Hierarquia de cargos na empresa: como fazer?

Descubra por que uma estrutura organizacional sólida é o alicerce de um negócio bem-sucedido. Saiba como criar uma hierarquia de cargos que vai maximizar a eficiência, promover a comunicação e impulsionar o crescimento.

Gestora delegando funções e definindo papeis com dois colaboradores

A hierarquia de cargos em uma empresa é, geralmente, definida por um organograma no qual todas as funções e posições são distribuídas em ordem decrescente e quem está “acima” acaba tendo maiores responsabilidades relacionadas à gestão e liderança de pessoas.

Essa hierarquia representa uma “cadeia” de comando, comunicação e responsabilidades em uma organização e funciona como uma maneira de sinalizar, de forma clara e transparente, a quem é atribuído mais ou menos poder.

É esse desenho que define também a remuneração e o plano de carreira dos trabalhadores, desde o CEO até o estagiário, isso porque uma hierarquia de cargos na empresa deixa claro quem toma as decisões estratégicas e quem as executa na prática.

Mas não pense que o organograma se resume a estabelecer níveis de autoridade!

Ela também deve determinar o funcionamento do fluxo de informações e decisões na corporação, esclarecendo coisas como:

  • quem deve ser informado quando o estagiário cometer um erro significativo;
  • com quem um funcionário pode contar quando tiver uma dúvida sobre a operação; ou
  • quais colaboradores decidem sobre a implementação de novos processos.

Agora, como fazer um bom organograma e por que ele é tão importante? Descubra todas as respostas para esses e mais questionamentos neste artigo!

O que é hierarquia no trabalho ou hierarquia organizacional?

A hierarquia organizacional é um sistema que busca estabelecer uma estrutura clara de autoridade e responsabilidade dentro de uma empresa. Com ela, os cargos de todos os funcionários são dispostos em diferentes níveis e cada um tem um grau específico de influência.

A partir da definição de uma hierarquia empresarial, ficam estabelecidos também os direitos, deveres e limites de cada colaborador, como acontece a comunicação entre pessoas e equipes e quem coordena todos os departamentos.

Esse sistema costuma funcionar de formas bem parecidas no dia a dia de organizações país afora, como você vê no tópico abaixo.

Como funciona a hierarquia de cargos dentro de uma empresa?

A hierarquia de cargos administrativos – e mesmo daqueles não administrativos – funciona a partir de um esquema de subordinação sucessiva, ou seja, os indivíduos nos cargos mais elevados detêm poder sobre quem se encontra abaixo deles e cada colaborador responde sempre a quem se encontra no nível acima do seu.

Dessa forma, seria como se o estagiário respondesse ao auxiliar, que respondesse ao assistente, que respondesse ao analista, que respondesse ao gerente e assim por diante, até chegar ao diretor-geral ou presidente da organização.

Essa divisão é essencial para a fluidez da comunicação interna e para cada colaborador executar, da melhor forma possível, as tarefas para as quais foi contratado.

Um desenho hierárquico bem estruturado também pode reduzir problemas relacionados à desorganização e ao acúmulo de responsabilidades ou delegações inadequadas, já que todos os trabalhadores sabem a quem reportar em caso de necessidade.

E, para a engrenagem corporativa funcionar sem travas, é preciso estabelecer, com bastante clareza, quais são os cargos que compõem os níveis hierárquicos do negócio.

Ah, antes, também vale a pena compreender com clareza o que é exatamente o tal do “nível hierárquico”!

O que é nível hierárquico?

Vários níveis hierárquicos juntos compõem uma hierarquia profissional e você pode considerá-los, portanto, camadas de autoridade dentro de uma corporação, estabelecidas para garantir a distribuição eficaz de tarefas e responsabilidades.

Imagine que a estrutura organizacional da sua empresa é uma arquibancada de estádio de futebol, em que cada degrau possui suas próprias características, funções e remunerações, contribuindo para o funcionamento e a organização geral do lugar.

