9 principais diferenças entre chefe e líder com exemplos

Será que todo chefe é líder? Confira situações comuns nas quais ficam claras as diferenças entre chefes e líderes e saiba como desenvolver lideranças por aí.

Liber sinalizando de forma positiva a um liderado

Estão cada vez mais claras as diferenças entre chefes e líderes, afinal, enquanto os primeiros apenas exercem uma relação de poder sobre os subordinados, os outros motivam, apoiam e cultivam confiança dentro das empresas.

E é sobre essas diferenças que este artigo trata, bem como sobre a percepção dos impactos que elas têm sobre as equipes e os resultados das organizações!

No decorrer da leitura, você vai entender – de uma vez por todas, com exemplos – o que separa uma pessoa chefe de alguém que é líder, além de descobrir os caminhos para desenvolver lideranças por aí.

O que é ser chefe em uma empresa?

Geralmente, um(a) chefe é a pessoa que ocupa o cargo mais alto numa empresa e que tem colaboradores subordinados a ele(a) em decorrência disso. Essa pessoa ganha autoridade devido à sua posição hierárquica, não necessariamente à sua expertise para lidar com outras pessoas e gerir metas e ações.

Os principais papéis de alguém que é chefe são:

  • delegar tarefas;
  • supervisionar as funções;
  • monitorar o desempenho dos colaboradores;
  • garantir o cumprimento de objetivos; e
  • prestar contas.

Não à toa, principalmente no modelo corporativo mais tradicional, a posição de chefe acaba associada a algumas características mais autoritárias, a exemplo de:

  • centralização do poder;
  • controle individual das informações e decisões;
  • foco unicamente nos resultados;
  • comunicação unidirecional (de cima para baixo);
  • pouco envolvimento pessoal com o time; e
  • postura inflexível.

E, embora o papel de chefe seja essencial para qualquer operação, cada vez mais fica comprovado que uma gestão realmente eficaz também envolve habilidades inerentes aos líderes!

O mais recente relatório “Tendências em Gestão de Pessoas” da Great Place To Work (GPTW) mostrou que o desenvolvimento de lideranças é encarado como prioridade atual nas empresas justamente porque a falta delas acaba sendo uma barreira para o engajamento, a saúde mental e até a inovação.

Agora, o que é ser líder?

Ao contrário de chefes, líderes não exercem sua autoridade numa empresa apenas devido aos cargos que ocupam, mas devido à sua influência no comportamento de sua equipe, sua proximidade com cada colaborador e a motivação gerada por eles no time como um todo.

O papel do líder é ir além da gestão – da chefia! –, promovendo um ambiente positivo e que incentive o desenvolvimento profissional de cada funcionário dentro da corporação.

Exercendo uma liderança humanizada, pessoas nessa posição entendem que o sucesso coletivo vem da colaboração mais do que da distribuição de ordens e compreendem que cada um e cada uma tem características, comportamentos e necessidades diferentes, bem como competências e habilidades a serem desenvolvidas.

Suas principais características são:

  • inspirar ações e comportamentos;
  • promover uma comunicação eficaz;
  • solucionar problemas e conflitos;
  • ter empatia e cuidado;
  • adotar uma visão estratégica;
  • desenvolver as habilidades dos colaboradores; e
  • promover a colaboração.

Assim, líderes criam um ambiente de trabalho positivo, no qual os colaboradores se sentem valorizados e dispostos a alcançar objetivos comuns – também sabendo que serão recompensados individualmente.

Quer mais?

9 diferenças entre chefes e líderes para reflexão

Existem contrastes muito evidentes entre os dois tipos de profissionais e eles vão além do autoritarismo versus inclusão e da inflexibilidade versus flexibilidade. Nove oposições foram listadas adiante com o objetivo de incentivar uma reflexão. Confira!

1. Gestão autoritária em vez de inclusiva

Chefe – Eu mando, vocês obedecem
Líder – Vamos trabalhar juntos
 

Chefes tradicionais tendem a conduzir uma gestão mais autoritária, tomando as decisões sozinhos, sem envolver a equipe, e apenas repassando as ordens aos subordinados. Bons líderes sempre envolvem os funcionários nas tomadas de decisão e valorizam suas contribuições.

2. Comunicação restrita vs. comunicação aberta

Chefe – É assim que vai ser
Líder – Qual a opinião de vocês?
 

A comunicação de chefes geralmente acontece de maneira unidirecional, sempre de cima para baixo, sem espaço para exposição de ideias e opiniões por parte dos subordinados. Por outro lado, a comunicação entre líderes e liderados é aberta e flui em ambas as direções, com feedbacks vindo e voltando e liberdade para sugestões.

Assim, é incentivado um diálogo constante, fundamental para o sucesso coletivo e individual.

3. Relação de poder vs. relação por influência

Chefe – Estou acima de vocês
Líder – Estou com vocês
 

Chefes exercem uma relação de poder sobre os subordinados em decorrência da posição que ocupam na hierarquia das empresas. Já líderes não precisam estar no topo da hierarquia para serem ouvidos e têm autoridade a partir da influência e do respeito que cultivam na equipe, ambos baseados em suas atitudes, crenças e habilidades.

4. Priorização do controle vs. priorização da confiança

Chefe – Façam exatamente como eu disser
Líder – Confio que vocês trarão as melhores soluções
 

Um(a) chefe tradicional prioriza o controle sobre os subordinados, centralizando as informações e decisões e fazendo com que todos trabalhem sob regras determinadas por ele(a).

Essa conduta é diferente quando um(a) líder entra em cena, afinal, ele(a) sabe se conectar com os colaboradores e levar segurança a eles, construindo uma relação de transparência e confiança que torna o ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

5. Trabalhar dando ordens vs. trabalhar orientando

Chefe – Façam assim, agora
Líder – Que tal seguir dessa forma..?
 

Muitos chefes saem dando ordens para os funcionários, sem abrirem a oportunidade de serem questionados ou sem orientações mais claras, o que leva a resultados diferentes dos esperados e pode acabar em frustração para os dois lados.

Líderes, por sua vez, entendem que é preciso haver clareza no repasse das demandas e orientam os colaboradores para que possam conduzir uma tarefa da melhor forma. Além disso, estão abertos para trocas e para o apoio necessário, ao mesmo tempo em que incentivam a promoção de autonomia de cada pessoa da equipe.

6. Atitudes ameaçadoras vs. atitudes incentivadoras

Chefe – É solução ou demissão!
Líder – Eu acredito que você conseguirá solucionar…
 

Chefes tradicionais têm como base uma gestão que utiliza o medo e a punição como ferramentas para a obtenção de resultados e acabam, às vezes até sem querer, alimentando um clima organizacional de insegurança, ansiedade e desmotivação, deixando os funcionários sob constante pressão.

Bons líderes, em vez de ameaçar, expressam confiança no trabalho do time e de cada pessoa, celebram os sucessos por menores que sejam e estimulam o desenvolvimento dos colaboradores, mantendo todo mundo mais engajado e os níveis de bem-estar lá no alto!

7. Experiência não compartilhada vs. vontade de ensinar

Chefe – Eu sei mais do que você
Líder – Vou lhe mostrar como eu faria
 

O chefe pode até saber como faz, mas o líder mostra como faz, ou seja, é esperado que o primeiro tenha conhecimento e experiência diferenciados para dar conta de suas responsabilidades como gestor, mas o segundo comanda pelo exemplo.

Muitas vezes, chefes não participam ativamente da execução de tarefas ou do direcionamento das atividades, o que torna a equipe sempre dependente e sem autonomia. Líderes, no entanto, mais do que dominarem as funções estão dispostos a compartilhar conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento do time.

8. Recriminação em vez do auxílio na solução de problemas

Chefe – Você foi incompetente/incapaz
Líder – Vamos pensar juntos sobre como evitar o erro
 

Imagine o quanto é ruim trabalhar num lugar em que o(a) chefe se exalta e fica buscando culpados pelos erros ou por metas não alcançadas..! Ao contrário disso, o líder tem a habilidade de gerenciar crises de maneira justa e construtiva, concentra-se em identificar as causas e buscar soluções práticas para os problemas sem reações negativas e orienta os outros no processo para evitar que situações similares se repitam.

9. Opção por levar os créditos vs. disponibilidade para reconhecer conquistas coletivas e individuais

Chefe – É tudo resultado do meu trabalho
Líder – Se não fossem vocês, nada disso teria acontecido
 

Ao mesmo tempo em que tentam buscar culpados para os problemas, quando as coisas dão certo, muitos chefes optam por levar todos os louros das conquistas. Quando fazem isso, minimizam ou ignoram qualquer outro envolvimento, principalmente de colaboradores subordinados.

