Dinâmicas como a da ilha do tesouro, verdade ou mentira, cubos solidários, ilha deserta e características e manias são ótimas formas de integrar melhor a sua equipe sem investir muito tempo.
O trabalho em grupo anda prejudicado? Sem produzir como deveria? Pois a maneira de reverter isso é bem simples: dinâmicas, como as que citamos acima!
Elas possuem o poder de motivar, melhorar o desempenho e a relação interpessoal dos funcionários. Além disso, uma dinâmica bem desenvolvida é capaz de fortalecer a empresa como um todo, melhorando a sintonia e a comunicação entre os envolvidos.
Os gestores de RH devem aplicar as dinâmicas de maneira rápida e sucinta, afinal, o objetivo não é aumentar a produção e “perder” horas do dia de trabalho com atividades que não tragam resultados e não condizem com a necessidade da empresa, certo?
Sendo assim, para alcançar os resultados desejados, é fundamental que os exercícios sejam rápidos, fáceis e, principalmente, que não causem constrangimento entre os colegas de profissão.
Lembre-se sempre que a finalidade das atividades é fazer com que todos interajam, sem que se sintam constrangidos ou tímidos, por isso, busque por dinâmicas alegres e descontraídas.
Assim a participação será maior e, por consequência, os resultados serão melhores também.
O que são dinâmicas no trabalho?
A dinâmica de grupo é uma atividade realizada com todos os colaboradores de uma empresa em busca de um mesmo objetivo.
Geralmente, reúne-se a equipe no mesmo espaço e propõem-se exercícios nos quais haja interação, pois ela tende a melhorar muitos quesitos, entre eles o trabalho em equipe.
Para aperfeiçoar esse ponto, é preciso propor que os colegas conheçam as qualidades de cada um e saibam lidar com os pontos fracos existentes.
Existem muitas dinâmicas e cada uma tem um objetivo específico, por isso, é importante pesquisar e entender o que se deseja, para somente depois buscar uma atividade que preencha essa necessidade.
A única coisa que todos os exercícios têm em comum é a necessidade de um facilitador para aplicar a dinâmica — e esse facilitador geralmente é o gestor do RH.
Entretanto, é aconselhável que a empresa busque alguém de fora do ambiente organizacional para conduzir a dinâmica.
Isso porque o fato de ter um chefe coordenando as atividades pode deixar os colaboradores pouco à vontade e até mesmo apreensivos, com receio das respostas e do comportamento demonstrado.
Por esse motivo, o melhor é considerar a contratação de um profissional que saiba como aplicar e como escolher a melhor dinâmica para as necessidades da empresa.
O aplicador deve ter uma boa comunicação interpessoal e boa capacidade de compreensão, para avaliar o perfil dos colaboradores e propor uma atividade que seja aceita por todos.
5 tipos de dinâmica de grupo de trabalho
Opções que acrescentam eficiência ao trabalho em equipe não faltam. O melhor de tudo é que muitas não precisam de grande quantia de materiais ou de espaços gigantescos para serem implementadas.
Confira abaixo cinco dinâmicas diferentes, fáceis e rápidas para serem implementadas na empresa durante o período de trabalho.
1. Ilha do tesouro
Esta atividade proporciona trabalho em equipe, motivação dos funcionários e, acima de tudo, para completá-la é preciso colaboração e estratégia.
Materiais
Material para recompensa, como uma caixa de bombom ou barras de chocolate, além de folhas de jornais, na mesma quantidade de funcionários disponíveis para a prova.
Como funciona
- Os colaboradores se dividirão em duplas, cada integrante da dupla ficará em cima da folha de jornal que estará no chão.
- O prêmio da recompensa estará na extremidade do local onde está sendo realizada a atividade.
- O objetivo da prova é que as duplas cheguem até o prêmio, sem encostar o pé no chão e sem rasgar ou dividir as folhas de jornal. Para isso é preciso bolar uma estratégia para resolver o problema.
- É permitido fazer negociação com outras duplas, para que juntos cheguem o mais rápido possível ao prêmio. A divisão da recompensa também é permitida.
2. Ilha deserta
Neste exercício, os colaboradores precisam descrever em um papel alguma qualidade dos seus colegas. Na dinâmica original, os resultados são abertos de forma individual e privativa, para que ninguém fique constrangido por não ter sido escolhido.
Porém, existem muitas variações de uma mesma dinâmica, essa, por exemplo, sofreu alterações para que cumprisse o objetivo de enaltecer e procurar qualidade em todos sem utilizar o método da preferência.
O enredo é bem simples: o grupo de colaboradores está em uma ilha deserta. É preciso organizar cada funcionário de acordo com suas habilidades.
Essa organização será feita individualmente e depois o gestor identificará as qualidades que cada um recebeu, sem dizer quem atribuiu o adjetivo.
Materiais
Uma folha de ofício e caneta para cada indivíduo da sala.
Como funciona
Cada funcionário receberá seu material, no qual deverá escrever o nome de todos os participantes da gincana e descrever ao lado a função/qualidade de cada um, imaginando a sobrevivência em uma ilha.
Por exemplo:
Fernanda: seria responsável por encontrar água potável, pois é extremamente atenciosa e observadora.
João: cuidaria da caça e pesca, porque é habilidoso e corajoso.
Ana: a enfermeira, porque é alguém que se preocupa com todos e sabe tomar decisões rapidamente.
Dessa forma, todos os colaboradores teriam qualidades enaltecidas e a memória de cooperação seria ativada em cada indivíduo, lembrando-os das habilidades de cada colega além daqueles mais próximos.
3. Características e Manias
Todo mundo conhece a si mesmo, não é? E será que seu colega de trabalho sabe nomear três características e duas manias suas?
O objetivo dessa “brincadeira” é exatamente esse: ver o quanto os colegas se conhecem a partir de jeitos e posicionamentos.
O mais divertido é que o mistério precisa ser desvendado através de mímicas, o que acaba instigando um pouco mais a descoberta.
É válido ressaltar que, para equipes de venda, essa é uma ótima dinâmica, pois faz com que os vendedores fiquem atentos à linguagem corporal e aos detalhes.
Materiais
Folha de papel branca e caneta.
Como funciona
- Na folha em branco, os participantes vão nomear três características e três manias frequentes que possuem. Sem colocar seu nome na folha, precisam devolver o material ao gestor.
- Depois, as folhas precisam ser misturadas e devolvidas sem ordem aos colaboradores, que não podem ficar com seu próprio papel e precisam trocar caso isso aconteça.
- Logo em seguida, cada um deve ir até o círculo e, por meio de mímica, representar as características e manias que estão registradas na folha. Os demais colegas precisam tentar adivinhar junto com quem faz a mímica.
- O dono das características pode se apresentar e explicar o motivo que o levou a escolher tais adjetivos sobre si.
4. Verdade ou mentira
Considerada uma dinâmica de grupo rápida, ela consiste em “quebrar o gelo” do ambiente de trabalho.
Às vezes, as tardes são longas e não estão rendendo o que deveriam, por isso, parar a produção para uma descontração pode ser o mais indicado.
O objetivo maior dessa atividade é provar que nós nunca conhecemos 100% alguém e motivar os colaboradores a trocarem maiores informações após o exercício, mostrando o quão importante é socializar e o quanto o trabalho em equipe pode ser melhorado quando nos identificamos com nossos colegas.
Materiais
Folha de papel ofício, caneta e um pequeno prêmio para recompensa.
Como funciona
- Três informações pessoais precisam ser descritas neste papel, no entanto, duas delas precisam ser falsas e apenas uma verdadeira.
- Os demais colegas precisam identificar as mentiras e a informação correta, podendo debater entre si antes de confirmar a resposta.
- É interessante que ambas respostas possam causar desconfiança e “embaralhar” a mente de quem precisa desvendar o mistério. Dessa forma, os envolvidos precisam estar realmente atentos e integrados entre si.
- A recompensa ao final da dinâmica deve ser dividida entre aqueles colaboradores que conseguirem criar frases que confundem os colegas de forma que ninguém acerte a resposta correta.
5. Cubos solidários
Aqui, a atividade é fácil e tem duração cronometrada de 15 minutos. O objetivo geral do exercício é promover o trabalho em equipe de forma que haja organização entre os colaboradores.
O gestor dividirá os colegas em grupos e cada equipe deverá denominar os responsáveis por cada etapa da prova de acordo com suas qualidades.
Materiais
Cartolinas, papéis coloridos, régua, lápis, borracha, tesoura e cola.
Como funciona
O cronômetro será ativado logo após a organização do grupo e as equipes terão 15 minutos para construir o maior número de cubos possíveis utilizando os materiais ofertados.
É preciso trabalhar em grupo de forma organizada e, ao final, serão avaliados os seguintes critérios:
- as condições da mesa de trabalho;
- o que cada colaborador fez para a construção do cubo; e
- a qualidade do que foi apresentado.
É fundamental que a equipe perceba que cada um possui uma habilidade especial e que, juntos, ficará mais fácil concluir as metas e os objetivos da empresa.
Qual a importância da dinâmica em grupo?
É possível listar de maneira resumida sua importância para a empresa. Ela pode entregar os seguintes resultados:
- maior empenho dos funcionários em atingir e conquistar as metas, tanto individualmente quanto como coletivo;
- apresenta membros mais engajados e cientes das competências de cada um, conseguindo conciliar tarefas de maneira que a empresa seja beneficiada;
- reduz a competição desnecessária e alimenta a colaboração entre os colegas, aumentando a produtividade e a força do trabalho em grupo; e
- traz maior transparência ao ambiente de trabalho, o que proporciona um local mais leve, divertido e motivador.
Há inúmeros outros benefícios, alguns já citados ao longo deste artigo, como a melhora significativa no trabalho em equipe.
A verdade é que, para chegar a esse resultado, é preciso entender as necessidades da empresa. Por exemplo, qual motivo leva a produção a não acontecer em grande escala como deveria?
Existe a possibilidade de uma má comunicação estar atrapalhando o desenvolvimento do trabalho em equipe? Há pouca interação? O quanto os colegas de trabalho se conhecem? Sabem exatamente a função de cada um e a qualidade do trabalho que exercem?
Se a maioria das respostas forem negativas, é o momento de procurar por uma atividade em grupo que proporcione a positivação de todas essas questões.
Uma atividade realizada em grupo de maneira descontraída e divertida é muito mais eficaz do que uma reunião em equipe, em que apenas o gestor tem voz e impõe os novos objetivos de maneira rudimentar.
E lembre-se: as reuniões não devem ser esquecidas, já que funcionam em momentos propícios, nos quais a equipe já está motivada e engajada a buscar as metas e os objetivos definidos anteriormente.
Esse engajamento e motivação vem dos grupos de dinâmica, que agregam ao fortalecimento dos vínculos da empresa e dos empregados entre si.
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