Aspecto fundamental das rotinas administrativas de qualquer empresa, a gestão de equipe reúne estratégias e práticas voltadas para melhorar a performance do quadro de funcionários de cada setor através de uma liderança capacitada e confiável.
O objetivo dessa gestão, quando bem configurada e alinhada com os valores, princípios e metas dos negócios, é garantir que equipes entreguem melhores resultados coletivamente, sem deixar de lado a manutenção do ambiente de trabalho para que o processo seja sempre o mais harmonioso possível.
Para cumprir uma missão tão complexa, o melhor a se fazer é investir em um profissional gabaritado que assuma posição de liderança dentro da corporação e se torne uma referência, além de um dos principais responsáveis por manter o equilíbrio do grupo.
Você se interessa em descobrir como gerir uma equipe da melhor maneira possível? Elaboramos este guia prático com informações indispensáveis para a compreensão do processo e atitudes esperadas de gestores que buscam sucesso na empreitada.
Acompanhe!
Como fazer a gestão de uma equipe?
A gestão adequada de uma equipe precisa ter como base estratégias desenvolvidas pelos diretores da empresa e também por lideranças, a partir de feedbacks e com a ajuda de responsáveis por outros setores, principalmente o de Recursos Humanos (RH).
Essas estratégias envolvem um alinhamento entre as expectativas e os valores de contratantes e contratados e o aperfeiçoamento da comunicação interna – pontos sobre os quais falaremos mais adiante.
Todas elas contribuem com o controle das equipes no geral, bem como das demandas e funções individuais e, ainda por cima, permitem uma visualização mais ampla do funcionamento dos negócios e ajudam no monitoramento dos projetos e de seus resultados.
Diferentemente da gestão de pessoas, que visa orientar cada trabalhador individualmente para melhor posicioná-lo na rotina da empresa, a de um ou mais times tem caráter coletivo e busca, inclusive, unir alguns ou vários deles. Daí a importância de planejá-la com atenção.
Sem estratégias adequadas às necessidades e dos colaboradores, não há controle das equipes e, sem controle, não há uma boa gestão. Então, vamos juntos conferir três práticas fundamentais para você aumentar a produtividade por aí sem sacrificar seus trabalhadores?
Continue a leitura!
3 práticas infalíveis de liderança e gestão de equipes
O controle e a gestão de equipes devem estar ancorados em três aspectos principais, cujas características se complementam. Estamos chamando todos eles de "práticas" neste guia, mas fique à vontade para considerá-los valiosas estratégias também.
Dentro de cada aspecto, existem condições específicas que merecem a atenção dos gestores cujos papéis envolvem manter funcionários sempre em harmonia e aumentar a produtividade.
1. Alinhamento de princípios
É vital para qualquer empresa ter um direcionamento para guiar a evolução dos negócios e esse fator se baseia na definição, por parte dos quadros diretores, da cultura organizacional e das missões, visões e valores do empreendimento.
Uma vez alinhados os princípios, sua aplicação no cotidiano ocorrerá em três passos: definição, transmissão e identificação de divergências.
- Definição: é a hora de "bater o martelo" sobre todos eles e estabelecê-los como base de cada iniciativa e decisão, sob o risco de o negócio não prosperar pela falta de critérios e metas estipulados.
- Transmissão às equipes: é o repasse aos colaboradores dos princípios alinhados e definidos pelo responsável pelas equipes de trabalho, ajudando a construir uma identidade comum a todos.
- Identificação de divergências: deve acontecer quando é visível que alguns trabalhadores não têm valores compatíveis.
Feita essa identificação, caberá aos líderes verificarem a possibilidade de ajustar os valores aos princípios estabelecidos na empresa para manter a equipe unida em torno de um mesmo objetivo.
2. Integração efetiva através da comunicação
Mais uma prática de liderança e gestão de equipes, a comunicação precisa ser transparente para contribuir com a integração entre diferentes setores da mesma empresa. Além disso, deve ser incentivada tanto individualmente quanto no âmbito coletivo.
Essa comunicação acontece da melhor forma possível quando tem uma estrutura que permita um diálogo franco, uma identificação cautelosa de ruídos e quando é pautada por feedbacks.
Estrutura que permita diálogo franco
A cultura da empresa deve favorecer a comunicação entre líderes e liderados, incentivando o compartilhamento de ideias novas e garantindo espaço para que a troca de informações entre equipes aconteça.
Identificação de ruídos
Também é necessário, principalmente para os líderes, saber identificar o que é relevante e essencial para ser partilhado ou informado e as mensagens que geram apenas ruídos e atrasam o andamento dos serviços, sem agregar nada a ninguém.
Feedbacks constantes
Parte do incentivo ao diálogo passa por fornecer feedbacks constantes de relatórios emitidos ou de ideias compartilhadas, pois essa prática ajuda a consolidar a noção da importância dada à contribuição dos funcionários. Você já pediu ou deu um feedback hoje?
Lembre-se: qualquer empreendimento com uma comunicação imprecisa ou cheia de ruídos perde tempo resolvendo problemas criados por equipes que acabam atuando isoladamente e não coletivamente.
3. Liderança capacitada de um gestor de equipes
O terceiro elemento quando falamos sobre estratégias voltadas para a gestão de uma equipe é a contratação de líderes capacitados para exercer esse papel, algo que interfere diretamente nas outras duas práticas anteriores e merece uma atenção especial.
Como o trabalho em equipe pode ser uma tarefa árdua, conciliar indivíduos diferentes em prol de um objetivo comum demanda uma figura de liderança que sirva de referência ao time.
Além disso, funcionários que trabalham sob a supervisão de um líder ficam mais livres para desempenhar suas obrigações.
Entre outros motivos, porque cabe a quem ocupa a principal posição organizar e distribuir tarefas, sanar dúvidas e direcionar demandas do próprio pessoal para os setores responsáveis por atendê-las ou analisá-las.
Vale ressaltar que a função de um líder de equipes engloba múltiplas obrigações e, por isso mesmo, requer certas habilidades exigidas de quem for cumprir esse papel. Descubra adiante quais são as características de um bom gestor.
Qual o papel de um gestor de equipe?
A pessoa que gere uma equipe deve ser um profissional com habilidades bem desenvolvidas e que se complementam – de planejamento estratégico, gestão de conflitos, monitoramento de resultados, etc.
Só assim essa pessoa conseguirá conduzir seu time para um patamar de produtividade cada vez mais alto sem sobrecarregar ninguém.
Suas atribuições vão desde auxiliar na definição de metas e objetivos até delegar funções e verificar o andamento dos trabalhos, promovendo integração entre as equipes, funcionários e diretores do empreendimento.
Planejamento estratégico
Cabe ao gestor colaborar com a administração da empresa na definição do planejamento estratégico que será aplicado no dia a dia. Ele fará isso com base no seu conhecimento dos objetivos do negócio e da capacidade da equipe. Portanto, deverá ter:
- conhecimento administrativo – e estar bem ambientado, adequado às rotinas e ao andamento da empresa, além de ser capaz de fazer uma boa leitura do mercado;
- visão estratégica – recurso que permite ao gestor estabelecer metas que equilibrem ousadia e coerência, pensando nas habilidades individuais dos colaboradores e em como eles atuação em conjunto; e
- capacidade de aprendizado – a habilidade de buscar constante evolução, monitorando inovações nacionais e internacionais e adequando-se às necessidades da empresa.
A combinação desses fatores resulta em um planejamento estratégico o suficiente para que o líder possa comemorar grandes vitórias com o seu time no final do mês ou do ano. Vale investir nela!
Delegação e gestão de tarefas para equipes
Um gestor deve ser capaz de distribuir as tarefas entre os membros da equipe com precisão, além de determinar prazos adequados para o cumprimento das demandas. Para isso, precisa de:
- familiaridade com sua equipe – o que ajudará na obtenção de confiança por parte dos colaboradores, inclusive para conhecer melhor suas habilidades ou limitações; e
- boa gestão de recursos, além de saber gerir pessoas – para distribuir os materiais e o orçamento que estejam disponíveis de acordo com o tamanho e a capacidade de retorno da equipe.
Também caberá ao líder saber como aplicar suas soft skills, como a empatia, se quiser sair vitorioso nos dois aspectos e em outros que ainda estão por vir…
Engajamento da equipe e gestão de conflitos
O ambiente profissional pode se tornar um campo de batalha entre interesses e personalidades diferentes, então, o gestor precisa ser hábil o suficiente para manter o espaço de trabalho saudável e garantir que seu time siga engajado.
As habilidades requeridas para engajamento de equipes e solução ou, ao menos, administração de conflitos, têm uma natureza mais psicológica. Destaque para a inteligência emocional, a capacidade de liderar e a de replicar conhecimento.
- Inteligência emocional: em ambientes de crise, disputas e discussões acaloradas, o gestor deve ser o “adulto na sala” e puxar seu time de volta para os eixos, evitando que os conflitos interfiram no rendimento da equipe.
- Liderança: um dos elementos mais relevantes que caracteriza um bom líder é o de servir como referência e inspiração para a equipe. O profissional deve demonstrar confiança no processo e nas capacidades individuais de cada um.
- Capacidade de replicar conhecimento: um bom coordenador também é aquele que não só é capaz de resolver eventuais problemas, mas que sabe transmitir a seus subordinados o seu conhecimento.
Tudo certo com esses atributos? Então, chegou a hora de verificar de perto se as estratégias implementadas na gestão da sua equipe têm dado resultado.
Monitoramento de resultados
Outra atribuição do gestor é o desenvolvimento e aplicação de métodos para monitorar o andamento e os resultados dos trabalhos do seu time. Para isso, ele deve saber:
- Criar ou aplicar métricas de avaliação de performance: é essencial para o gestor poder aferir se sua equipe está rendendo de acordo com seu potencial, para poder readequar as tarefas distribuídas e dar um retorno satisfatório aos seus superiores.
- Identificar gargalos produtivos e suas causas: saber onde a equipe está falhando é tarefa primordial do gestor, principalmente se a causa é o comportamento de um dos funcionários. O líder deve sempre atuar para resolver o problema e não agravá-lo.
- Coragem na tomada de decisão: com as informações precisas em mãos, cabe ao coordenador tomar decisões embasadas sem prejudicar a equipe e os trabalhos desenvolvidos, como dispensar colaboradores que não se adequam ao time.
Direcionamento de feedbacks
Por fim, um bom gestor é uma ponte entre os seus subordinados (dentro do mesmo time), entre a sua equipe e as outras e também entre o seu time e os quadros diretores do empreendimento.
Portanto, deve ser uma fonte constante de feedbacks, um papel que só consegue exercer quando trabalha sua capacidade de se comunicar profissionalmente e exercita a sua resiliência, ou seja, sua capacidade de superar ou administrar problemas.
Por isso, é sempre bom desenvolver as seguintes habilidades:
- comunicação empresarial – é fundamental aperfeiçoá-la constantemente para expor orientações com clareza e manejar as necessidades da equipe sem prejudicar as metas da empresa; e
- resiliência – significa saber suportar feedbacks negativos, assumindo a responsabilidade pelo time e ajudando o grupo a se reajustar para atender às demandas propostas.
Gestores versáteis e flexíveis ganham ainda mais pontos e se destacam em ambientes tão competitivos como os que conhecemos atualmente.
Quando um profissional age como um verdadeiro líder e trabalha todas essas características importantes, fica até mais fácil para ele fazer o controle de sua equipe, principalmente se puder contar com o apoio da tecnologia!
Enfim, como controlar uma equipe?
Está claro que o controle de uma equipe só acontece corretamente quando há alinhamento de princípios, integração efetiva através da comunicação e atuação de gestores capacitados à frente dela que saibam da importância do papel que exercem.
Dá para perceber a importância de um profissional capacitado para construir uma gestão de equipes que canalize o potencial de cada um de maneira conjunta, alcançando resultados cada vez melhores.
A Gestaum Lab funciona como um marketplace que conecta gestores qualificados com empresas que procuram esses profissionais para elevar o nível da administração da sua organização.
A plataforma também é uma ótima solução para coordenadores que querem se especializar na área de gestão de pessoas ou, ainda, investir na capacitação de seus colaboradores, pois oferece uma ampla gama de cursos e treinamentos de alto nível.
Inclusive, segundo dados da Gallup, especialista em assessoria de gestão para empresas, organizações que investem em Gestão de Pessoas e Educação Corporativa se destacam com uma redução de 81% do absenteísmo no trabalho e 14% de aumento na produtividade de seus colaboradores.
Não fique para trás, contate a Gestaum Lab e leve a administração da sua empresa ou equipe a outro patamar de qualidade.
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