Líderes prestam o devido reconhecimento às contribuições da equipe e de cada profissional, entendendo que destacar as realizações pessoais e profissionais dos funcionários e do time é importante para resultados futuros, inclusive.

Cada uma dessas atitudes pode ser vista em pequenos momentos do cotidiano bem como na gestão de pessoas, na comunicação e até em reuniões e promoções. Existem até algumas frases que deixam ainda mais evidentes as diferenças entre chefes e líderes, você consegue pensar nelas?

Exemplos de frases que evidenciam as diferenças entre chefes x líderes

A imagem a seguir foi pensada para ilustrar alguns comparativos para você!

Ilustração produzida por GestaumLab mostrando diferentes características entre chefes e lideres

Já deu para perceber o impacto que diferentes tipos de liderança podem ter em uma empresa, não é? Siga em frente para conferir uma lista de benefícios e começar a desenvolver lideranças o quanto antes!

6 principais benefícios de desenvolver lideranças numa empresa

Bons líderes são importantes para desde o aumento da produtividade até a redução da rotatividade de profissionais em qualquer organização. Anote seis vantagens para refletir.

  1. Aumento da produtividade: lideranças desenvolvidas tomam decisões mais estratégicas e assertivas para melhorar os resultados da empresa, além de aumentar a eficiência dos colaboradores.
  2. Equipe mais motivada: líderes que inspiram, apoiam e reconhecem o trabalho de cada colaborador também contribuem para a equipe se sentir mais motivada a se dedicar e alcançar os resultados coletivos.
  3. Desenvolvimento profissional: uma equipe bem orientada e incentivada pelos seus líderes está em constante desenvolvimento. Nela, cada profissional constantemente aperfeiçoa seus conhecimentos e suas habilidades individuais também!
  4. Criatividade e inovação: um ambiente mais aberto ao diálogo e à troca, feitos com confiança e segurança, tende a desencadear a busca por soluções mais criativas e inovadoras para os desafios da empresa.
  5. Cultura organizacional fortalecida: bons líderes garantem que suas equipes se mantenham alinhadas com os valores da empresa e engajadas aos objetivos organizacionais.
  6. Retenção de talentos: os colaboradores tendem a ficar mais satisfeitos com seu trabalho, pois são reconhecidos e têm liberdade para se manifestar, com isso, permanecem mais tempo na empresa.

Mas um líder não nasce pronto!

Então, como desenvolver bons líderes?

Cabe principalmente aos empresários e ao departamento de Recursos Humanos das empresas desenvolver e aprimorar habilidades de líderes ou de pessoas que mostram aptidão para se tornarem lideranças, além de incentivá-las a estudar mais sobre gestão estratégica e ajudá-las a vivenciar seus conhecimentos na prática.

Para o desenvolvimento, especialistas recomendam capacitações e mentorias, o trabalho dedicado das chamadas “soft skills” e muita ação!

Capacitações e mentorias

Cursos, workshops, treinamentos e mentorias são maneiras de obter os conhecimentos necessários para liderar, tanto sobre a liderança no geral quanto aqueles ligados a competências mais específicas, como gerenciamento de conflitos, gestão estratégica e comunicação.

Desenvolvimento das soft skills

As soft skills são competências profissionais, habilidades e comportamentos mais pessoais e emocionais tão importantes quanto as chamadas “hard skills” (habilidades técnicas), por isso, vale desenvolvê-las.

Busque trabalhar, principalmente: empatia, resiliência, capacidade de negociação, proatividade, criatividade e autoconfiança.

Experiência prática

Outra boa maneira de capacitar lideranças é permiti-las vivenciar experiências desafiadoras que as exijam colocar em prática habilidades conhecidas na teoria.

As empresas podem fazer dinâmicas de grupo nas quais aspirantes a líderes precisam comandar projetos, administrar equipes etc.. Além, é claro, de monitorarem resultados e buscarem maneiras de torná-los ainda melhores.

E isso se encaixa não apenas para pessoas em cargos mais altos, mas para qualquer um, dentro da organização, cujo potencial de liderar seja identificado! Da mesma maneira, vale para pessoas que, mesmo por conta própria, querem se desenvolver nesse sentido.

Sentiu que este artigo atendeu suas expectativas? Continue lendo o blog de treinamentos e consultoria da Gestaum Lab! Até a próxima.

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