O que é employer branding e qual sua importância?

Construir a sua marca empregadora, ou melhor, a sua employer branding, é mais importante do que você imagina! E, neste artigo, você descobre o porquê.

O que e employer branding

Employer branding é uma técnica utilizada para resolver diversos problemas empresariais investindo em uma só frente: a reputação empregadora. Isso acontece quando a organização possui uma relação de qualidade com seus colaboradores, refletindo-a na percepção positiva que o mercado tem da marca.

Pode parecer confuso, mas é mais simples do que parece. Trata-se de um conjunto de ações que busca proporcionar uma experiência positiva para o empregado, construindo uma imagem de local de trabalho propícia através disso.

Mas, fique tranquilo, pois neste artigo esclarecemos todos os detalhes sobre o assunto e, de quebra, damos algumas dicas para você melhorar a imagem da sua empresa.

O que é employer branding?

Ao pé da letra, significa, a marca do empregador ou marca empregadora, sendo definida, comumente, como um conjunto de técnicas, estratégias e ações que geram um impacto positivo sobre a marca, tornando a empresa um local de trabalho reconhecido e requisitado.

A lógica é simples: a forma como você trata seus colaboradores influenciará na maneira como terceiros enxergam a sua empresa, principalmente, profissionais de alto nível que podem se juntar ao seu time em um futuro breve.

Pense que a estratégia de employer branding da sua empresa pode funcionar como um imã para atrair novos talentos, sem deixar que aqueles que já fazem parte da sua equipe permaneçam e sintam-se encorajados a continuarem.

Qual é a importância de fortalecer sua marca empregadora?

Fortalecer essa estratégia é importante em diversos pontos. Afinal de contas, estabelecer uma relação saudável com os colaboradores, investindo em uma política de valorização daqueles que estão na linha de frente da empresa é uma premissa básica para ter autoridade e reputação no mercado.

O alvo, nesse tipo de abordagem, são os colaboradores e não os clientes finais. No entanto, pode-se dizer que ao fortalecer a sua marca empregadora você tem resultados em efeito dominó, pois são essas pessoas que constroem sua marca e possuem contato direto com os consumidores.

Desse modo, o marketing orgânico é consequência, visto que a valorização desses colaboradores agrega valor intangível à marca, característica em falta no mercado, tornando a sua empresa ainda mais atrativa aos olhos dos profissionais de alto nível, sendo excelente para retenção de talentos.

Assim, é possível dizer que, além do aumento da produtividade da equipe, fortalecer o employer branding da empresa é uma maneira de reduzir custos com a seleção e recrutamento de novos talentos, pois a empresa torna-se um ímã para profissionais de alta performance.

Quais são os objetivos do employer branding?

  1. Atrair e reter talentos.
  2. Reduzir custos de recrutamento.
  3. Aumentar o número de indicações.
  4. Realizar marketing orgânico.
  5. Aumentar as vendas.

Como fazer employer branding?

Antes de tudo, responda: como elevar o nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa? A resposta dessa pergunta deve funcionar como um guia para você planejar a sua estratégia, ok?

Porém, tenha sempre em mente que fortalecer a sua marca empregadora não é sobre investir em ações isoladas, mas em um conjunto de iniciativas e que construir a sua employer branding é um processo, um projeto de longo prazo, que deve ser cultivado diariamente.

Employer branding é sobre reputação e como o público interno e externo vai olhar para a sua empresa. Portanto, fortaleça a sua marca tendo como base os valores que compõem o seu negócio. Seguindo essa receita, não tem como dar errado.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário