7 dicas para manter uma equipe unida e motivada

Pode-se dizer que o que mantém uma equipe trabalhando unida é a percepção de bem-estar, pertencimento, valorização e companheirismo. Neste artigo, mostraremos como uma equipe pode alcançar este senso de união e trabalhar ainda mais motivada.

Equipe unida

Manter uma equipe unida e motivada de modo constante não é uma tarefa fácil, embora existam medidas que auxiliam neste processo e facilitam o trabalho de gestores e profissionais de RH. E o melhor de tudo é que muitas destas medidas podem ser aplicadas sem custo nenhum.

Inclusive, o único recurso requisitado para aplicar a maioria delas é o tempo. Sim, conservar uma equipe de trabalho unida requer atenção e, mais do que isso, recorrência!

Por isso, neste artigo, trouxemos sete dicas para você manter uma equipe unida e motivada.

Mas, antes, um alerta: nossas dicas não são uma receita de bolo e, além disso, toda empresa é um organismo diferente. Por isso, sinta-se livre para adaptar à sua realidade muitas de nossas recomendações, viu?

Como manter uma equipe unida, motivada e atualizada?

1.  Seja um bom exemplo

Os líderes da empresa devem ser um bom exemplo de trabalho em equipe, para que possam servir como modelo de motivação e união aos seus colaboradores, podendo vir a se tornar uma equipe de alta performance.

Afinal de contas, os gestores de um negócio são os “influenciadores” dentro de uma organização. Ou seja, o comportamento desses profissionais impacta positivamente ou negativamente no clima organizacional do ambiente.

Se a liderança se mostra comunicativa, empática, humana, acessível e entusiasta, a equipe responderá em termos semelhantes. Em outras palavras, o líder de uma equipe deve ser uma espécie de cheerleader, ou, em português, líder de torcida.

2.  Deixe claro a importância de cada membro da equipe

Para ter uma equipe entrosada, em busca dos resultados que você espera, será necessário demonstrar, sempre que necessário, a importância de cada membro. O que acontece é o seguinte: cada profissional deve ser, primeiramente, considerado como indivíduo e, em seguida, como grupo.

A união de uma equipe depende também da valorização individual de cada um. Deve haver a percepção de importância, de pertencimento e utilidade, para então de união e motivação.

Por isso, deixe claro a importância do trabalho de cada um para o resultado final, ok?

3.  Dê feedbacks individuais e coletivos

Seguindo a lógica da dica de número 2, para manter uma equipe unida, motivada e sempre atualizada com treinamentos para os colaboradores, uma rotina de feedbacks individuais e coletivos é demandada. Mas por que feedbacks individuais e coletivos?

A equipe precisa ter conhecimento de como está o seu desempenho como grupo, mas também ter noção de como está seu desempenho como profissional individual. Por isso, é preciso saber como elogiar um trabalho em equipe, mas também como apontar a contribuição de cada membro da equipe para o resultado final.

Agora, em um feedback construtivo, é ainda mais importante separar os pareceres. Afinal, a equipe precisa ouvir um parecer geral, mas cada profissional do grupo deve saber, pontualmente, em que precisa melhorar.

4.  Cuide do clima organizacional da empresa

O clima organizacional de uma empresa é medido pelas percepções e sentimentos que os colaboradores dessa mesma companhia possuem em relação ao ambiente de trabalho.

Em uma empresa em que o clima organizacional é classificado como bom, a união da equipe e a motivação dos profissionais é, consequentemente, estável. Um ambiente propício para o trabalho em grupo e o alcance das metas estabelecidas.

5.  Trace metas alcançáveis

Falando em metas, uma estratégia para manter a equipe unida e motivada é traçar metas alcançáveis. Veja bem, objetivos alcançáveis, não fáceis ou medianos.

Metas reais podem ser cumpridas pelos seus colaboradores, logo, essa sensação de meta cumprida fortalece a união, o companheirismo e a auto-estima do time. Sentimento ideal para iniciar novos projetos, em busca de novos resultados.

6.  Promova interações interpessoais entre a equipe

Uma equipe unida e motivada é uma equipe ativa. Sendo assim, nada de meses a fio proporcionando dias e mais dias de monotonia aos seus colaboradores, viu?

A socialização externa entre os membros de uma equipe é um fator importante para que os profissionais se conheçam, se descubram e se divirtam. As atividades focadas em team building são ótimas para fortalecer a união da equipe.

Ao promover interações interpessoais, além do trabalho cotidiano entre os membros, a equipe pode se conectar de uma maneira diferente e, inclusive, desenvolverem uma relação de amizade, benefícios que podem ser estendidos ao trabalho do dia a dia - mantendo a equipe unida.

7.  Invista em treinamentos para a equipe

Colaboradores motivados são profissionais valorizados, que enxergam futuro no trabalho que desempenham. Por isso, invista em treinamentos para os seus funcionários, inclusive, em capacitações com foco no desenvolvimento do trabalho em equipe.

Demonstre interesse no desenvolvimento profissional das pessoas que compõem o seu quadro de colaboradores e, mais do que isso, acredito nesse processo. Afinal de contas, esse conhecimento será aplicado dentro da sua empresa.

Aliás, essa e outras vantagens, mencionadas neste artigo, confirmam a importância de manter uma equipe unida e motivada.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário