Sabemos que os treinamentos empresariais são importantes para o desenvolvimento de qualquer negócio e, que, por essa razão, seu planejamento deve ser feito de modo adequado e todos os detalhes para o seu êxito contemplados.
No entanto, o que passa despercebido nessa imensidão de detalhes é o preparo apropriado de um convite para o treinamento. Pauta que parece simples e sem relevância, mas que na prática faz muita diferença.
Na maioria das vezes, quando o convite de treinamento para funcionários é levado em consideração, ainda assim o seu conteúdo é impessoal e pouco criativo. Características que podem influenciar na baixa adesão do treinamento por parte dos colaboradores.
Afinal de contas, é preciso considerar que, aos olhos dos convidados, o convite para o treinamento é uma espécie de espelho de como o evento será.
O raciocínio é lógico: se o conteúdo for vago, formal demais e sem graça, não haverá expectativa nenhuma por parte do convidado. Agora, se o conteúdo for criativo, intrigante, pessoal e bem escrito, a história é outra.
Pensando nisso, veja nos tópicos seguintes como deve ser feito o convite para o seu treinamento e confira cinco exemplos de convites inspiradores para transformar o seu evento em um sucesso.
Como fazer um convite de treinamento para funcionários?
Não existe uma forma padrão de como convidar e engajar seus colaboradores a participarem de seus treinamentos. O que existe são maneiras mais eficazes de alcançar esse objetivo, relacionadas ao perfil de participantes do evento.
Por isso, o primeiro passo é identificar o seu público-alvo e, a partir disso, realizar uma análise de comportamento, buscando conhecer a persona do seu convite.
Tendo a persona bem definida, fica mais simples escolher o formato ideal do convite e divulgá-lo de maneira correta, seja através do e-mail, da TV corporativa, do mural ou convite impresso, por exemplo.
Depois disso, também determine uma estratégia de engajamento. Isto é, além de escolher e utilizar mais de um formato e mídia para alcançar seu público-alvo, elabore a mensagem do seu convite com o intuito de criar um impacto positivo que eleve a expectativa dos participantes para o treinamento.
Por último, atente-se à estrutura do seu convite, o qual deve conter:
- o objetivo do treinamento
- os benefícios do treinamento
- quando e como o treinamento acontecerá
- uma linguagem clara e objetiva, de acordo com a persona do convite
Para ajudar você a entender como elaborar um convite para treinamento eficaz, trouxemos alguns exemplos de convites que deixaram o tradicional de lado e surpreenderam os convidados.
5 exemplos de convites para treinamento
1. Quebra-cabeças
E se, em vez de convidar seus funcionários para o treinamento através de um convite tradicional, informando apenas a data, o horário e o tema da capacitação, você encaminhasse ao público-alvo uma peça de um quebra-cabeça?
E junto dele uma frase como:
"Você é peça fundamental em nosso encontro. Vamos montar juntos esse quebra-cabeça?".
A peça de um quebra-cabeça pode ser utilizada de diversas formas, inclusive como reconhecimento pela participação do colaborador.
2. História coletiva
Outra maneira criativa de convidar seus funcionários para o treinamento é criando uma história coletiva, em que cada funcionário é responsável por um trecho.
Funciona assim: o setor de RH deve iniciar uma história com o tema relacionado com o assunto do treinamento, deixando perguntas para outros colaboradores responderem e darem continuidade a história e assim por diante.
A ideia é que todos se envolvam com o “conto” e se animem com o tema.
Se o treinamento for apenas para uma ou duas equipes, deixe a história em algum lugar visível para que todos os interessados possam acompanhar.
3. Advents Kalendar
O Advents Kalendar é um tipo de calendário que está presente na tradição alemã natalina. O calendário vai do dia 1º de dezembro até o dia 24, véspera de natal e é organizado pelos pais para conter a expectativa das crianças até o dia de natal.
Isso é feito da seguinte maneira: em cada data do calendário há uma janelinha onde a criança encontra uma surpresa gostosa, como balas e chocolates.
O Advents Kalendar do seu treinamento deve ser feito virtualmente. Mande um e-mail aos convidados contendo um calendário incluindo apenas os dias faltantes até a data do treinamento e, dentro de cada “janelinha”, um link sobre algum ponto interessante relacionado ao evento (desafios, jogos, filmes).
Essa é uma maneira simples de estimular a expectativa do seu público-alvo para o grande dia - assim como as crianças são estimuladas e satisfeitas até o dia de natal na tradição alemã.
4. Teaser
Uma alternativa é elaborar um teaser sobre o tema do treinamento, convidando o diretor da empresa, o diretor do setor a ser treinado ou, ainda, um influenciador digital para gravar um vídeo criativo e curtinho para convidar os funcionários a participarem da capacitação.
Outra sugestão é criar um teaser bem humorado mostrando a realidade da empresa sem o treinamento e, em seguida, como o cotidiano da empresa seria beneficiado com a capacitação dos funcionários.
O audiovisual, quando utilizado corretamente, pode ser perfeito para fugir do óbvio e produzir um conteúdo agradável que motiva e diverte o seu público. Que tal utilizá-lo ao seu favor, criando seu convite dessa forma?
5. Contagem regressiva
Utilizar a noção de tempo é uma forma clássica e eficiente de trazer expectativa para qualquer evento — principalmente, se essa contagem for regressiva.
Por isso, que tal elaborar um convite através de uma contagem regressiva? Nesse tipo de interação, todos os dias a contagem pode aparecer em lugares e plataformas diferentes.
Por exemplo, a contagem pode ser distribuída pelos murais da empresa, contendo a seguinte mensagem: “15 dias”. Na próxima semana, os cartazes podem aparecer nos banheiros, cozinhas e saguão da empresa. E assim por diante, até o dia do treinamento.
E aí, ficou ansioso para colocar algum desses exemplos de convite para treinamento em prática? Lembre-se de escolher o modelo que mais se encaixa ao perfil do seu público-alvo, ok? No mais, use e abuse da sua criatividade e não tenha medo de inovar!
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