A comunicação faz parte do amplo leque de hard skills e soft skills importantes para qualquer liderança. Ela tem tudo a ver com se fazer entender e, por incrível que pareça, mais do que ter relação com o ato de falar, está ligada à compreensão; ao que os outros compreendem quando ouvem determinada frase ou quando participam de um diálogo, por exemplo.
É através dela que grandes lideranças têm impactos positivos no comportamento de seus liderados, criam laços de confiança e transparência com eles, transmitem as visões e os valores da empresa em que todos trabalham e contribuem com a melhora do clima organizacional.
Além disso, sem um alinhamento adequado, prazos, metas e planos podem ir por água abaixo – e quase todo mundo já experimentou algum acontecimento do tipo na vida corporativa, diz aí!
Seja você parte do departamento de RH, gestor ou gestora de um negócio ou um(a) colaborador(a) em busca de evolução profissional, continue lendo este artigo para saber mais sobre o tema.
A importância da comunicação e da liderança nas organizações
Sem líderes, não há comunicação e vice-versa: pode partir dessa máxima! Quem comanda uma equipe, independentemente de ela ser formada por uma ou 100 pessoas, deve se preocupar, todos os dias, em trabalhar para aperfeiçoar a forma como se expressa.
Por outro lado, uma equipe só pode ser devidamente comandada quando há uma preocupação, por parte da sua liderança, com a maneira através da qual vai se posicionar, manifestar desejos, alinhar expectativas e objetivos e até mesmo se opor a alguma atitude e/ou transmitir qualquer tipo de feedback.
Especificamente num cenário corporativo e principalmente quando o assunto é “liderar”, vale levar em consideração no âmbito da comunicação que:
- comunicar-se significa transmitir uma mensagem de forma clara, sem abrir espaços para duplas interpretações, e com o máximo possível de objetividade;
- mais do que se expressar, quem é líder precisa, também, se certificar de que foi compreendido;
- quanto menos ruídos houver em uma comunicação, seja ela escrita ou falada, melhor para todos os envolvidos; e
- quanto melhor a comunicação, mais harmonioso o clima organizacional e mais equilibrada a saúde mental de todos no trabalho.
Interações claras, expectativas alinhadas e mediações adequadas precisam estar dentre as prioridades do escopo da atuação de uma liderança. Tudo faz parte de um cotidiano completamente estratégico para as vidas profissionais de cada um dentro da empresa e para o negócio propriamente dito!
Comunicação e liderança: por que elas devem caminhar juntas?
Através da comunicação, líderes trabalham os pontos fracos dos colaboradores que pertencem às suas equipes enquanto, ao mesmo tempo, conseguem usufruir dos pontos fortes percebidos em cada pessoa. Sem contar que se relacionam melhor com esses funcionários, mesmo em momentos de mais “turbulência”.
Mensagens transmitidas com clareza ainda contribuem para soluções de questões sensíveis e para o atendimento de necessidades individuais e coletivas que, talvez, sem a comunicação, passassem despercebidas ou fossem ignoradas.
Para cada ponto, uma reflexão, né?
Depois de compreender a importância da liderança na comunicação do trabalho em equipe – que vai render bastante, se você usar como base tudo o que foi apresentado até aqui no decorrer deste artigo! – basta caminhar rumo às transformações necessárias!
Como uma liderança deve se comunicar? 5 dicas valiosas
A capacidade de comunicação e liderança pode, sem dúvidas, ser aprimorada ao longo do tempo, e algumas técnicas de Comunicação Não Violenta (CNV) e Programação Neurolinguística (PNL) entram em jogo nesse movimento constante rumo à evolução.
Primeiro, confira as dicas abaixo para começar. Em seguida, busque se aprofundar mais sobre tais técnicas, preferencialmente consumindo livros escritos por autores renomados e recomendados por outros líderes.
1. Aja de acordo com o comportamento dos envolvidos na comunicação
Antes de qualquer coisa, líderes precisam fazer a leitura das pessoas com as quais estão se comunicando para compreender de que forma é melhor tratá-las e transmitir as informações para elas.
