Employer branding é uma técnica utilizada para resolver diversos problemas empresariais investindo em uma só frente: a reputação empregadora. Isso acontece quando a organização possui uma relação de qualidade com seus colaboradores, refletindo-a na percepção positiva que o mercado tem da marca.
Pode parecer confuso, mas é mais simples do que parece. Trata-se de um conjunto de ações que busca proporcionar uma experiência positiva para o empregado, construindo uma imagem de local de trabalho propícia através disso.
Mas, fique tranquilo, pois neste artigo esclarecemos todos os detalhes sobre o assunto e, de quebra, damos algumas dicas para você melhorar a imagem da sua empresa.
O que é employer branding?
Ao pé da letra, significa, a marca do empregador ou marca empregadora, sendo definida, comumente, como um conjunto de técnicas, estratégias e ações que geram um impacto positivo sobre a marca, tornando a empresa um local de trabalho reconhecido e requisitado.
A lógica é simples: a forma como você trata seus colaboradores influenciará na maneira como terceiros enxergam a sua empresa, principalmente, profissionais de alto nível que podem se juntar ao seu time em um futuro breve.
Pense que a estratégia de employer branding da sua empresa pode funcionar como um imã para atrair novos talentos, sem deixar que aqueles que já fazem parte da sua equipe permaneçam e sintam-se encorajados a continuarem.
Qual é a importância de fortalecer sua marca empregadora?
Fortalecer essa estratégia é importante em diversos pontos. Afinal de contas, estabelecer uma relação saudável com os colaboradores, investindo em uma política de valorização daqueles que estão na linha de frente da empresa é uma premissa básica para ter autoridade e reputação no mercado.
O alvo, nesse tipo de abordagem, são os colaboradores e não os clientes finais. No entanto, pode-se dizer que ao fortalecer a sua marca empregadora você tem resultados em efeito dominó, pois são essas pessoas que constroem sua marca e possuem contato direto com os consumidores.
Desse modo, o marketing orgânico é consequência, visto que a valorização desses colaboradores agrega valor intangível à marca, característica em falta no mercado, tornando a sua empresa ainda mais atrativa aos olhos dos profissionais de alto nível, sendo excelente para retenção de talentos.
Assim, é possível dizer que, além do aumento da produtividade da equipe, fortalecer o employer branding da empresa é uma maneira de reduzir custos com a seleção e recrutamento de novos talentos, pois a empresa torna-se um ímã para profissionais de alta performance.
Quais são os objetivos do employer branding?
- Atrair e reter talentos.
- Reduzir custos de recrutamento.
- Aumentar o número de indicações.
- Realizar marketing orgânico.
- Aumentar as vendas.
Como fazer employer branding?
Antes de tudo, responda: como elevar o nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa? A resposta dessa pergunta deve funcionar como um guia para você planejar a sua estratégia, ok?
Porém, tenha sempre em mente que fortalecer a sua marca empregadora não é sobre investir em ações isoladas, mas em um conjunto de iniciativas e que construir a sua employer branding é um processo, um projeto de longo prazo, que deve ser cultivado diariamente.
Employer branding é sobre reputação e como o público interno e externo vai olhar para a sua empresa. Portanto, fortaleça a sua marca tendo como base os valores que compõem o seu negócio. Seguindo essa receita, não tem como dar errado.
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