Cultura organizacional: conceito, tipos e exemplos

A cultura organizacional é capaz de engajar os colaboradores para que todos trabalhem com o mesmo objetivo e motivação, para isso, é preciso entender o que esse método abrange, seu conceito e exemplos que podem ser colocados em prática.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é responsável por ensinar os princípios, ações e valores empresariais, para ser possível realizar as estratégias traçadas pelos gestores. Uma cultura e clima organizacional ineficientes podem acarretar em uma rotatividade frequente de funcionários que podem não estar engajados com os objetivos, missões e valores da empresa.

Entenda assim: as estratégias são responsáveis por pontuar onde a organização deve chegar, o que se espera dos níveis de crescimento e lucratividade financeira.

Dito isso, para que haja crescimento em todos os âmbitos, é preciso estimular os funcionários a “vestirem” a camisa da empresa e, para isso, é fundamental ter uma cultura organizacional estruturada.

O que é cultura organizacional?

São normas definidas de acordo com as crenças, valores, expectativas e atitudes compartilhadas entre todos os colaboradores da empresa, geralmente definidas pelos líderes e proprietários da organização.

Dentro dessa cultura, estipula-se a forma como os funcionários devem se portar com os colegas, com os líderes e, acima de tudo, com o cliente.

Provavelmente, você conhece aquela expressão popular que diz: “o cliente tem sempre razão”, certo? Pois saiba que essa expressão é uma maneira de propor uma cultura organizacional.

Isto é, quando os líderes coordenam seus colaboradores e firmam expressões como essas, estão deixando claro que, naquela empresa, os clientes devem ter total prioridade, devem ser ouvidos e atendidos conforme necessitam, sem que haja má-educação ou comportamentos irregulares por parte dos funcionários.

Nesse contexto, pode-se afirmar que a cultura organizacional representa a forma como os líderes e proprietários pensam e lideram a organização.

A missão da empresa deve estar sempre alinhada aos valores e aos objetivos, assim como deve ser de conhecimento de todos que ali trabalham.

Afinal, só é possível lutar por um crescimento, por melhorias e se sentir feliz em fazer isso quando se está totalmente inserido na organização, não é mesmo?

Quando há uma frequência muito alta de demissões e admissões em um curto período, ocasião chamada de turnover, o motivo pode estar ligado ao fato de não conhecer “a fundo” a maneira como a organização resolve e deseja ser reconhecida no mercado.

Essa atitude distante afasta os funcionários que buscam uma empresa na qual haja identificação de pensamentos, ações e atitudes.

Às vezes, há uma identificação entre ambos, mas a falta de diálogo e de explicações sobre os valores da companhia, o planejamento e as expectativas acabam desmotivando o funcionário.

Características da cultura organizacional

É perceptível o momento em que a cultura organizacional necessita de mais espaço e de fortalecimento, existem algumas características que se apresentam nessa ocasião.

Por exemplo, o fato de que o índice de turnover está alto, pode ser um bom exemplo para rever os conceitos empresariais e buscar fortalecer a cultura estabelecida.

Outras características que levam a crer no enfraquecimento da cultura organizacional são:

  • em situações em que os colaboradores não sabem responder qual a missão da empresa;
  • perceber que os funcionários andam desmotivados com a organização;
  • em alguns casos quando o aumento de salário não é o suficiente para a permanência do empregado no cargo; e
  • quando a liderança da empresa cria uma restrição para novas ideias.

É possível melhorar esses aspectos introduzindo uma cultura organizacional motivadora e eficiente na empresa.

Caso os líderes não consigam realizar essa tarefa, o empresário deve contratar um profissional da área de RH que entenda sobre introduzir os funcionários de modo que se sintam felizes, motivados e, principalmente, parte de um todo.

O profissional auxiliará os líderes de forma prática o modo correto de fortalecer a cultura na organização, o princípio básico é usar a visão, missão e valores da empresa como base de metodologia.

Em cima dessas questões, serão trabalhadas as seis características da cultura organizacional, que visam introduzir os colaboradores e garantir uma nova percepção sobre a empresa.

São elas:

  1. Orientação para a equipe.
  2. Atenção aos detalhes.
  3. Orientação para os resultados.
  4. Inovação.
  5. Orientação para as pessoas.
  6. Agressividade e estabilidade.

Utilizando essas características o profissional tem conhecimento sobre as visões atuais dos colaboradores, a forma como eles dão atenção aos detalhes, aos clientes e aos resultados alcançados.

Depois, analisam-se essas informações com a missão, visão e valores da empresa, quando não há semelhança entre a expectativa e a realidade, o profissional trabalha em cima de orientações, atribuindo explicações que tragam o funcionário para o ambiente de trabalho de forma consciente do que está buscando e o que almeja conquistar pela empresa.

Tipos de cultura organizacional

Existem quatro tipos de cultura organizacional propriamente ditos, claro que há outras maneiras e funções, mas esses quatro modelos podem ser o suficiente para fazer a empresa decolar.

1.  Cultura de papéis

Ela traz um clima organizacional para a empresa, pois é nesse método que todos os colaboradores são incluídos no organograma geral.

Aqui, cada um tem o seu papel bem definido e registrado ao lado ou embaixo do seu nome, de acordo com o formato do mapa.

O objetivo é mostrar aos colaboradores a importância de cada um, além da hierarquia de cada cargo. É também através dessa cultura que os empregados conseguem entender a dimensão da responsabilidade da empresa.

2.  Cultura de pessoas

Nesse caso, o foco está no aproveitamento correto de cada talento profissional que a empresa dispõe.

Valorizando cada funcionário, para que as metas e objetivos a longo prazo possam ser conquistados de forma estratégica e eficiente. Afinal, os colaboradores são remunerados para contribuírem com o crescimento empresarial.

É válido ressaltar que, aqui, também entra o inverso do que foi dito acima, isto é, a cultura de pessoas também visa cobrar dos líderes a valorização pessoal de cada colaborador.

Ou seja, assim como o empregado contribui para o crescimento empresarial, a empresa também deve investir no crescimento profissional do contratado.

3.  Cultura de tarefas

Procurar resolver os problemas que aparecem dentro da organização de forma listada é no que consiste a cultura de tarefas;

Isto é, enumerar os problemas e procurar resolver de acordo com o potencial de cada funcionário e com os recursos necessários para construir uma solução.

O objetivo é resolver os problemas de forma bem-sucedida e com rapidez, para que não tomem proporções maiores, dificultando ainda mais a logística da solução.

4.  Cultura do poder

Assim como outros exemplos, este método busca resolver os problemas da melhor maneira possível, utilizando as qualidades de cada profissional, sabendo o cargo/função exata que cada um possui.

Neste tipo de cultura organizacional, o líder é inteiramente responsável pela organização dos papéis, das funções, da valorização dos profissionais e no controle dos problemas.

É fundamental que, nesta metodologia, o líder promova as soluções ou as metas com base na história e nas crenças empresariais, explicando esses detalhes aos colaboradores para que todos “lutem” por uma mesma causa, compreendendo os motivos de cada ação decidida pelos líderes.

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