Quanto mais alto o degrau, mais autoridade e responsabilidade vai ter quem estiver nele e, em geral, quem ocupa os espaços mais distantes do campo tem a visão do cenário na totalidade. Esses postos costumam ser dos tomadores de decisões estratégicas que afetam toda a organização.

Ainda na arquibancada, embora um pouco abaixo das posições superiores, estarão também os gerenciadores, que monitoram as tarefas realizadas pelas equipes nos níveis mais perto do campo.

Por outro lado, quanto mais perto do gramado estiver o degrau, mais próximo o indivíduo pertencente a ele estará da operação. São esses os cargos executores das decisões definidas nos degraus superiores.

Nessa analogia, o CEO da empresa, assim como o presidente do clube, fica no camarote. Já os colaboradores de base, como o treinador e os jogadores, diretamente envolvidos com o desenrolar da partida, ficam na grama.

Essa representação fica ainda mais visível ao tratar dos três principais níveis hierárquicos que devem ser considerados na hora de desenhar o organograma funcional.

Qual é a hierarquia de cargos mais comum nas empresas?

Estratégico, tático e operacional: esses são os níveis hierárquicos de cargos que costumam compor uma organização.

Confira, abaixo, um resumo simples de em qual nível se encaixa cada cargo.

Hierarquia de cargos nas empresas
Cargos estratégicos ● Presidente(s)
● Diretor(es)
● Gestor(es)
● Sócio(s)
● Chefe(s)

Aquelas posições que dão nome à siglas como CTO, COO, CFO e por aí vai.
Cargos/departamentos táticos ● Marketing
● Finanças
● Recursos Humanos
● Desenvolvimento de produto

Dentre outros similares.
Cargos operacionais ● Prestadores de serviços
● Responsáveis pela produção, no caso de produtos

Aqueles cujas atividades são delegadas por pessoas nos cargos estratégicos ou, geralmente, táticos.
 

Toda a “escada” pode ser dividida de várias formas e, consequentemente, em algumas empresas ela deixa de ser uma escada propriamente dita, tornando-se uma pirâmide, um círculo ou até uma linha. Entenda adiante!

4 tipos de organogramas para hierarquia empresarial

Para desenhar melhor os degraus da sua organização, é possível usar quatro diferentes tipos de organograma: em pirâmide, horizontal, circular ou linear.

1.  Pirâmide

Se você considerar a hierarquia como uma pirâmide, encontrará os presidentes e diretores da empresa no topo, ou seja, aqueles com os cargos de nível estratégico vão estar acima do restante. Esse grupo de tomadores de decisão será o menos volumoso da hierarquia.

Descendo na pirâmide, no meio do caminho, estarão os profissionais de nível tático, que recebem diretamente as ordens do nível estratégico e devem desdobrar as operações específicas de cada área. Aqui, entrarão os gerentes, coordenadores e supervisores.

Por último, ficará o grupo mais volumoso, que compõe a base da pirâmide: analistas, assistentes, técnicos e estagiários, que, juntos, formarão o nível operacional.

Em estruturas verticais como essa, também pode existir a chamada “divisão horizontal”, ou seja, o posicionamento de mais de um profissional no mesmo patamar.

Desenho conceitual de hierarquia com cargos em pirâmide, onde o topo é o cargo de comando e à baixo formam-se ramos dividindo os setores. Cada setor segue o mesmo padrão até a base onde se encontram os cargos de menor valor dentro da hierarquia

A pirâmide é o tipo de organograma mais utilizado em empresas mais tradicionais.

2.  Horizontal

Basicamente, a diferença deste modelo para o que você viu anteriormente é que, nele, a pirâmide hierárquica está “deitada de lado”. Ou seja, os cargos de nível estratégico são representados em caixinhas mais à esquerda, enquanto os operacionais ficam à direita.

Todos os colaboradores, exceto o(a) CEO, estão no mesmo nível e respondem para a mesma pessoa – justamente quem está no comando. Perceba no desenho!

Desenho conceitual de hierarquia com cargos em modelo horizontal, onde o lado esquerdo mostra o cargo de comando e à direita formam-se ramos dividindo os setores. Cada setor segue o mesmo padrão até a lateral direita onde se encontram os cargos de menor valor dentro da hierarquia

A relação de trabalho nesse esquema é definida pelos traços que conectam cada uma das funções à cabeça principal da empresa.

3.  Circular

Neste formato, quanto mais ao centro estiver o cargo, mais estratégico ele será. Os níveis táticos e operacionais aparecem representados ao redor, em cores diferentes.

Desenho conceitual de hierarquia com cargos em modelo circular, onde o cargo de maior valor estratégico fica no centro, rodeado por outros círculos. Quanto mais afastado do centro, menor o valor estratégico dentro da hierarquia

O organograma circular é uma alternativa à estrutura hierárquica tradicional e apresenta vantagens como comunicação mais direta e aberta entre líderes e liderados, senso de empoderamento entre os membros da equipe (já que todos têm um papel mais ativo nas decisões e processos) e agilidade na tomada de decisões.

4.  Linear

O desenho, neste caso, é uma tabela na qual as linhas correspondem às tarefas do dia a dia, e as colunas representam os cargos distribuídos conforme nível hierárquico, da esquerda para a direita, da seguinte maneira:

diretor → gerente → coordenador → analista → assistente → estagiário

A última coluna, à direita, é reservada para a legenda que define quais atividades devem ser executadas, bem como a função de cada pessoa em cada atividade.

Desenho conceitual de hierarquia com cargos em modelo linear, formando uma tabela, onde os cargos são dispostos na linha superior e as atividades são distribuídas na coluna da esquerda. Na linha inferior vê-se uma legenda designando uma figura para cada ação. A tabela e preenchida com a figura correspondente a ação que o cargo hierárquico pode desempenhar.

A estrutura linear permite que as tarefas sejam distribuídas de forma que facilitem a gestão por competência e avaliação de desempenho. Esse formato é particularmente eficaz em organizações maiores, nas quais a estrutura hierárquica é crucial para manter a ordem e a eficiência.

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando qual dessas é a melhor forma de organizar a hierarquia de cargos na sua empresa, então, dá uma olhada na próxima dica para montar um organograma de equipes de alta performance!

Como fazer hierarquia de cargos na empresa?

Comece sua organização respondendo à seguinte pergunta: quais são os setores essenciais para o funcionamento do seu negócio? Você pode começar distribuindo a empresa entre marketing, comercial e financeiro.

Depois, cabe criar novos departamentos, considerando as particularidades existentes por aí!

Quando souber quais as divisões necessárias para que a sua “máquina continue girando”, terá chegado a hora de mapear os cargos indispensáveis a cada setor. Nesse ponto, também devem ser definidas as atribuições de cada pessoa e o perfil ideal para cada cargo.

Outro ponto de atenção para o momento do planejamento do organograma deve ser a saúde financeira da empresa. Por esse motivo, a criação de um plano de cargos e salários tem papel fundamental na definição da estrutura hierárquica e deve vir logo depois dos passos mencionados acima.

Quer evitar correr riscos?

Todo esse processo não é brincadeira e errar na hora de definir uma hierarquia empresarial pode custar caro, por isso, o mais recomendado para montar um organograma eficiente e que favoreça o sucesso dos negócios é contar com a ajuda especialistas, por meio de uma consultoria empresarial.

Esse é um investimento que poupa tempo e otimiza recursos, já que existem profissionais com décadas de experiência em Gestão de Pessoas prontos para orientar você na criação do melhor modelo de organograma possível, de acordo com a realidade da sua empresa. Experimente!

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário