A gestão por competência é uma forma de gerenciar os colaboradores de uma empresa através de seus conhecimentos, habilidades e atitudes - o tripé da competência. Esse tipo de gestão tem como objetivo desenvolver o know-how dos funcionários e alinhar suas aptidões aos objetivos da organização.
Nesse processo, as competências técnicas, comportamentais e funcionais dos colaboradores são analisadas, desenvolvidas e direcionadas às funções que melhor se adequam em busca de uma política organizacional mais eficiente e resultados mais expressivos para a empresa.
Se você está curioso para conhecer mais da metodologia, transformar sua gestão e ainda fazer mais pelos profissionais da sua empresa, chegou a hora de entender como esse processo funciona. Boa leitura!
O que é gestão por competência?
O conceito do modelo de gestão por competência diz respeito ao processo de identificação, análise e gerenciamento dos colaboradores de acordo com os pontos fortes e fracos do perfil profissional de cada um deles.
Porém, mais do que um match entre as competências de um colaborador e o cargo ideal, para que essa relação seja bem-sucedida, esse tipo de gestão também tem como objetivo desenvolver as competências individuais e coletivas dos profissionais.
Por isso, não se trata apenas de analisar e apontar os melhores profissionais com uma quantia exata de competências à determinada vaga, mas entender e categorizar o que é preciso para se destacar no mercado enquanto promove o desenvolvimento dessas competências.
Gestão por competências: exemplos
Esse tipo de gestão é formada por três tipos principais de competências: as técnicas, comportamentais e funcionais.
1. Técnicas
São os conhecimentos específicos e necessários para a atuação de cada profissão. Elas são adquiridas através da capacitação profissional, como graduações, cursos e treinamentos.
Sem as competências técnicas ou hard skills, o profissional estaria incapacitado de desenvolver sua função e, consequentemente, não seria considerado para o cargo. Portanto, antes de qualquer ponto, tenha profissionais aptos e qualificados no seu quadro de funcionários.
2. Comportamentais
Essas competências ditam a forma como cada profissional lidará em diferentes situações cotidianas de trabalho. Elas estão relacionadas às atitudes do colaborador e dizem muito sobre o “jogo de cintura” e resolução de problemas de cada integrante da equipe.
São chamadas também de soft skills e fazem parte da personalidade do colaborador, porém, também podem ser trabalhadas. Elas são importantes para o clima organizacional da empresa e podem ser decisivas para o bem-estar de todo o grupo.
3. Funcionais
Já as competências funcionais dizem respeito às características necessárias para o desempenho de determinada função e variam de cargo para cargo e de nível para nível: organização, comunicação, etc.
Diferença entre gestão de competência e gestão por competência
Enquanto a gestão de competência é focada em cumprir apenas uma tarefa específica, alocando o profissional ideal para determinada função, a gestão por competência tem um impacto mais amplo, refletindo na performance individual e coletiva dos envolvidos.
Ou seja, a gestão de competência tem foco no resultado de uma tarefa, já a gestão de pessoas por competência trabalha para diminuir a discrepância entre o que a empresa espera alcançar e o que cada colaborador pode oferecer para facilitar essa jornada.
Além disso, a gestão por competência pode ser definida como uma decisão estratégica da empresa, não apenas como uma prática do setor de Recursos Humanos, o que norteia a manutenção e a contratação de novos talentos, além de influenciar na cultura organizacional da empresa.
Para que serve a gestão por competência?
Esse tipo de gestão estratégica serve para:
- tornar os processos operacionais mais eficientes;
- alocar os recursos humanos da empresa da melhor forma;
- tornar o processo de recrutamento mais assertivo;
- reter talentos, já que os profissionais se sentem vistos e valorizados;
- melhorar a comunicação interna da empresa;
- alinhar expectativas entre empresa e colaboradores, diminuindo o gap entre o que o negócio espera e o que o profissional tem a oferecer; e
- reformular políticas de treinamento e desenvolvimento de pessoas de acordo com as competências necessárias para os objetivos da empresa.
Por último, a gestão por competência pode ajudar a tornar os objetivos da empresa mais claros e, assim, mais fáceis de serem alcançados, afinal de contas, se você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve, certo?
Quais são os benefícios da gestão por competência?
Assim, pensando em tudo o que você acabou de ler sobre a sua utilidade, podemos dizer que os benefícios da gestão por competência são:
- incentiva a troca de conhecimentos e colaboração entre os funcionários;
- ajuda a reter os profissionais mais talentosos da empresa;
- aumenta a produtividade e os resultados do negócio, uma vez que as tarefas são executadas da melhor forma possível e em um tempo menor;
- melhora o ânimo e o clima organizacional da empresa; e
- torna o recrutamento de novos profissionais mais eficiente.
Por esses motivos aí de cima mesmo é que, sem mais delongas, você confere como funciona e como implementar esse tipo de gestão no seu negócio!
Como funciona a gestão por competência?
Essa metodologia deve ser vista como uma mudança de estratégia da organização, já que otimiza e humaniza a forma de gerir.
Assim, como utiliza os conhecimentos, habilidades e atitudes da equipe em virtude de um objetivo comum, ela também funciona como combustível para potencializar os resultados de uma organização.
Como colocar a gestão por competência em prática?
Para fazer uso do método, vai ser necessário definir, criar um perfil e implementar competências, treinar sua equipe e mensurar seus resultados. Veja o passo a passo!
1º etapa: defina competências
O primeiro passo será definir quais serão as competências necessárias para alcançar as metas da sua empresa, reunindo as habilidades-chaves para ter os resultados desejados.
Ou seja:
- Qual será o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que serão essenciais para sua empresa?
- Quais serão as competências que colocarão o seu negócio em primeiro lugar no seu segmento?
- Quais darão vantagem competitiva e destacarão os seus produtos ou serviços entre os concorrentes?
Se necessário, conte com uma consultoria empresarial para ajudar nessa etapa, ela pode ser indispensável para alinhar as suas ações aos seus objetivos.
2º etapa: crie um perfil para as competências definidas
O segundo passo é escrever uma breve descrição sobre cada competência definida na etapa anterior, ou seja, criar um perfil para cada uma delas, utilizando exemplos práticos sobre sua importância, aplicação e atividades que podem ser úteis para desenvolvê-la melhor.
3º etapa: incorpore as competências no dia a dia da empresa
A partir dos perfis levantados na última etapa, é hora de incorporar as competências definidas nos afazeres diários da empresa. Elas vão ditar a postura dos profissionais contratados e basear o recrutamento de novos talentos para a organização.
Vale lembrar que as competências de cada cargo devem estar de acordo com as necessidades do negócio e não necessariamente com a capacidade atual dos profissionais. Por isso, se for preciso, invista em treinamentos para que sua equipe atinja o nível esperado.
4º etapa: inicie o treinamento da equipe
Com as competências definidas, o treinamento dos profissionais fica mais direcionado, o que diminui a diferença entre a performance de cada colaborador e o que se espera em cada atividade exercida. O ideal é que a equipe seja treinada frequentemente, conseguindo superar suas limitações dia após dia.
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5º etapa: mensure resultados
Por último, mensure os resultados da gestão por competência e, se necessário, aprimore sua estratégia. Essa etapa é importante, pois permite que você olhe com atenção para o que está funcionando e para os pontos que precisam de melhoria.
Quais são as ferramentas da gestão por competências?
São três as ferramentas que podem auxiliar sua gestão por competências. Confira!
1. Programa de incentivo
Essa é uma ferramenta simples que consiste, basicamente, em conciliar os interesses dos colaboradores aos objetivos da empresa. Assim, com base em metas acordadas anteriormente, o profissional maximiza sua produtividade e é recompensado por isso.
2. Mentoring
Para implementar um processo de mentoring na sua empresa, você deve contar com um mentor empresarial que, dentre muitas coisas, vai ensinar, aconselhar e orientar seus colaboradores no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um deles.
Esse processo é uma forma de colocar a experiência de um profissional de sucesso em uso, já que seu conhecimento acumulado em determinada área será transmitido para outros profissionais do mesmo segmento. A técnica é uma espécie de treinamento personalizado.
3. Avaliação 360º
Como o nome sugere, a avaliação 360 graus é medida a partir da opinião do indivíduo sobre si mesmo, da opinião de seus colegas, supervisores, subordinados e até mesmo de fornecedores e clientes.
De modo resumido, essa é uma ferramenta utilizada para medir os conhecimentos, habilidades e atitudes de um profissional. Assim, você tem informações mais humanizadas para avaliar se determinado colaborador ou equipe age de acordo com o que foi estipulado pela gestão de competências.
Anotou tudo? Então, é hora de começar a aplicar esse tipo de gestão na sua empresa. Boa sorte e sucesso!
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