No dia a dia das empresas, muito se fala em ações para melhorar a experiência do consumidor com produtos e serviços, mas quantas vezes é abordada a experiência do funcionário?
Você já parou para pensar que as experiências que o funcionário acumula na empresa também são responsáveis pela maneira como ele age e os resultados que traz?
Tendemos a gravar as experiências mais fortes, seja bater aquela meta quase impossível ou receber um feedback horrível que nunca esqueceremos. A employee experience estuda essa série de experiências acumuladas pelo funcionário em seu relacionamento com a empresa.
A jornada do funcionário
Desde a contratação até o encerramento das atividades com a organização, o funcionário vai reunindo vivências que definem como foi a sua passagem por lá, o quanto aprendeu ou até mesmo sofreu.
Ao final do contrato, ele é capaz de dizer como foi a sua experiência com a corporação por causa das memórias que tem do que experienciou nela.
A employee experience, do inglês “experiência do empregado”, analisa as experiências em todas as etapas da vida de um funcionário na empresa, desde quando ele começa a sentir que faz parte dessa nova família: novos colegas, novos gestores, novos desafios e muito aprendizado, até o seu desligamento.
Etapa de contratação
Uma boa empresa é aquela que contrata funcionários com base na sua cultura e que os recebe bem, além de falar a verdade desde o começo sobre como tudo funciona e o que espera dessa pessoa que está chegando. Portanto, o recrutamento merece atenção.
Ao longo do trabalho
Depois, a empresa segue inspirando os profissionais com a mesma dedicação que fez com que tivessem vontade de trabalhar ali.
Dar espaço para que as pessoas se desenvolvam, ouvir o que elas têm a dizer, disponibilizar treinamentos, dar feedbacks, inclusive positivos, celebrar as conquistas e compartilhar os resultados de forma justa - e as frustrações também, afinal nenhuma empresa é prefeita, a fim de reter profissionais.
Não ignore o desligamento
A maioria das empresas tende a ignorar os motivos pelos quais as pessoas decidem deixar a organização. Acredite: mesmo que o funcionário alegue uma oportunidade salarial melhor que tenha aparecido, ninguém deixa um emprego que realmente gosta.
É muito importante entender os motivos pelos quais as pessoas vão embora, fazendo uma entrevista de desligamento. Nessa conversa podem ser coletadas ideias de melhorias para todo o processo de employee experience, ou EX, como é abreviado.
Como construir uma employee experience eficaz
Uma pesquisa realizada pela GOintegro sobre employee experience na América Latina mostrou que 75% dos líderes de RH consideram entre importante e extremamente importante cuidar da experiência do funcionário, mas apenas 33% das empresas têm uma estratégia para essa área de trabalho.
Contar com um profissional especialista no assunto é fundamental para construir uma employee experience eficaz. Mas, antes disso, existem algumas definições que você deve ter bem claras para realizar a prática com sucesso:
Os seus valores
Qualquer funcionário só trabalha com dedicação e foco em resultados quando o seu propósito está alinhado com o propósito da empresa. Para isso, é preciso ter claro quais são as ações e práticas que a sua organização valoriza.
A sua cultura
Com valores estabelecidos, você também precisa entender se existe química desse novo funcionário com a sua cultura. Qual é a cultura da sua empresa? Será preciso deixar claro o seu posicionamento e como funciona o dia a dia.
Seja transparente com o funcionário, para que somente as pessoas que estiverem preparadas para entrarem na sua cultura permaneçam.
O seu processo seletivo
Assim como no desligamento, é importante medir a satisfação com o seu processo de seleção de talentos. Você tem claro como deve funcionar essa etapa de recrutamento?
Mesmo aqueles que não vierem a fazer parte da corporação ao final do processo, já serão disseminadores da experiência vivida na sua empresa. Então, selecione itens importantes como respeito, transparência e agilidade para esse momento.
O seu onboarding
Seu processo de admissão também deve ser bem executado, porque aqui acontece a chamada identificação com a proposta de valor. É importante não jogar sobre o funcionário uma enxurrada de informações em dois dias e pedir para que ele se vire daqui pra frente.
O onboarding deve acontecer de forma gradual e com atenção ao funcionário. Como você age nessa etapa? Apresenta ele aos colegas, leva para almoçar e entrosar com o grupo, pergunta se as metas e objetivos estão claros, se ele recebeu tudo que precisava para executar seu trabalho? Tenha consideração.
Com esses pilares claros em mente, conte com um profissional qualificado para auxiliar na implementação da EX em todas as etapas da vida do funcionário na sua empresa. Melhores resultados certamente virão. Não sabe onde encontrar esse profissional para consultoria? A Gestaum Lab pode ajudar.
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