Visão, missão e valores: saiba como definir

Desenvolver a missão, visão e valores da sua empresa é uma maneira de inspirar, motivar e engajar seus colaboradores. Aprenda sobre o conceito desse tripé e como defini-lo.

Missão visão valores

Definir a missão, visão e valores da empresa é dar um sentido ao negócio, deixando claro aos colaboradores qual o propósito, a lógica de funcionamento e o objetivo final a serem alcançados.

Estabelecer este trio faz com que a empresa possua um direcionamento estratégico e diferenciado, de modo a atrair colaboradores motivados e engajados.

E exatamente por isso é preciso determinar um tripé autêntico, em vez de procurar modelos prontos que não auxiliam no propósito da sua empresa e tampouco na busca por resultados positivos.

Saiba que uma das funções desse conjunto é atribuir identidade ao negócio, com base nos ideais, nas atitudes, comportamentos e nas relações da empresa com os seus clientes.

O que é missão, visão e valores de uma empresa?

Basicamente, é um conjunto de propósitos reunidos em prol do futuro da empresa, guiando-a na construção de planejamentos estratégicos e decisões importantes.

Isso porque ficam conhecidas a razão de existência da empresa, onde a companhia pretende chegar e, principalmente, quais os princípios que servem de base para a construção desse futuro.

Dessa forma, a missão, visão e os valores servem como um direcionamento, auxiliando os gestores a decidirem quesitos do dia a dia que tragam o resultado desejado.

É importante ressaltar que nenhum desses conceitos precisam ser extremamente elaborados, bastando trazer consigo o significado simples e objetivo de cada proposta.

O que é missão?

É o que define a empresa, demonstrando interna e externamente o que a organização tem a oferecer e especialmente o que a difere de outras empresas do mesmo segmento.

Resumidamente, é o DNA empresarial, aquilo que define qual o trabalho oferecido, ou seja, por qual motivo os clientes devem reconhecer o seu negócio.

Seja por proporcionar facilidade, praticidade ou organização ao cliente, a sua identidade deve ser definida na missão e deve ser repassada aos seus colaboradores de maneira assertiva.

Isto é, sempre que um novo projeto for criado, é fundamental que os funcionários levem a missão como ponto de partida.

Para auxiliar na criação, busque responder às seguintes perguntas:

  • Por qual motivo a empresa foi criada?
  • O que a empresa faz?
  • Quem são os possíveis clientes?

Por último, evite usar expressões muito comuns ou que tragam a ideia de plágio de alguma outra empresa.

O que é visão?

Ao contrário da missão, que não muda, a visão pode ser reescrita a qualquer momento. Isso porque esse conceito é criado para estabelecer um objetivo que deve ser alcançado em um determinado período.

Sendo assim, é possível alterá-la de acordo com o momento em que a empresa está e deve servir de inspiração e aspiração para os colaboradores.

Isto é, deve aspirar os funcionários a quererem chegar a algum lugar ou a se tornarem “algo” e inspirá-los mostrando o porquê de valer a pena atingirem o que foi estabelecido.

Pode-se dizer que a visão é um retrato detalhado do futuro, mostrando o lugar que a empresa pode chegar oferecendo seus produtos de acordo com a sua missão e respeitando os seus valores.

Para ajudar no desenvolvimento, os envolvidos devem responder às seguintes questões:

  • Onde a empresa quer chegar?
  • O que queremos nos tornar?
  • Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?
  • Para qual direção os colaboradores e os diretores devem caminhar?
  • Qual o objetivo final?
  • O que queremos construir?

Na construção, procure não utilizar adjetivos vagos, como, “ser o melhor da região”, por exemplo.

Algo muito abstrato acaba desmotivando e desencorajando os colaboradores que, por vezes, acabam não acreditando na visão da empresa e, por isso, não batalham em prol do crescimento.

O que são valores?

De uma maneira geral, os valores são os princípios que regem as ações e os comportamentos de todos os envolvidos com a empresa e que devem ser seguidos por todos os colaboradores.

É interessante que a sua criação seja elaborada em conjunto com o quadro de funcionários da empresa.

Constrói-se, em média, de cinco a seis valores, que devem ser seguidos à risca, como se fossem mandamentos da empresa, os quais não podem ser quebrados ou desviados.

Para isso, cria-se valores da seguinte maneira:

  • claros e bem específicos;
  • publicizados para toda a empresa, clientes e sociedade; e
  • obrigatórios, ou seja, que sejam seguidos por todos, inclusive pelos cargos mais altos.

Como definir a missão, visão e valores?

Primeiro, saiba que esses pilares podem ser criados e utilizados por qualquer organização, independentemente do seu porte ou ramo de serviço.

Comece a definir primeiro a missão. Para isso, é fundamental saber o motivo pelo qual a sua empresa foi criada, assim, será possível criar estratégias e planejar o funcionamento adequado.

Uma boa missão deve esclarecer qual o benefício gerado para o seu público-alvo, isto é, esclarecer que a empresa não foi criada somente para desenvolver um produto, mas, sim, para ofertar um benefício aos seus clientes.

Depois, construa a visão do seu negócio, estabelecendo metas e objetivos que devem ser cumpridos nos próximos anos, elevando a empresa e fortalecendo seu crescimento no mercado.

Considere que a visão deve ser criada de acordo com a empresa e que não deve ser oferecida ao público, pois faz parte das informações internas e devem servir para motivar os seus funcionários.

Por último, defina os seus valores, esses devem ser seguidos detalhadamente por todos os envolvidos.

Exemplos de missão, visão e valores

Confira a missão, visão e os valores de algumas empresas famosas e inspire-se!

1.  Missão

Avon: ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto realização das mulheres no mundo todo.

Fiat: desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e possuam orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

3M: Solucionar problemas ainda não solucionados.

McDonald's: servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.

Ambev: Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.

Vale: Transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.

2.  Visão

Vale: Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta.

Google: Ser referência mundial em inovação e organização de conteúdo, agregando conhecimento e bem estar à sociedade.

3M: Ser reconhecida como a empresa mais criativa do mundo.

Nike: Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas.

Toyota: Crescer de forma sustentável seguindo os princípios Toyota de gestão, tornando-se referência em qualidade e atendimento, consolidando a marca no mercado local e regional, realizando o melhor atendimento, mantendo acima de tudo a alegria, harmonia e satisfação no ambiente organizacional.

3.  Valores

Coca-Cola: Inovação, liderança, responsabilidade, integridade, paixão, colaboração, diversidade, qualidade.

Vale: Agir de forma correta, a vida em primeiro lugar, valorizar quem faz a nossa empresa, crescer e evoluir juntos, cuidar do nosso planeta e fazer acontecer.

Nike: empresa inovadora, que proporciona modernidade, atendendo, assim, a necessidade do público.

Apple: meio ambiente, responsabilidade dos fornecedores, inclusão e diversidade, acessibilidade, privacidade e educação.

Adidas: apaixonados, autênticos, comprometidos, honestos, inovadores e inspiradores.

E então? Sentiu-se mais inspirado para construir os pilares que vão levar sua empresa ao sucesso? Com esse tripé bem construído, você garante que seus colaboradores sempre terão um norte a seguir rumo à construção de uma empresa de renome. Mãos à obra!

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário