Comandar uma equipe não é uma tarefa fácil, pois o líder está à frente de pessoas com pensamentos e atitudes, muitas vezes, diferentes das suas. E, para ajudar a manter a harmonia e melhorar a comunicação entre líderes e liderados, separamos algumas dicas.
Para um bom desenvolvimento e para que o trabalho flua melhor, obtendo um resultado melhor e equilibrado, todos precisam estar em sintonia e bem orientados, por isso a necessidade de uma comunicação clara e disponível a todos os envolvidos.
Continue a leitura e acompanhe nossas dicas para ajudar a manter a equipe e o líder unidos.
1. Tenha uma comunicação clara e objetiva
Sem dúvidas, a comunicação clara e objetiva deve fazer parte do dia a dia da equipe. Mesmo porque, quando falamos em equipe, logo pensamos em um líder e nos seus liderados, certo?
Porém, o significado de equipe vai um pouco além disso. Para manter um bom relacionamento e obter bons resultados juntos, é necessário que, primeiramente, todos estejam satisfeitos.
Exercer a função de líder requer algumas habilidades, como muita sabedoria e equilíbrio: ele precisa estar preparado para imprevistos e para lidar com situações diferentes a todo tempo. Sem contar que está lidando com pessoas com temperamentos, pensamentos e até mesmo sentimentos diferentes.
2. Forneça feedback à equipe
Os líderes devem estar voltados a solucionar problemas da empresa e dedicados a entender e ajudar sua equipe. Através de reuniões, conversas e feedbacks, por meio do qual o colaborador se sinta à vontade para expor sua opinião e até mesmo seus problemas, sem se sentir acuado.
Como mencionamos, a comunicação deve ser sempre a mais clara e objetiva possível, para que não haja enganos ou desentendimentos entre eles. Por exemplo, ao repassar uma tarefa, ele deve explicar e estar certo de que o liderado entendeu claramente o que precisa ser realizado.
Muitos problemas, não somente em empresas, mas em geral, acabam surgindo por mal-entendidos, de uma palavra que saiu de um jeito torto ou dita de forma ríspida. Todo diálogo deve sempre ser acompanhado de educação e clareza.
3. Posicione-se como líder
Um líder, primeiramente, precisa ser visto como tal. Muitas vezes ele precisa se impor em determinados momentos para que esse respeito aconteça. Alguns profissionais sofrem ao tentar se comunicar com sua equipe por não saber se expressar ou até mesmo por medo de falar.
Para desenvolver essa comunicação, é preciso saber, primeiramente, ouvir os colaboradores. Separar um momento e realizar um feedback individual com cada um é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais um ao outro e saber o que ambos pensam a respeito do que acontece na empresa.
Esse espaço é importante para que eles se sintam à vontade para falar o que estão sentindo, se estão contentes, se concordam ou não com determinados fatos. Essa aproximação acaba tornando o ambiente mais agradável e humanizado.
4. Incentive a comunicação entre os liderados
Não são poucos os casos de equipes que precisam aprender a lidar com a falta de comunicação entre os colegas de trabalho. Alguns por serem mais inibidos, outros por serem mais fechados e alguns simplesmente por terem uma dificuldade de se enturmar e manter um bom relacionamento com os colegas.
O líder, nesses casos, é essencial para resolver esse tipo de situação, entender e tentar solucionar esse obstáculo, pois pode refletir em todo o resto do trabalho. Uma equipe desunida é improdutiva e não tem engajamento.
A comunicação é um ponto fundamental para um bom relacionamento tanto na empresa quanto na vida pessoal, e tentar entender o motivo que leva determinado colaborador a agir dessa forma é necessário para que todos possam trabalhar em conjunto e solucionar problemas diários.
O diálogo e a boa convivência são imprescindíveis.
5. Faça pesquisa de clima organizacional
Cada setor de uma empresa possui um gestor. Ele é quem comanda, delega tarefas e cuida de todos os processos realizados pela sua equipe. Esses gestores, na maioria das vezes, precisam estar em constante comunicação com os gestores das outras áreas.
Essa comunicação é importante, pois é através dela que muitos problemas serão resolvidos, desde o atendimento ao cliente, o desenvolvimento de um sistema, o pós-venda de um produto.
Seja qual for a área, eles precisam estar cientes do que está acontecendo também fora da sua equipe.
Uma empresa depende do bom relacionamento entre o grupo, lembrando-se sempre que uma equipe motivada é uma equipe produtiva. E, para isso, ela precisa de um líder que tenha carisma, seja justo e, principalmente, que tenha atitude.
Portanto, para que a relação entre líderes e liderados esteja sempre em constante evolução, a boa comunicação é extremamente necessária no dia a dia da empresa.
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