Como fazer o levantamento de necessidades de treinamento na equipe (LNT)

Já se perguntou como planejar os próximos treinamentos da sua equipe? O levantamento de necessidades de treinamento, também conhecido pela sigla LTN, é um passo fundamental no planejamento estratégico de desenvolvimento da sua empresa.

Levantamento necessidades treinamento

Para fazer o levantamento de necessidades de treinamento (LNT) da sua equipe, a melhor alternativa é se utilizar de um questionário de levantamento de necessidades de treinamento. Além disso, você pode conversar com líderes dos setores, realizar avaliações de desempenho e observar a equipe num todo.

Estar atento às necessidades da sua equipe para que ela possa crescer é uma tarefa fundamental que o RH de uma empresa deve exercer. Por isso, a Gestaum Lab separou algumas dicas para ajudar nesse levantamento de necessidades de treinamento da sua empresa.

O que é LNT ou levantamento de necessidades de treinamento?

É uma ferramenta que identifica, por meio de pesquisas, questionários ou observação, o que sua equipe precisa aprimorar em uma próxima capacitação.

Como fazer o levantamento de necessidades de treinamento

Há algumas maneiras de fazer esse levantamento de necessidades de treinamento e o ideal é que você analise e decida qual funciona melhor no perfil da sua empresa.

Dá uma olhada em como começar a levantar opções:

1.  Converse com os supervisores ou chefes de setor

Essa é uma ótima opção para organizações que têm, além do gerente geral, um supervisor de setor. Assim, você consegue conversar com o chefe de cada área específica e perguntar o que precisa ser melhorado no setor.

2.  Utilize as sugestões da avaliação de desempenho

É comum sobrar um espaço para sugestões ou dicas para próximos treinamentos na avaliação de desempenho da equipe. Por que não aproveitar esse espaço para ouvir seus funcionários quanto ao tema da próxima capacitação?

3.  Pergunte ao seu funcionário que está se desligando

Parece estranho, não é mesmo? Mas quem melhor do que aquele funcionário que está se desligando da empresa para dizer o que é preciso melhorar ou qual tipo de treinamento oferecer?

4.  Observe sua equipe

Se a sua equipe não é muito grande e você tem a chance de ficar de olho nos funcionários e observar seus pontos fracos, aproveite-se disso para planejar temas para futuros treinamentos que possam melhorar o desempenho do seu time.

5.  Elabore um questionário

Fácil, prático e direto, o questionário é a melhor ferramenta para observar o que a sua equipe precisa aprimorar, pois os funcionários fazem uma autoavaliação e baseiam suas respostas em necessidades próprias de aprendizagem.

Para que serve o levantamento das necessidades de treinamento

É por meio do LNT que a temática a ser abordada na próxima capacitação pode ser decidida. Esse recurso evita repetições ou treinamentos que não seriam aproveitados pela equipe, isso porque identifica os setores em que o seu time pode estar apresentando falhas ou déficits.

Afinal, é comum que as equipes apresentem dificuldades em determinadas áreas ou até mesmo precisem de treinamento de capacitação para atualizar os conhecimentos que já possuem.

Questionário de levantamento de necessidades de treinamento

Como falamos, a melhor forma de levantar as necessidades de treinamento de uma equipe é através de um questionário. Assim, os funcionários podem responder diretamente ao que consideram necessário abordar em uma próxima capacitação.

Você já se convenceu disso, mas não sabe nem por onde começar na hora de montar um questionário de levantamento de necessidades de treinamento? Veja esses exemplos que separamos para ajudar você.

Exemplo de questionário de LNT

Muitas perguntas podem ser incluídas no levantamento de necessidade de treinamento, mas é importante que você tenha em mente que a avaliação será feita de acordo com seus funcionários e as funções que eles desempenham, ou seja, fatores já existentes na sua empresa.

Então como aprimorar as habilidades e o desempenho dos seus funcionários com base nas suas funções?

Separamos algumas dicas de perguntas para colocar no questionário de levantamento de necessidade de treinamento. Nesse modelo, o espaço para respostas é aberto, pois é muito importante verificar as ideias e necessidades da equipe.

A partir delas, é possível entender, muitas vezes, detalhes que podem passar sem serem notados no dia a dia.

Modelo de Questionário de Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)

Modelo levantamento necessidade treinamento

Além desse questionário, é importante que você realize uma avaliação de treinamento posterior à capacitação oferecida. Esse tipo de retorno é importante para saber se você está oferecendo o treinamento necessário para o crescimento da sua equipe e quais as métricas de performance dos funcionários.

Por fim, na hora de aplicar o questionário, você pode permitir que o funcionário não se identifique, isso pode influenciar em algumas respostas e fazer com que a resposta seja mais sincera.

Afinal, por mais que a sua empresa tenha um ambiente super descontraído e amigável, o funcionário pode se sentir intimidado ao responder perguntas sobre os seus líderes, e é importante estar aberto a receber críticas quanto aos supervisores, já que eles precisam de treinamentos periódicos também.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário