos no cotidiano corporativo. Como você pode imaginar, um clima empresarial propício possui um efeito positivo sobre os colaboradores, enquanto um clima organizacional pesado possui um efeito negativo sobre a equipe.
Cuidar do clima organizacional da sua empresa deve ser uma prioridade, afinal as consequências negativas de um clima insalubre podem gerar efeitos permanentes relacionados à imagem da sua marca, o seu employer branding.
No entanto, quando identificado e corrigido a tempo, um clima despropício pode ser transformado em uma potência otimista para o desenvolvimento e prosperidade de cada colaborador do negócio.
E parece que hoje é seu dia de sorte!
Neste artigo, você encontra tudo o que precisa saber sobre clima organizacional: definição, pesquisa, indicadores, tipos e melhorias.
Nosso texto está de portas abertas para você, fique à vontade!
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é o conjunto de propriedades mensuráveis de um ambiente de trabalho, percebidas por aqueles que trabalham nele. Essa percepção pode acontecer de modo consciente ou inconsciente, mas que afeta, diretamente, no comportamento e performance dos envolvidos.
Alguns fatores devem ser considerados no momento de medir como anda o ânimo individual e coletivo dos colaboradores, em relação ao seu ambiente de trabalho. Afinal, eles fazem parte desse conjunto de propriedades percebidas pelos funcionários de qualquer negócio:
- Valorização profissional.
- Identificação com os valores da empresa.
- Política de recursos humanos.
- Modelo de gestão aplicada.
- Comunicação empresarial.
- Ferramentas de trabalho.
- Jornada de Trabalho.
- Relação entre colaboradores e superiores.
A partir desses elementos, utilizados pelos colaboradores para considerar e medir o nível de satisfação ou insatisfação em relação ao lugar em que trabalham, a opinião de cada um sobre a empresa é formada.
Por isso, esses são alguns assuntos que devem ser abordados no questionário empregado para medir o clima organizacional da sua corporação. Eles proporcionarão uma ideia aproximada de como anda o clima empresarial do negócio.
Afinal de contas, é buscando compreender o padrão comportamental de seus colaboradores, através de uma pesquisa de clima organizacional, que você pode criar estratégias para melhorar ou manter o nível de satisfação encontrado, não é mesmo?
Como fazer pesquisa de clima organizacional?
1. Planeje a pesquisa
O primeiro passo é planejar e organizar a pesquisa. Nesse momento, será necessário responder questões como:
- Quando a pesquisa deverá acontecer?
- Quanto tempo durará a pesquisa?
- Quem será o responsável por aplicar e analisar os resultados da pesquisa?
- Como serão apresentados os resultados?
- Qual será o formato do questionário aplicado?
Ao responder essas perguntas, você terá em mãos um roteiro de como será a pesquisa, facilitando o restante de todo o processo.
Lembre-se que o questionário deve ser preparado considerando os seguintes aspectos:
- espaço físico da empresa;
- carga horária e volume de trabalho;
- distribuição de tarefas
- comunicação empresarial;
- salários e benefícios;
- trabalho em equipe; e
- relação liderança e liderados.
2. Informe sobre o estudo
Depois de preparar criteriosamente sua pesquisa, é preciso informar aos participantes, ou seja, aos colaboradores da sua empresa, sobre ela e seu propósito.
Deixe claro que o questionário serve para medir o clima organizacional da organização e não para mensurar a performance individual de cada um deles. Tranquilize-os.
Esse também é o momento de informar aos colaboradores a data e o horário de aplicação do questionário da pesquisa. E você pode ser bem criativo nessa hora, aproveitando para enviar um modelo de convite bem diferente.
3. Aplique o questionário
Uma boa estratégia para garantir que a pesquisa condiga com a realidade é oferecer anonimato no questionário. Assim, o colaborador que não se sentir 100% à vontade pode preenchê-lo sem identificação.
Não esqueça de preparar um espaço tranquilo e aconchegante para os participantes.
4. Analise os dados
Assim que os questionários forem respondidos e entregues ao responsável pela aplicação da pesquisa, será preciso conferir e mensurar os dados encontrados.
Além do questionário e dos medidores utilizados em forma de perguntas, é possível fazer uso de outros indicadores para fazer uma análise mais completa e ideal do clima organizacional. No tópico a seguir, você pode conferi-los.
5. Faça as alterações necessárias
Depois de ter feito um balanço do clima organizacional da empresa, é provável que seja necessário realizar algumas alterações, visando aumentar o nível de satisfação dos colaboradores. Você saberá o que fazer olhando para os dados que estarão em suas mãos, certo?
Quais indicadores utilizar para mensurar o clima organizacional?
1. Turnover
O índice de turnover é um dos principais indicadores para mensurar o clima organizacional de uma corporação. Veja bem: se o índice de rotatividade (contratação e desligamento) do seu negócio está alto, isso pode estar relacionado ao clima organizacional.
Uma gestão ineficiente de talentos e um recrutamento pouco criterioso são as principais razões pelas quais essa taxa aumenta. Embora seja bastante razoável considerar o clima organizacional da empresa como um todo como um desencadeador de desligamentos frequentes.
Por outro lado, quando essa taxa for consideravelmente baixa, pode significar um clima organizacional estável. Sendo assim, esse indicador não deve ser esquecido ao fazer uma pesquisa de clima.
2. Produtividade
Um colaborador descontente e desmotivado ou no mínimo afetado por um desentendimento ou estresse, não produz como deveria. Pelo contrário, demonstra uma queda significativa em seus índices de produtividade.
Já o funcionário contente com o trabalho que desempenha e com o ambiente que o rodeia transforma suas ações em resultados. Assim, fazer uso desse indicador é uma medida urgente para medir o clima organizacional da empresa.
3. Feedback
Como anda a sua política de feedback? Os feedbacks da sua empresa são individuais e construtivos? Eles são feitos com frequência?
Saiba que a falta de retorno pode parecer descaso com o colaborador, que por se considerar desvalorizado, reprime seu talento e se desmotiva. Para que isso não aconteça ou pare de acontecer, que tal incluir esse indicador ao mensurar seu clima organizacional?
4. Absenteísmo
O absenteísmo apresenta o índice das faltas e atrasos frequentes de um funcionário - seja ele composto por faltas e atrasos justificados ou não. Esse índice é importante, pois um número alto dessa taxa pode sinalizar que o clima organizacional da empresa está ruim.
É claro que as faltas e os atrasos frequentes podem ser estimulados por motivos externos, como doenças e problemas pessoais. No entanto, o absenteísmo também pode ser motivado por conflitos internos, insatisfação com a gestão, excesso de trabalho, entre outros problemas internos.
As consequências do absenteísmo são lógicas, o ritmo do trabalho é quebrado e a produtividade é diminuída. Por isso, atente-se, principalmente aos profissionais que não possuíam esse perfil e, de tempos para cá, aumentaram seu índice individual de absenteísmo.
5. Presenteísmo
Por último, outro indicador poderoso para medir o clima organizacional do seu negócio é o presenteísmo. Basicamente, ele indica a falta de concentração do colaborador. Ou seja, o colaborador está presente fisicamente, mas sua atenção e pensamentos estão em outro lugar.
O trabalho, nesse caso, é feito no automático e o envolvimento do colaborador com o projeto é pequeno. Sendo assim, a produtividade é impactada e a procrastinação é aparente.
Quais são os tipos de clima organizacional?
Depois da pesquisa aplicada e os dados analisados, através dos indicadores apresentados, você pode ter como resultado três tipos de clima, são eles:
Clima organizacional bom
Se a sua empresa atingiu esse tipo de clima organizacional, parabéns! Afinal, ele é o clima empresarial ideal. Sendo definido pela satisfação individual e coletiva dos colaboradores.
Nesse cenário, o ambiente é propício para reter e atrair talentos, mostra perspectiva de crescimento profissional aos envolvidos e possui colaboradores engajados, que contribuem para o desenvolvimento da empresa, pois são estimulados para tal.
Clima organizacional médio
Cuidado! O clima organizacional médio pode indicar que sua empresa está se posicionando de maneira errada frente aos colaboradores, refletindo seu momento ruim ou gestão ineficiente no comportamento dos profissionais.
Quando o estudo mostra esse resultado é possível que seus colaboradores estejam trabalhando por obrigação, sendo necessário investir em políticas de treinamento, motivação e engajamento.
Clima organizacional ruim
Alerta vermelho! O clima organizacional ruim indica que as relações dentro da sua empresa são tóxicas e o ambiente de trabalho pesado.
Isso pode ser detectado através da identificação de brigas constantes, fofocas entre membros da equipe e relação desagradável entre colaboradores e gestores. Resultando na indisposição e frustração das equipes.
Além do clima interno ser caótico, quando a empresa chega a esse nível, sua reputação é manchada, não conseguindo atrair, nem mesmo reter talentos. E, então, a empresa torna-se mal-vista pelo mercado empresarial.
Como melhorar o clima organizacional da empresa?
Para ter um clima organizacional satisfatório é preciso, primeiramente, reconhecer a importância de possuir um clima agradável dentro da empresa, em segundo lugar, realizar uma pesquisa de clima para, então, descobrir como anda o ânimo dos colaboradores em relação à empresa.
Depois disso, melhorar os tópicos onde a empresa peca, corrigindo comportamentos, investimento em treinamentos e ferramentas, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e oferecendo plano de carreira aos colaboradores, entre outras medidas.
Por fim, lembre-se que a preocupação com o clima organizacional da corporação deve ser contínua e que as pesquisas devem ser realizadas de tempo em tempo, buscando controlar o nível de satisfação dos envolvidos, ok?
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