Todo colaborador - não importa o ramo de atuação e sua desenvoltura profissional - precisa manter seus conhecimentos atualizados. Por isso, as organizações, da mesma forma, devem buscar por empresas de treinamento corporativo - ou, ainda, fornecê-lo internamente - para manter seus colaboradores qualificados e competentes.
O mercado é competitivo e, por isso, torna-se preciso treinar periodicamente a corporação. Assim, é possível acompanhar o movimento proposto pela concorrência e tornar-se capacitado para se destacar no cenário atual.
Por isso, a resposta não está em quem irá fornecer o treinamento corporativo, mas em como ele será realizado. Portanto, para obter esse panorama, é preciso conhecer, analisar e checar todos os aspectos de uma empresa de treinamento corporativo antes de contratá-la, ok?
Para balizar o processo, confira cinco passos cruciais para escolher a empresa de treinamento empresarial certa para a sua organização.
1. Tenha claro quais são seus objetivos com o treinamento corporativo
Ao planejar um treinamento corporativo para a sua empresa, objetivos devem ser traçados, pois são eles que guiarão a procura por uma equipe qualificada de treinamento, visto que é a empresa contratada que ajudará a organização a atingir os objetivos previamente projetados.
Dessa forma, será preciso que seus objetivos deem match na empresa prestadora do serviço de treinamento corporativo. Assim, é provável que a relação estabelecida perdure e dê frutos.
2. Observe a metodologia de ensino da empresa
O segundo ponto a ser observado antes da contratação do serviço é observar qual a metodologia de ensino da empresa de treinamento corporativo.
Imagine o seguinte: a empresa está de acordo com os seus objetivos, mas sua forma de ensinar é confusa e entediante. Será que vale a pena seguir com a contratação dessa empresa?
É preciso considerar o sistema utilizado para desenvolver, aplicar e medir o treinamento corporativo antes de escolher e contratar a empresa responsável pela aplicação da capacitação. Por isso, antes de seguir com o processo de contratação, conheça a didática e o foco da empresa em questão, certo?
3. Analise a proposta da empresa de treinamento
Qual é o impacto que a empresa de treinamento corporativo pode deixar em sua organização? Ela soluciona um problema em questão ou trabalha a partir de uma estratégia de aplicação que deixa marcas em todo o funcionamento do negócio?
Considere a proposta e, ainda, os cases de sucesso da empresa antes de contratá-la, combinado?
4. Cheque a qualificação dos treinadores
Ok, a metodologia e proposta da empresa é boa e cabe à realidade do seu negócio, mas quanto a quem irá aplicar o treinamento corporativo?
Pesquise o currículo e cheque, portanto, se os treinadores são qualificados para desempenhar o papel decisivo no treinamento de seus colaboradores. É preciso que esses profissionais sejam capacitados e despertem interesse nos participantes, prendendo, portanto, a atenção do público durante o treinamento.
5. Verifique se a empresa de treinamento corporativo utiliza a andragogia
Por último, verifique se a empresa prestes a ser contratada faz uso da andragogia - conceito que rege a educação para adultos. Ou seja, a ciência de orientar adultos a aprenderem. Desta maneira, a metodologia deve estar voltada a conteúdos contextualizados na prática e exemplos reais, certo?
Isso porque o treinamento corporativo não deve ser maçante e nem lúdico demais, é preciso fazer uso da andragogia para proporcionar aos colaboradores uma capacitação significativa e bem sucedida - onde possam identificar um contexto real de aprendizagem.
Por fim, lembre-se de considerar todos os pontos citados e, caso seja necessário, preparar um checklist personalizado para escolher - conforme as necessidades de seu negócio - a empresa de treinamento corporativo ideal para a sua organização.
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