Alguns colaboradores preferem um tratamento mais direto, enquanto outros acabam se ofendendo com esse tipo de relação e interpretando a ausência de “rodeios” como um tipo de grosseria. Alguns, por sua vez, compreendem melhor a mensagem quando ela é escrita e outros não etc.
Vale observar também o tipo de temperamento de cada um para ponderar como agir!
2. Escute mais do que fala
Por mais que, às vezes, seja extremamente necessário transmitir a mensagem, um líder deve sempre priorizar a escuta ativa antes da fala ou, ao menos, se colocar à disposição para um diálogo em vez de simplesmente passar o recado e direcionar sua atenção para outra tarefa.
As tradicionais reuniões 1:1 – um para um –, em que o colaborador tem maior liberdade para falar diretamente com o líder sobre a rotina de trabalho, são ótimos exemplos de momentos em que você pode praticar a escuta ativa e fazer com que seu funcionário se sinta parte importante da organização.
3. Planeje momentos de comunicação e de feedbacks
Outro aspecto importante para uma liderança com comunicação eficaz é a construção de uma rotina de reuniões que não durem muito, mas que sejam suficientes para todos se manterem atualizados e apresentarem suas ideias.
As reuniões podem ser individuais ou coletivas, como encontros para brainstorm e dinâmicas de grupo e para, além delas, vale dedicar um espaço quinzenal ou mensal para dar e receber feedbacks.
4. Observe seus movimentos e pense antes de transmitir a mensagem
Cabe ao líder também entender que a postura e até a maneira como movimenta mãos e braços pode impactar na interpretação do que é comunicado, bem como a forma que a mensagem é transmitida.
Nesse caso, “observar os movimentos” quer dizer:
- evitar cruzar os braços e demonstrar uma postura de abertura;
- manter contato visual durante todo o papo; e
- não direcionar a atenção para outras coisas enquanto conversa com uma ou mais pessoas.
Observar a forma como a mensagem é transmitida significa, no bom português, “pensar antes de falar”, ou seja, agir como um coach de oratória e comunicação e, então, elaborar um roteiro, mesmo que mental, no qual seja possível visualizar palavras com difícil interpretação ou duplo sentido que possam, por exemplo, desviar a pessoa com a qual o líder se comunica de entender exatamente aquilo que ela precisa entender.
Se o recado for por escrito, melhor ainda nesse último caso! Só tome cuidado, porque a maneira como o destinatário vai ler a mensagem também pode fugir (e muito!) do objetivo inicial da comunicação.
5. Usufrua de vários canais de comunicação, tomando os devidos cuidados
Quando a empresa utiliza plataformas para comunicação interna dos funcionários, não há problema em uma transmissão de mensagem acontecer por escrito em vez de falada, mas cabe ao líder pensar muito bem sobre o que vai escrever, tomando cuidado para não soar grosseiro ou ser mal interpretado.
Uma dica é escrever somente àquelas pessoas que já o(a) conhecem pessoalmente e sabem como você se comporta e qual é o seu tom de voz do dia a dia. Caso isso seja inviável, talvez melhor do que a redação seja a gravação de áudio ou uma breve chamada de vídeo.
Assim como o “liderar”, o “comunicar-se” depende de testes e mais testes: não tem jeito!
E colocar-se no lugar dos outros vai ajudar imensamente a liderança na obtenção do sucesso, além de demonstrar empatia e falar só aquilo que condiz com o que ele(a) prega e defende.
A constância entra no lugar da cereja do bolo, afinal, ninguém que se fala só duas vezes por ano tem a mesma intimidade e o mesmo nível de partilha do que pessoas que conversam, pelo menos, duas vezes por semana ou duas vezes a cada dez dias, certo?
Agora, basta começar, mas você não precisa fazer nada sozinho(a)! Busque por especialistas em gestão de equipe e obtenha ajuda especializada para alcançar resultados mais eficazes em menos tempo. Uma grata surpresa lhe espera.
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