É através da comunicação que as pessoas conseguem compartilhar conhecimentos entre si, resultando em um aumento considerável no desenvolvimento organizacional.
Poucos gestores pensam na comunicação como algo essencial para o crescimento individual do colaborador ou mesmo como peça fundamental no aumento da produtividade na empresa.
Mas é preciso mudar este pensamento, afinal o diálogo é prática necessária para transmitir mensagens.
Qual a importância da comunicação na empresa?
O bom diálogo é uma ferramenta importante na busca por qualquer resultado positivo, seja na empresa ou fora dela.
Dentro do ambiente corporativo, por causa dele, há interação entre os colegas e o compartilhamento de conhecimentos dos gestores para os funcionários. A prática proporciona, ainda, a integração completa entre os times, refletindo em uma boa relação com o cliente.
Funcionários motivados produzem mais, certo?
E a intercomunicação também aumenta o índice de produção - por isso a sua importância - mas, existem ainda outros motivos que tornam a prática imprescindível para o sucesso dos negócios.
Listamos abaixo algumas ideias sobre a importância da comunicação, olhe só:
- soluções mais rápidas e eficientes;
- surgimento de novas ideias;
- aumento da participatividade;
- compartilhamento de conhecimento; e
- aumento de competitividade saudável.
Lembre-se: a construção de uma boa interação também reflete na maneira como a imagem da empresa é passada, através da propagação dos pontos positivos, ressaltados pelos colaboradores fora do expediente de serviço.
Como melhorar a comunicação na empresa?
De modo geral, para melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho, é preciso que o gestor traga assuntos que sejam do interesse dos colaboradores, para promover a parceria e a amizade entre os colegas.
Algumas maneiras que podem auxiliar, são:
- propor happy hour entre os colaboradores; ou
- utilizar APPs que promovam e facilitem a conversação entre os colegas.
A ideia de encontros em happy hours é boa e certamente estimulará a interação entre os colegas, deixando-os mais à vontade uns com os outros.
Entretanto, é possível que falhas internas, na transmissão das mensagens, sigam acontecendo.
Em algumas situações, o acompanhamento de um profissional pode ser fundamental. Assim, uma boa dica de como melhorar comunicação interna na empresa é encontrar um bom coaching empresarial, para auxiliar encontrando o problema que causa a falha do envio e do recebimento das mensagens desejadas.
Conhecer os colaboradores, entendendo o que eles estão buscando, esperando e tentando conquistar, pode ser uma boa dica para os gestores, que devem dar abertura, deixando e mostrando que o canal de comunicação está sempre aberto.
Eles precisam saber que podem contar com você e que podem se expressar para explicar o que acontece no ambiente de trabalho, para compartilharem ideias em prol do crescimento do negócio.
Uma técnica eficaz para melhorar esta aproximação entre líderes e liderados é a realização de reuniões informais, em um ambiente propício para conversas descontraídas, troca de experiências e conhecimentos.
Outra alternativa eficiente para melhoria da relação interna é o estímulo da cultura do feedback, quando os funcionários e líderes podem opinar sobre eventuais mudanças e atitudes que não estejam colaborando com o desenvolvimento da organização.
É uma boa maneira para que eles fiquem mais à vontade, já que a reunião se destina a isso.
O gestor deve sempre lembrar de observar os fluxos de comunicação entre os setores, ou seja, internamente, para entender como estão sendo transmitidas as informações dentro da organização.
Mensagens não recebidas segundo a intenção do emissor podem ser um problema. Tanto para quem envia quanto para quem a recebe. Por isso, listamos 5 fluxos importantes que devem ser observados.
Eles são um bom começo para que todos os envolvidos em transmitir uma mensagem comecem a identificar possíveis falhas.
5 fluxos para melhorar a comunicação interna
1. Fluxo ascendente
Quando a informação passa do colaborador para o líder, funciona como um feedback, em que o gestor consegue entender como está sendo desenvolvido a sua gestão.
É um fluxo de baixo para cima e pode-se tratar de ações administrativas e do plano de negócios.
É um fluxo difícil de acontecer em empresas antigas e com políticas hierarquizadas, pois o liderado tem que ter a liberdade e acolhimento para passar uma mensagem verdadeira, comunicando suas percepções reais.
2. Fluxo descendente
Fluxo acontece dos líderes e gestores para os colaboradores, de cima para baixo.
Neste tipo de diálogo transmitem-se informações mais importantes, como metas, objetivos, normas, atribuições, encargos, etc.
É importante que os gestores possuam linguagem adequada e saibam falar, o que pode ser feito com treinamento, através de consultoria empresarial.
3. Fluxos horizontais
A conversação acontece no mesmo nível hierárquico, aumentando a compreensão, afeição e cumplicidade entre a equipe.
Os colaboradores que trabalham juntos podem conversar uns com os outros, de maneira clara e objetiva, para alcançarem as metas propostas pela organização com muito mais facilidade e trabalho em equipe.
A comunicação tende a fluir melhor, a não ser que haja pessoas nos times que têm dificuldades com comunicação ou cujo perfil não é o ideal para a vaga a qual estão atreladas. Mais uma vez, os treinamentos podem ajudar na questão.
4. Fluxos transversais
O fluxo transversal acontece com frequência em organizações mais modernas, onde não há imposições hierárquicas tão rígidas, facilitando para que todos os colaboradores sejam ouvidos.
Acontece geralmente de forma fluida de todos os lados, de igual para igual, favorecendo uma gestão mais interativa e participativa.
5. Fluxos circulares
Geralmente presente em empresas de pequeno porte, o fluxo circular, como o próprio nome deixa entender, “anda em círculos”.
Sendo assim, a mensagem sai do ponto A, caminha em direção ao ponto B, C e retorna ao A, por exemplo.
É um fluxo com bastante fluidez, transparência e objetividade, até mesmo porque geralmente são menos pessoas.
Desvantagens da falta de comunicação na empresa
Ao decorrer deste texto, enfatizamos a importância do diálogo para o aumento da produtividade e desempenho dos funcionários.
Então, é fácil imaginar que com a falta de diálogo direto os índices de produção sejam baixos, correto?
Além disso, é necessário ressaltar que sem comunicação interna diálogo externo, ou seja, o relacionamento com o cliente, ficará prejudicado, podendo levar a resultados desastrosos.
E, com a relação externa estremecida, a imagem da companhia acaba ficando menos atraente, resultando em menos vendas e menor lucratividade.
Ainda é possível listar outros problemas que aparecem, de modo geral, em determinadas áreas, motivadas pela falta de comunicabilidade, tais como:
- desmotivação para desempenho do trabalho;
- redução da eficiência;
- perda de talentos;
- clima desfavorável no ambiente de trabalho;
- tédio durante o desempenho do serviço;
- má qualidade profissional;
- desconfiança;
- sentimentos negativos; e
- competição não-saudável.
A solução é propor mudanças eficazes para melhorar consideravelmente a comunicação, deixando a interação mais eficaz, objetiva e sem dúvidas perante os receptores.
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