As empresas que preenchem os requisitos almejados pelos profissionais e colaboradores são melhor vistas e, portanto, mais procuradas e com maior retenção de talentos. E é aí que entra o employer branding, que trabalha especificamente essa construção positiva da imagem da marca atuando diretamente com ações voltadas para as pessoas que trabalham na empresa.
Antigamente, era comum os profissionais passarem muitos anos em uma mesma organização, até porque isso era sinal de comprometimento.
Hoje em dia, com as maiores possibilidades do mercado e a busca das pessoas por mais qualidade de vida, não fazer uma carreira de muitos anos em uma mesma empresa já não é mais algo mal visto. É natural que o profissional opte por trocar de empresa, inclusive, caso não se sinta satisfeito.
Quando sentem que pode ser melhor trabalhar em outra empresa, os profissionais não pensam duas vezes antes de pedirem demissão, pois o que mais importa é ir em busca daquilo que é melhor para sua vida pessoal e sua carreira.
O que é employer branding
Em inglês, o termo significa algo como reputação da marca do empregador. Não é tão simples quanto parece conquistar o envolvimento das pessoas com o propósito e objetivos da sua empresa. Na verdade, é uma construção que acontece dia após dia e precisa de muita dedicação da empresa para envolver os funcionários, fazendo com que se sintam parte da empresa.
Todo negócio sempre pensa muito em como conquistar clientes, mas muitas vezes esquece que também precisa conquistar seus funcionários. É preciso lembrar que apenas com pessoas engajadas trabalhando na empresa é que o sucesso pleno pode ser alcançado.
Assim, torna-se imprescindível que as pessoas que trabalham com você estejam felizes com o clima organizacional, com as condições de trabalho, suas metas e estrutura.
O employer branding envolve práticas que buscam fortalecer sua marca empregadora, de forma que quem atua internamente mostre ao mercado como é satisfatório fazer parte dessa empresa e, ao ser vista assim, outros profissionais desejem fazer parte também, não só retendo, como atraindo talentos. Mas como fazer isso?
Como fazer employer branding
Para além da imagem diante do mercado, uma estratégia de employer branding bem feita aumenta a produtividade.
Para isso, existem algumas ações que você pode tomar para garantir que os funcionários estarão comprometidos com o seu propósito.
1. Comece com uma boa comunicação
Você já se perguntou se existe transparência na sua empresa? Se você consegue comunicar tudo o que é preciso para que exista um entendimento completo dos seus objetivos?
Falar para seus funcionários sobre o propósito da empresa, onde ela quer chegar, quais os próximos passos para isso, qual o papel de cada para que as metas sejam alcançadas, o que se espera de cada um, com feedbacks e troca de ideias, é essencial.
Uma boa prática é preparar um material completo que forneça informações sobre a sua empresa e a sua cultura. Quais são seus valores, sua missão e visão, traduzidos de forma simples e clara.
Você também deve divulgar o que considera como boas práticas dentro da organização, deve motivar as pessoas a agirem conforme essas diretrizes, além de ter um guia de recrutamento, a fim de captar pessoas alinhadas com sua cultura, bem como treinar seus líderes para atuarem próximos ao setor de Recursos Humanos.
2. Seja atrativo
Será que as propostas que você traz e a forma como interage com sua equipe é atrativa? Porque assim como você tem expectativas quanto à atuação de cada profissional para levar a empresa a atingir bons resultados, os profissionais também têm expectativas quanto à empresa.
Pergunte-se o que você pode entregar para sua equipe que atenda essas expectativas, como agregar valor para as pessoas que toparam vestir a camisa. Será que salário e cargo são os únicos diferenciais?
Você pode fazer uma pesquisa de clima organizacional para descobrir o que seus funcionários têm a dizer, ou simplesmente manter uma caixinha de sugestões em um ponto da empresa para que as pessoas depositem suas ideias de forma anônima, sejam positivas ou negativas, que pode ser lida a cada semana por você e pelos líderes dos setores.
De tempos em tempos, mostre que essas ideias estão sendo ouvidas e tome providências a respeito. Mostre que você se importa com os desejos e necessidades da equipe, oferecendo o que realmente atrai as pessoas. Muitas vezes, as vantagens e benefícios esperados vão além do dinheiro. Descubra!
3. Aposte no marketing digital
Sabia que manter as suas redes sociais atualizadas é uma ótima forma de atrair talentos e manter seus funcionários motivados?
Mostre o dia a dia da empresa envolvendo seus funcionários, com fotos, depoimentos e vídeos. Dê voz às pessoas, para que elas mostrem seu trabalho e sintam orgulho disso.
Você pode fazer uma pesquisa de clima organizacional para descobrir o que seus funcionários têm a dizer, ou simplesmente manter uma caixinha de sugestões em um ponto da empresa para que as pessoas depositem suas ideias de forma anônima, sejam positivas ou negativas, que podem ser lidas a cada semana por você e pelos líderes dos setores.
4. Invista na sua cultura
Muitos gestores menosprezam a efetividade de investir forte na cultura organizacional, mas acredite: isso traz muito resultado e é a maior força de uma empresa de sucesso. A cultura tem a ver com crenças, hábitos e princípios internos, que definem a cara da organização.
Assim como cada um de nós tem uma personalidade, assim é uma empresa com a sua cultura. As pessoas precisam olhar para o seu negócio e entender, tanto quem está fora, quanto quem está dentro, se sua personalidade é formal, descontraída ou neutra. Se o seu negócio fosse uma pessoa, quem ele seria?
Quando a sua cultura é clara para todos, você atrai pessoas que pensam conforme as suas ideias e princípios. Acontece o que chamamos de fit cultural, que é quando um profissional se sente plenamente capaz de se adaptar à sua cultura, quer dizer, deseja e se sente bem com ela!
5. Defina sua EVP - Employment Value Proposition
Traduzindo, defina a sua Proposta de Valor ao Empregado. Quando você tem uma EVP bem definida, fica claro para os profissionais porque trabalhar na sua empresa é uma escolha melhor do que trabalhar em qualquer outra.
Além de pensar nos salários e nas políticas de promoções, você deve apresentar outras vantagens como férias, plano de saúde para funcionários, flexibilidade de horário, quais são as oportunidades de desenvolvimento e se existe um plano de carreira.
Também mostre quais são as práticas de avaliação e feedback e se seu ambiente permite autonomia e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Isso vale ouro: ninguém quer um trabalho que exija abdicar do tempo com a família ou para lazer, isso só reduz a produtividade e afasta talentos.
Faça com que as pessoas que trabalham e desejam trabalhar com você fiquem com brilho nos olhos ao ouvir falar do seu negócio, porque você se compromete a proporcionar um campo promissor e seguro para desenvolverem seu trabalho. Que elas saibam que conforme o desempenho, receberão valorização em troca e apoio na evolução da carreira.
Essas são apenas algumas dicas de como o employer branding pode ajudar a sua empresa a alcançar as metas desejadas e até mesmo superar as expectativas.
Se ainda estiver com dúvida sobre como implementar essa estratégia no seu negócio, contate a Gestaum Lab: nós conectamos você com os melhores profissionais de gestão de negócios e de pessoas do mercado, transformando desafios em grandes oportunidades.
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