7 habilidades que um líder deve ter

Muito além de um cargo, a liderança é uma postura que pode ser construída. Confira, abaixo, as principais características dos grandes líderes!

Habilidades de um líder

Aposto que você já ouviu falar que determinada pessoa é um exemplo de liderança! Mas você já parou para pensar o que faz de uma pessoa um líder?

Se engana quem acha que o perfil de liderança esteja somente relacionado a cargos de chefia, gestores de empresas ou donos de negócios.

A liderança não diz respeito diretamente a um cargo, mas sim de uma postura pessoal e profissional diante do mundo, das pessoas, dos negócios e dos acontecimentos. Diferentemente de ter subordinados, um líder é aquele que busca aliados.

Pensemos, por exemplo, em uma empresa. O dono pode ser um grande líder, contudo ele também precisa de grandes aliados para manter as atividades em dia. O profissional de logística, o recursos humanos, o financeiro, o setor produtivo, o pessoal da limpeza, absolutamente todos são necessários para que a empresa obtenha os melhores desempenhos e gere bons lucros.

Mas qual é o segredo para que isso aconteça? Independente do tamanho do negócio, do projeto ou do setor de atuação, muito mais do que contratar os profissionais mais capacitados, é necessário engajá-los a jogarem juntos em um mesmo time.

E aí está uma das principais competências de um líder: a capacidade de compartilhar com as pessoas um propósito, de motivá-las a abraçarem a mesma causa e a seguirem juntos em busca dos mesmos objetivos.

Dizem que todo mundo já foi ou algum dia será um líder, mesmo que seja da sua própria carreira. Mas, afinal quais são as habilidades que um líder deve ter? Analisando personalidades dos negócios, da política e os mais variados artigos sobre o assunto, fizemos um compilado de características que vão nos ajudar a responder essa pergunta para você.

1.  Capacidade para treinar e explorar talentos

Abraham Lincoln, ex-presidente dos EUA, dizia que "a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns". E isso tem muito a ver com este tópico.

Um bom líder é capaz de entender que ele não faz nada sozinho e que o crescimento só acontece quando a equipe também se desenvolve.

Por isso, além de buscar pessoas especialistas em áreas de conhecimento que ele não domina, o líder deve ficar atento aos pontos fortes de cada membro da equipe, sabendo estimular seus talentos e tirando proveito de suas competências para o desenvolvimento de todos.

2.  Integridade nas ações e atitudes

Todo líder é um norteador para quem o acompanha. Por isso, agir com honestidade e de forma transparente com a equipe, fornecedores e parceiros, é fundamental.

Afinal, se a cultura da empresa preza pela honestidade, pelo respeito aos outros e pela ética nas ações, o líder deve ser o primeiro exemplo de conduta correta.

3.  Feedback constante

Ter capacidade para reconhecer um bom trabalho é uma grande habilidade, mas também, sempre que necessário, o bom líder deve saber pontuar o precisa ser melhorado.

Realizar reuniões constantes, individuais ou em grupo, para dar retornos sobre os projetos realizados é um caminho essencial para alinhar as expectativas do grupo e manter todos motivados.

Além disso, ao passo que os feedbacks acontecem, os profissionais aprendem um pouco mais e aprimoram o seu trabalho.

4.  Reconhecimento do time

Exemplo reconhecimento da equipe

Valorização profissional é um dos principais motivos que estimulam as pessoas a continuarem em determinada equipe ou empresa. E todo bom líder sabe disso.

Com grande habilidade de lidar com pessoas, ele reconhece a importância de cada membro na equipe, avalia e acompanha o seu desempenho e age quando entende que uma pessoa pode crescer profissionalmente dentro da empresa.

5.  Facilidade para agir e se adaptar

Líderes não costumam ficar parados diante de uma situação complicada ou de imprevistos. Eles costumam agir e buscar soluções para manter sua equipe em atividade e motivada.

Adaptar-se às mudanças, replanejar estratégias, explorar novos mercados ou até mesmo arriscar-se a fazer algo novo são ações de muitos líderes de sucesso.

6.  Visão de futuro e criatividade

Nas empresas de tecnologia e nas startups que surgem a cada dia, percebemos líderes que criaram conexões inusitadas para desenvolver produtos ou serviços até então nunca imaginados.

Líderes normalmente estão atentos aos movimentos do mercado, às formas de consumo e ao comportamento das pessoas. E é nessas percepções que eles encontram os insights para desenvolver projetos inovadores.

7.  Paixão pelo que faz

Gostar do que faz e fazer com otimismo são grandes habilidades comportamentais de um líder. Ele não encara as tarefas do dia a dia ou do trabalho como um fardo, mas sim como um estimulante.

E é essa visão que inspira o seu time a também trabalhar com paixão e vontade de fazer a diferença.

E então, quais dessas habilidades já estão presentes no seu modo de atuar? Lembre-se de que o perfil de liderança 4.0 pode ser desenvolvido com o tempo e todo mundo pode ser um grande líder em algum momento da vida, seja da sua própria carreira seja de um negócio.

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