O que é a Comunicação Empresarial e qual sua importância?

Os procedimentos estratégicos da comunicação empresarial servem para alinhar os objetivos organizacionais e alcançá-los com mais facilidade. Entenda mais sobre o tópico e qual sua importância.

Comunicação empresarial

As estratégias de comunicação empresarial existem para quebrar muros e construir pontes. Seja entre seu público interno - gestores, colaboradores, investidores - como entre seu público externo - fornecedores, clientes e sociedade em geral.

Afinal de contas, é a comunicação direta e gentil que elimina ruídos e diminui dúvidas, bem como alinha os objetivos daqueles que compõem uma organização empresarial. Essa harmonia corporativa, por sua vez, reflete na relação do cliente com a marca, mostrando-se parte da filosofia do negócio.

O que é Comunicação Empresarial?

A comunicação empresarial é todo processo de diálogo estabelecido dentro e fora da empresa. Suas técnicas visam expandir o significado, popularmente conhecido, da comunicação. Em outras palavras, comunicar não é apenas transmitir informações, mas também criar canais sólidos de compreensão.

A comunicação empresarial serve para estabelecer uma relação objetiva com os envolvidos, de forma que cada um saiba seu papel dentro do organismo empresarial - mantendo vivo o negócio. Assim como construir uma relação baseada na comunicação bilateral.

Qual é a importância da Comunicação Empresarial?

Ela não é importante apenas para manter o alinhamento das ações e eliminar ruídos entre gestores e colaboradores, mas para chamar novos clientes e fidelizar aqueles que já consomem seu produto ou serviço.

A matemática é simples: a comunicação corporativa deve estar de acordo com os princípios éticos da sua empresa, logo, essa comunicação atrai um público que se identifica com a filosofia do seu negócio - criando uma rede de clientes fidelizados que replicam sua mensagem aos seus.

Quais são os tipos de Comunicação Empresarial?

1.  Escrita

A comunicação escrita pode se apresentar de diferentes formas dentro da empresa, sendo também uma das mais utilizadas. No entanto, mesmo sendo popular, deve ser feita com atenção, através de uma linguagem simples e objetiva, devendo ser aprimorada sempre que necessário.

Ela pode ser aplicada em forma de jornal mural, quadro de avisos, e-mail corporativo ou agenda compartilhada.

2.  Verbal

A comunicação verbal é aquela feita para troca de informações, principalmente entre gestores, líderes e colaboradores. Além de ser uma comunicação bastante utilizada, a verbal aproxima os indivíduos participantes.

Mas, atenção: esse tipo de comunicação empresarial deve ser feita com cuidado, sendo as informações transmitidas com uma dicção correta e objetiva. Ela pode acontecer por meio de palestras, reuniões, confraternizações e outros.

Por ser feita face to face, ela tem o poder de evitar maus entendidos e motivar seus colaboradores.

3.  Interna

A comunicação interna é realizada dentro das dependências da empresa - não só de maneira física, mas também virtual. Envolvendo apenas o pessoal interno - colaboradores, prestadores de serviços, gestores e líderes. Ela pode ser feita tanto de modo escrito quanto verbal.

Seus principais benefícios são: redução de erros operacionais; transparência corporativa; aumento de produtividade e desempenho; e melhora no clima organizacional.

4.  Externa

A comunicação externa tem como objetivo atingir o público-alvo da empresa. Divulgando novos produtos e serviços, bem como informações pertinentes que melhorem a relação dos clientes com a sua marca. Ela deve engajar seu público, mantê-lo e, ainda, atrair novos clientes.

A comunicação externa pode ser feita através de propagandas, marketing digital, assessoria de imprensa, redes sociais e outros.

5.  Vertical

A comunicação vertical acontece entre os gestores e líderes da empresa, ela serve como meio para a elaboração do planejamento estratégico do negócio.

Nessa relação vertical, a liderança da empresa dialoga sobre o que deve ser transmitido para seus colaboradores, bem como decidem sobre temas importantes.

6.  Horizontal

Esse tipo de comunicação ocorre entre um mesmo nível hierárquico, de modo geral, entre colaboradores que ocupam uma mesma função.

Pode ocorrer dentro de um ou mais setores e serve para disseminação das informações e para manter a equipe mais unida e colaborativa.

7.  Diagonal

A comunicação diagonal ocorre entre diferentes níveis hierárquicos, passando por equipes, gestores e líderes. Ela serve para deixar todos os membros da empresa a par dos novos projetos, como também motivá-los.

P.S.: antes de escolher qual tipo de comunicação empresarial utilizar, identifique seu público-alvo (colaboradores ou clientes, por exemplo), entenda onde ele busca informações e, em seguida, torne as mensagens acessíveis - independente de quem for recebê-las.

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