A visão do desenvolvimento organizacional é melhorar a colaboração entre os funcionários, equipes e toda a estrutura empresarial. Porém, o desenvolvimento e as mudanças são processos muitas vezes lentos e requerem atenção e planejamento, por isso, a necessidade de implementá-lo em suas estratégias.
É que as mudanças no mercado exigem das empresas, muitas vezes, uma visão diferente de encarar determinados assuntos e até mesmo formas de lidar com a concorrência.
Mas sabemos que, no dia a dia, nem sempre é fácil parar e analisar com calma determinados fatos que ocorrem e que precisam de uma ação imediata.
Com essa prática, contudo, é possível analisar comportamentos, situações e adequá-los de uma forma que faça com que os processos internos respondam mais rapidamente às mudanças do dia a dia.
Ou seja, é uma forma complexa de mudar as atitudes, comportamentos e estruturas da organização.
O que é o desenvolvimento organizacional?
A missão do desenvolvimento organizacional é ajudar as empresas a lidarem melhor com as novas tecnologias e desafios do mercado através da capacitação de seus colaboradores e equipes.
A técnica também é conhecida como DO e, desde 1962, tem como foco facilitar o desenvolvimento e o crescimento das empresas. O termo surgiu para auxiliar as empresas nesse momento de decisão e mudança de atitude.
A sua implementação ajuda a compreender tanto o ambiente interno quanto externo, com a finalidade de mudar certas visões, conceitos e até mesmo atitudes dos funcionários.
Portanto, a sua prática dentro da empresa visa alterações tanto na estrutura em geral do negócio quanto no comportamento humano.
Teoria do desenvolvimento organizacional
A teoria nada mais é do que a fusão de dois estudos: o comportamento humano e o estudo da estrutura empresarial.
Para um melhor entendimento, separamos quatro variáveis muito utilizadas por autores para defini-la:
- Meio ambiente: foca no ambiente, conhecimento, tecnologia, valores sociais, etc.
- Organização: análise da organização e sua flexibilidade e dinamismo para sobreviver à mudança.
- Grupo social: considera a comunicação, relações interpessoais, aspectos de liderança.
- Indivíduo: estuda a motivação, atitudes, necessidades.
Ou seja, para um estudo completo é necessário que todas as variáveis sejam estudadas individualmente, com a finalidade de entender as particularidades e necessidades de cada uma.
Com o resultado desse estudo, será possível chegar a uma conclusão do que precisa ser alterado e mudado dentro da organização e entender se a empresa está apta a realizar essas mudanças.
Qual é o objetivo da teoria organizacional?
A utilização dessa estratégia oferece à empresa um aprendizado individual e organizacional.
Dessa forma, permite a criação de sistemas mais flexíveis perante as mudanças internas e externas, ajudando a empresa em diversos aspectos, como:
- desenvolvimento da capacidade de colaboração entre equipes e indivíduos;
- criação de um ambiente mais dinâmico;
- equilibrar as necessidades e compartilhar os objetivos comuns da empresa e equipes;
- melhorar os sistemas de comunicação empresarial e informação;
- desenvolver o espírito de equipe
- estimular talentos dentro da empresa;
- ajudar na adaptação de colaboradores ao ambiente externo; e
- permitir que conflitos e soluções sejam discutidos entre todos.
Através do estudo de ambientes internos e externos é possível entender o impacto deles nos resultados da empresa. Esse processo visa propor mudanças que favoreçam as metas da empresa e as necessidades dos funcionários.
Esses são alguns dos propósitos do desenvolvimento organizacional, que podem variar de empresa para empresa, visto que cada uma tem suas particularidades e problemas a serem resolvidos.
Como implementar na empresa o desenvolvimento organizacional
Para haver um bom aproveitamento de todos os processos e resultados realizados durante a teoria, é necessário seguir algumas etapas:
1. Preparação
Nesta etapa, a empresa fica responsável por informar as mudanças que serão realizadas e o passo a passo de todo o processo que será realizado.
Essa preparação se inicia logo que os problemas ou pontos a serem melhorados forem identificados.
Todos os colaboradores precisam estar cientes de quais serão as mudanças e como elas serão realizadas e aplicadas no cotidiano da empresa.
2. Planejamento estratégico
É nesta fase que a equipe planeja futuras mudanças e o gestor e a equipe devem discutir e decidir a melhor forma de desenvolver e implementá-las.
Durante o planejamento estratégico, serão elaborados os planos de ação e como alcançar os resultados esperados. Serão definidos também os prazos e as etapas para o controle e monitoramento das atividades que estão sendo desenvolvidas.
Esses processos devem ser documentados e estar de fácil acesso a todos os colaboradores da empresa.
3. Implementação
Através de treinamentos e capacitações, os funcionários serão orientados sobre os procedimentos e como realizá-los.
É fundamental reforçar a todos a importância dessas mudanças e do trabalho em equipe, ajudando principalmente os que tiverem mais dificuldades durante a transição.
Nessa etapa, deve-se analisar e avaliar as estratégias propostas, se a aplicação está surtindo efeito na rotina da empresa, caso não, as mesmas devem ser reavaliadas e uma nova ação desenvolvida.
4. Reconhecimento
Uma equipe feliz e engajada produz mais e com mais qualidade, fazendo com que a empresa cresça e atinja seus objetivos.
Após todo o processo do desenvolvimento organizacional ser concluído e os objetivos atingidos, chegou a hora de reconhecer todos os envolvidos no processo.
O reconhecimento dos colaboradores é um passo fundamental desse projeto, pois todos ali trabalharam e ajudaram na realização das tarefas — e finalmente as mudanças foram realizadas.
Portanto, se almeja que sua empresa alcance grandes voos, aposte em seus colaboradores, acredite em seus ideais e faça dos seus planos uma grande realidade, repleta de realizações e conquistas.
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