Habilidades e competências que um líder deve ter

Estar no comando de uma equipe não é tarefa fácil. Por isso, separamos para você algumas dicas de como desenvolver habilidades e competências que todo líder deve ter e como implementá-las na sua rotina.

Habilidades líder deve ter

Toda empresa precisa de uma personalidade que saiba lidar com as pessoas, utilizando-se de habilidades técnicas e comportamentais de líderes, com o objetivo de ajudar os integrantes do time a alcançar objetivos em comum.

Nada é mais importante para um líder do que assumir responsabilidades pela equipe e saber ouvir e auxiliar as pessoas.

Sabendo disso, o que é necessário para desenvolver essas competências para atingir os objetivos em comum e auxiliar a sua equipe?

Separamos para você, detalhadamente, quais as mais importantes habilidades que um líder deve ter e dicas de como desenvolvê-las.

Quais as competências e habilidades de um líder

1.  Comunicação

No topo da nossa lista, a maior habilidade de um líder: saber se comunicar. Afinal, a pessoa responsável pelo desempenho de toda uma equipe deve saber se comunicar com ela, não é mesmo?

Saber comunicar de maneira clara e assertiva é um passo muito importante para que a equipe possa desempenhar as tarefas da melhor forma possível. Além disso, ser receptivo e acatar sugestões da sua equipe também faz com que os funcionários estejam mais confortáveis para colaborar com o time.

Por isso, demonstre interesse em escutar sua equipe. Sorria quando possível e se mostre disponível para auxiliar. Afinal, a habilidade de lidar com as pessoas é essencial em um líder, e comportamentos amigáveis fazem com que a sua equipe se sinta mais à vontade para falar abertamente com você.

2.  Entrosamento

Quase como uma consequência da boa comunicação, um bom entrosamento da sua equipe depende do quão aberto é o líder em relação a novas idéias.

Já se perguntou se a sua equipe se sente segura em compartilhar sugestões com você?

Estar aberto a ouvir opiniões e incentivar o crescimento da equipe faz parte das habilidades comportamentais de um líder. Mas o que se pode fazer para entrosar melhor a sua equipe?

As dinâmicas de grupo são exemplos de atividades criativas que podem auxiliar no desenvolvimento interpessoal do seu time. Procure por dinâmicas que exercitem a confiança dos integrantes nos colegas — e participe também! Aliás, o líder faz parte da equipe e não deve se isolar dela.

3.  Conhecimentos técnicos

Em todas as funções, dentro de uma empresa, é necessário ter os conhecimentos técnicos para exercê-las. No entanto, além disso, o líder é responsável por analisar os conhecimentos e habilidades da sua equipe, a fim de propor as melhores capacitações e treinamentos para melhorar cada vez mais o desempenho do setor.

Desenvolver suas habilidades técnicas como líder permite que você possa antecipar eventuais desafios e crie planos de ação para combater problemas e saiba como executá-los.

Além do mais, já pensou em quais conhecimentos você possui e gostaria que a sua equipe também desenvolvessem?

Ser líder é crescer em conjunto com seu time para que uma meta comum seja atingida. Compartilhar conhecimentos, corrigir e orientar seu time permite que vocês cresçam juntos.

4.  Responsabilidade

Assumir responsabilidade pela sua equipe é uma das mais importantes competências. Lembre-se que errar é parte do processo, e por esse motivo a comunicação é tão importante.

Ao delegar tarefas, certifique-se de que a mensagem foi entendida corretamente por todas as pessoas pois, como você é o líder, também é o responsável por elas e pelos eventuais erros que possam ser cometidos.

Uma boa tarefa para desenvolver a responsabilidade em sua equipe é promover uma reflexão após cada tarefa realizada, em especial com aquelas que deram errado, perguntando ao funcionário o que ele faria para resolver a situação em uma próxima oportunidade.

5.  Adaptabilidade

Ser o líder não significa que você está sempre certo ou que a receita do sucesso é permanecer como está. E é por essa razão que a adaptabilidade está entre as habilidades que um líder deve ter.

Estar pronto para novos desafios com inteligência emocional e técnica para resolvê-los são características pertinentes a pessoas adaptáveis, e definitivamente qualidades a se admirar em um líder.

Em uma situação cotidiana, a adaptação pode começar por ouvir e entender melhor aquela proposta do seu funcionário em relação a determinado projeto. Que tal, após analisar a viabilidade da sugestão, mudar um pouco os ares e engajar com o seu time em uma ideia nova?

6.  Inspiração

Um bom líder é capaz de inspirar seu time. Ninguém melhor para representar uma equipe do que alguém em quem se espelhar, não é mesmo?

Por isso, arregace as mangas e ponha nossas dicas em prática. Escutar sua equipe, estar aberto a novas idéias e compartilhar seus conhecimentos com o time faz com que o ambiente de trabalho se torne mais entrosado e cada vez mais agradável para todos os envolvidos.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário