Desenvolvimento organizacional: como implementá-lo

Entenda tudo sobre desenvolvimento organizacional e como aplicá-lo na sua empresa, podendo melhorar e atualizar certos valores e atitudes, através da observação dos ambientes internos e externos.

Desenvolvimento organizacional

A visão do desenvolvimento organizacional é melhorar a colaboração entre os funcionários, equipes e toda a estrutura empresarial. Porém, o desenvolvimento e as mudanças são processos muitas vezes lentos e requerem atenção e planejamento, por isso, a necessidade de implementá-lo em suas estratégias.

É que as mudanças no mercado exigem das empresas, muitas vezes, uma visão diferente de encarar determinados assuntos e até mesmo formas de lidar com a concorrência.

Mas sabemos que, no dia a dia, nem sempre é fácil parar e analisar com calma determinados fatos que ocorrem e que precisam de uma ação imediata.

Com essa prática, contudo, é possível analisar comportamentos, situações e adequá-los de uma forma que faça com que os processos internos respondam mais rapidamente às mudanças do dia a dia.

Ou seja, é uma forma complexa de mudar as atitudes, comportamentos e estruturas da organização.

O que é o desenvolvimento organizacional?

A missão do desenvolvimento organizacional é ajudar as empresas a lidarem melhor com as novas tecnologias e desafios do mercado através da capacitação de seus colaboradores e equipes.

A técnica também é conhecida como DO e, desde 1962, tem como foco facilitar o desenvolvimento e o crescimento das empresas. O termo surgiu para auxiliar as empresas nesse momento de decisão e mudança de atitude.

A sua implementação ajuda a compreender tanto o ambiente interno quanto externo, com a finalidade de mudar certas visões, conceitos e até mesmo atitudes dos funcionários.

Portanto, a sua prática dentro da empresa visa alterações tanto na estrutura em geral do negócio quanto no comportamento humano.

Teoria do desenvolvimento organizacional

A teoria nada mais é do que a fusão de dois estudos: o comportamento humano e o estudo da estrutura empresarial.

Para um melhor entendimento, separamos quatro variáveis muito utilizadas por autores para defini-la:

  1. Meio ambiente: foca no ambiente, conhecimento, tecnologia, valores sociais, etc.
  2. Organização: análise da organização e sua flexibilidade e dinamismo para sobreviver à mudança.
  3. Grupo social: considera a comunicação, relações interpessoais, aspectos de liderança.
  4. Indivíduo: estuda a motivação, atitudes, necessidades.

Ou seja, para um estudo completo é necessário que todas as variáveis sejam estudadas individualmente, com a finalidade de entender as particularidades e necessidades de cada uma.

Com o resultado desse estudo, será possível chegar a uma conclusão do que precisa ser alterado e mudado dentro da organização e entender se a empresa está apta a realizar essas mudanças.

Qual é o objetivo da teoria organizacional?

A utilização dessa estratégia oferece à empresa um aprendizado individual e organizacional.

Dessa forma, permite a criação de sistemas mais flexíveis perante as mudanças internas e externas, ajudando a empresa em diversos aspectos, como:

  • desenvolvimento da capacidade de colaboração entre equipes e indivíduos;
  • criação de um ambiente mais dinâmico;
  • equilibrar as necessidades e compartilhar os objetivos comuns da empresa e equipes;
  • melhorar os sistemas de comunicação empresarial e informação;
  • desenvolver o espírito de equipe
  • estimular talentos dentro da empresa;
  • ajudar na adaptação de colaboradores ao ambiente externo; e
  • permitir que conflitos e soluções sejam discutidos entre todos.

Através do estudo de ambientes internos e externos é possível entender o impacto deles nos resultados da empresa. Esse processo visa propor mudanças que favoreçam as metas da empresa e as necessidades dos funcionários.

Esses são alguns dos propósitos do desenvolvimento organizacional, que podem variar de empresa para empresa, visto que cada uma tem suas particularidades e problemas a serem resolvidos.

Como implementar na empresa o desenvolvimento organizacional

Para haver um bom aproveitamento de todos os processos e resultados realizados durante a teoria, é necessário seguir algumas etapas:

1.  Preparação

Nesta etapa, a empresa fica responsável por informar as mudanças que serão realizadas e o passo a passo de todo o processo que será realizado.

Essa preparação se inicia logo que os problemas ou pontos a serem melhorados forem identificados.

Todos os colaboradores precisam estar cientes de quais serão as mudanças e como elas serão realizadas e aplicadas no cotidiano da empresa.

2.  Planejamento estratégico

É nesta fase que a equipe planeja futuras mudanças e o gestor e a equipe devem discutir e decidir a melhor forma de desenvolver e implementá-las.

Durante o planejamento estratégico, serão elaborados os planos de ação e como alcançar os resultados esperados. Serão definidos também os prazos e as etapas para o controle e monitoramento das atividades que estão sendo desenvolvidas.

Esses processos devem ser documentados e estar de fácil acesso a todos os colaboradores da empresa.

3.  Implementação

Através de treinamentos e capacitações, os funcionários serão orientados sobre os procedimentos e como realizá-los.

É fundamental reforçar a todos a importância dessas mudanças e do trabalho em equipe, ajudando principalmente os que tiverem mais dificuldades durante a transição.

Nessa etapa, deve-se analisar e avaliar as estratégias propostas, se a aplicação está surtindo efeito na rotina da empresa, caso não, as mesmas devem ser reavaliadas e uma nova ação desenvolvida.

4.  Reconhecimento

Uma equipe feliz e engajada produz mais e com mais qualidade, fazendo com que a empresa cresça e atinja seus objetivos.

Após todo o processo do desenvolvimento organizacional ser concluído e os objetivos atingidos, chegou a hora de reconhecer todos os envolvidos no processo.

O reconhecimento dos colaboradores é um passo fundamental desse projeto, pois todos ali trabalharam e ajudaram na realização das tarefas — e finalmente as mudanças foram realizadas.

Portanto, se almeja que sua empresa alcance grandes voos, aposte em seus colaboradores, acredite em seus ideais e faça dos seus planos uma grande realidade, repleta de realizações e conquistas.

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