A cultura organizacional é responsável por ensinar os princípios, ações e valores empresariais, para ser possível realizar as estratégias traçadas pelos gestores. Uma cultura e clima organizacional ineficientes podem acarretar em uma rotatividade frequente de funcionários que podem não estar engajados com os objetivos, missões e valores da empresa.
Entenda assim: as estratégias são responsáveis por pontuar onde a organização deve chegar, o que se espera dos níveis de crescimento e lucratividade financeira.
Dito isso, para que haja crescimento em todos os âmbitos, é preciso estimular os funcionários a “vestirem” a camisa da empresa e, para isso, é fundamental ter uma cultura organizacional estruturada.
O que é cultura organizacional?
São normas definidas de acordo com as crenças, valores, expectativas e atitudes compartilhadas entre todos os colaboradores da empresa, geralmente definidas pelos líderes e proprietários da organização.
Dentro dessa cultura, estipula-se a forma como os funcionários devem se portar com os colegas, com os líderes e, acima de tudo, com o cliente.
Provavelmente, você conhece aquela expressão popular que diz: “o cliente tem sempre razão”, certo? Pois saiba que essa expressão é uma maneira de propor uma cultura organizacional.
Isto é, quando os líderes coordenam seus colaboradores e firmam expressões como essas, estão deixando claro que, naquela empresa, os clientes devem ter total prioridade, devem ser ouvidos e atendidos conforme necessitam, sem que haja má-educação ou comportamentos irregulares por parte dos funcionários.
Nesse contexto, pode-se afirmar que a cultura organizacional representa a forma como os líderes e proprietários pensam e lideram a organização.
A missão da empresa deve estar sempre alinhada aos valores e aos objetivos, assim como deve ser de conhecimento de todos que ali trabalham.
Afinal, só é possível lutar por um crescimento, por melhorias e se sentir feliz em fazer isso quando se está totalmente inserido na organização, não é mesmo?
Quando há uma frequência muito alta de demissões e admissões em um curto período, ocasião chamada de turnover, o motivo pode estar ligado ao fato de não conhecer “a fundo” a maneira como a organização resolve e deseja ser reconhecida no mercado.
Essa atitude distante afasta os funcionários que buscam uma empresa na qual haja identificação de pensamentos, ações e atitudes.
Às vezes, há uma identificação entre ambos, mas a falta de diálogo e de explicações sobre os valores da companhia, o planejamento e as expectativas acabam desmotivando o funcionário.
Características da cultura organizacional
É perceptível o momento em que a cultura organizacional necessita de mais espaço e de fortalecimento, existem algumas características que se apresentam nessa ocasião.
Por exemplo, o fato de que o índice de turnover está alto, pode ser um bom exemplo para rever os conceitos empresariais e buscar fortalecer a cultura estabelecida.
Outras características que levam a crer no enfraquecimento da cultura organizacional são:
- em situações em que os colaboradores não sabem responder qual a missão da empresa;
- perceber que os funcionários andam desmotivados com a organização;
- em alguns casos quando o aumento de salário não é o suficiente para a permanência do empregado no cargo; e
- quando a liderança da empresa cria uma restrição para novas ideias.
É possível melhorar esses aspectos introduzindo uma cultura organizacional motivadora e eficiente na empresa.
Caso os líderes não consigam realizar essa tarefa, o empresário deve contratar um profissional da área de RH que entenda sobre introduzir os funcionários de modo que se sintam felizes, motivados e, principalmente, parte de um todo.
O profissional auxiliará os líderes de forma prática o modo correto de fortalecer a cultura na organização, o princípio básico é usar a visão, missão e valores da empresa como base de metodologia.
Em cima dessas questões, serão trabalhadas as seis características da cultura organizacional, que visam introduzir os colaboradores e garantir uma nova percepção sobre a empresa.
São elas:
- Orientação para a equipe.
- Atenção aos detalhes.
- Orientação para os resultados.
- Inovação.
- Orientação para as pessoas.
- Agressividade e estabilidade.
Utilizando essas características o profissional tem conhecimento sobre as visões atuais dos colaboradores, a forma como eles dão atenção aos detalhes, aos clientes e aos resultados alcançados.
Depois, analisam-se essas informações com a missão, visão e valores da empresa, quando não há semelhança entre a expectativa e a realidade, o profissional trabalha em cima de orientações, atribuindo explicações que tragam o funcionário para o ambiente de trabalho de forma consciente do que está buscando e o que almeja conquistar pela empresa.
Tipos de cultura organizacional
Existem quatro tipos de cultura organizacional propriamente ditos, claro que há outras maneiras e funções, mas esses quatro modelos podem ser o suficiente para fazer a empresa decolar.
1. Cultura de papéis
Ela traz um clima organizacional para a empresa, pois é nesse método que todos os colaboradores são incluídos no organograma geral.
Aqui, cada um tem o seu papel bem definido e registrado ao lado ou embaixo do seu nome, de acordo com o formato do mapa.
O objetivo é mostrar aos colaboradores a importância de cada um, além da hierarquia de cada cargo. É também através dessa cultura que os empregados conseguem entender a dimensão da responsabilidade da empresa.
2. Cultura de pessoas
Nesse caso, o foco está no aproveitamento correto de cada talento profissional que a empresa dispõe.
Valorizando cada funcionário, para que as metas e objetivos a longo prazo possam ser conquistados de forma estratégica e eficiente. Afinal, os colaboradores são remunerados para contribuírem com o crescimento empresarial.
É válido ressaltar que, aqui, também entra o inverso do que foi dito acima, isto é, a cultura de pessoas também visa cobrar dos líderes a valorização pessoal de cada colaborador.
Ou seja, assim como o empregado contribui para o crescimento empresarial, a empresa também deve investir no crescimento profissional do contratado.
3. Cultura de tarefas
Procurar resolver os problemas que aparecem dentro da organização de forma listada é no que consiste a cultura de tarefas;
Isto é, enumerar os problemas e procurar resolver de acordo com o potencial de cada funcionário e com os recursos necessários para construir uma solução.
O objetivo é resolver os problemas de forma bem-sucedida e com rapidez, para que não tomem proporções maiores, dificultando ainda mais a logística da solução.
4. Cultura do poder
Assim como outros exemplos, este método busca resolver os problemas da melhor maneira possível, utilizando as qualidades de cada profissional, sabendo o cargo/função exata que cada um possui.
Neste tipo de cultura organizacional, o líder é inteiramente responsável pela organização dos papéis, das funções, da valorização dos profissionais e no controle dos problemas.
É fundamental que, nesta metodologia, o líder promova as soluções ou as metas com base na história e nas crenças empresariais, explicando esses detalhes aos colaboradores para que todos “lutem” por uma mesma causa, compreendendo os motivos de cada ação decidida pelos líderes.
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