Plano de cargos e salários: guia prático de como fazer

Entenda como organizar o plano de cargos e salários da sua empresa, deixando claro para todos as funções e atribuições existentes em cada posição e os requisitos necessários para promoções.

Plano de cargos e salários

Estruturar um bom plano de cargos e salários é fundamental para realizar uma gestão de pessoas eficiente em qualquer empresa e, para elaborá-lo, você precisa avaliar cargos atuais, criar uma nova estrutura salarial e de promoções e fazer pesquisas de mercado.

Também é importante considerar custos antes de bater o martelo sobre ele e, só então, apresentá-lo aos funcionários e documentá-lo, deixando-o acessível para todos os colaboradores.

Nós sabemos que nem sempre é fácil começar a pensar sobre um plano como esse. Então, pensando em ajudar você na tarefa, criamos um guia completo trazendo sua importância e seus objetivos, bem como dicas para implementá-lo em seu negócio a fim de atrair e reter talentos.

Garanta competitividade salarial em relação ao mercado e incentive o desejo de crescimento dos colaboradores. Descubra como!

O que é um plano de cargos e salários?

Um plano de cargos, carreiras e salários é um instrumento de gestão estratégica de pessoas usado nas empresas em prol da atração e retenção de talentos e também para incentivar que os funcionários tenham interesse em crescer dentro de suas áreas.

Esse plano estabelece regras de promoções e aumento de salários, fixando os requisitos necessários para que o profissional evolua na organização.

Assim, é um plano claro e preciso sobre até onde cada profissional pode chegar e o que precisa fazer para alcançar novos níveis, com desenho de atividades, estabelecimento de responsabilidades e definição de competências necessárias para a atuação em cada cargo.

Podemos comparar o plano de cargos com um jogo de videogame, em que o jogador deseja chegar a uma nova fase, mas só o fará depois de cumprir determinadas missões ou metas.

É através dele que os funcionários conhecem suas perspectivas de crescimento dentro da empresa, suas atribuições, os resultados esperados e o conhecimento e habilidades que precisam adquirir para avançar.

Para que serve um plano de cargos e salários?

A importância de um plano de cargos e salários está em aumentar o engajamento e a motivação dos profissionais da empresa, atraindo novos talentos e retendo aqueles que já atuam no negócio.

Além disso, quando você define de forma clara as funções e os próximos degraus que serão percorridos pelos colaboradores durante os próximos meses, o seu setor financeiro também consegue prever custos e isso facilita decisões a serem tomadas no futuro.

Por fim, o plano também ajuda a:

  • evitar que um funcionário tenha a sua função desviada e faça mais do que deveria ou realize atividades que estão fora de suas atribuições;
  • evitar que um funcionário fique desocupado ou sem funções durante o expediente;
  • valorizar os profissionais que realizam um bom trabalho e estão em constante aprendizado;
  • otimizar os processos de recrutamento e seleção, evitando que a empresa gaste dinheiro contratando pessoas que não sejam completamente adequadas às vagas; e
  • equilibrar o clima organizacional, já que cada pessoa ocupa exatamente o cargo correspondente às suas competências e aptidões e é desenvolvido um relacionamento mais transparente entre empresa e empregados.

É tão bom quando ninguém se sente desvalorizado ou tem dúvidas sobre seu papel onde trabalha, não é? Com isso em mente, já podemos apontar os principais objetivos do plano de cargos e salários. Continue a leitura para conhecê-los.

Quais os objetivos do plano de cargos e salários?

Como você viu até aqui, o principal objetivo desse tipo de planejamento é "classificar" os funcionários de uma empresa segundo suas aptidões e talentos, adotando uma política de remuneração justa e adequada à função desempenhada por cada um.

Outros objetivos têm relação com a organização dos setores financeiro e de RH e da gestão de pessoas como um todo:

  • estabelecer uma descrição exata de cargos e atividades existentes dentro da empresa;
  • documentar todos esses cargos, atividades e descrições, deixando a documentação acessível aos colaboradores;
  • estabelecer com precisão quais são as posições ocupadas e as vagas disponíveis e quais as responsabilidades de quem está nelas;
  • tornar mais claras as atividades exercidas por cada colaborador, bem como o que se espera deles; e
  • definir também o que os profissionais precisam fazer se quiserem ser promovidos de forma justa e regras para essa promoção.

Agora, veja como implementá-lo na prática!

Como fazer um plano de cargos e salários?

Para ter um plano de cargos e salários, você vai precisar seguir algumas etapas: avaliar cargos existentes na empresa, criar uma nova estrutura salarial, realizar pesquisas de mercado, considerar custos, apresentar o plano aos funcionários e documentá-lo.

Essas etapas estão descritas no tópico abaixo.

Quais as fases de implementação?

Agora que você já sabe o que é, a importância e os objetivos de fazer um plano de carreira na sua empresa, apresentamos detalhes sobre as suas fases de implementação para que você possa começar a organizá-lo hoje mesmo. Vamos a eles!

1.  Avaliação dos cargos atuais

Você só vai conseguir começar a estruturar o plano de cargos e salários do seu negócio depois de fazer um levantamento de todos os cargos que já existem nele atualmente, definindo as responsabilidades e atividades de cada um.

Procure organizar esses cargos conforme a área de atuação de cada colaborador e por ordem de importância para a empresa: isso vai ajudar a visualizar e definir quais funções merecem destaque quando comparadas com outras.

Para ter certeza de que não deixou nada para trás, crie questionários e realize entrevistas com cada profissional, pedindo a eles que ajudem na descrição das atividades. Pense que esse processo ajuda também a corrigir possíveis acúmulos ou desvios de função.

Enfim, defina como devem ocorrer as transições de um cargo para o outro e aproveite a oportunidade para avaliar a quantidade de profissionais realmente necessária para que cada setor funcione de forma efetiva.

Nesse desenho, pode ser até que você descubra que precisa realocar, contratar ou desligar pessoas! Feito isso, trace uma estrutura salarial nova.

2.  Criação de uma estrutura salarial nova

Depois de fazer uma avaliação completa dos cargos atuais e ter um organograma da sua estrutura de pessoas, reúna-se com lideranças da empresa para, juntos, determinarem as responsabilidades e tipos de competências profissionais de cada cargo.

Essa determinação resultará na definição de uma hierarquia entre cargos, que deve sempre levar em consideração a complexidade das atividades: quanto mais complexas forem as tarefas de um cargo, mais competências o profissional precisará ter.

Cargos estratégicos para a empresa terão maior valor nos negócios e, consequentemente, precisarão ser melhor remunerados. Além disso, exigem mais conhecimento e agregam mais responsabilidade a quem os ocupa.

A partir desse raciocínio, será possível criar uma estrutura salarial nova adequada às funções dos colaboradores.

Depois de criada a estrutura salarial:

  • aponte quais são os requisitos para que um profissional avance na hierarquia de cargos;
  • determine uma frequência para que os requisitos sejam verificados, a fim de que ninguém fique sem sair do lugar por mais tempo do que deveria;
  • escolha os responsáveis por fazerem essa verificação; e
  • insista na transparência e comunique os planos aos funcionários para que eles se sintam motivados e continuem treinando e estudando.

Quando não existirem vagas para todos ou em caso de dúvidas sobre quem escolher, oriente os líderes a usarem relatórios de desempenho ou contarem com softwares de gestão de pessoas capazes de mostrar, em números, quais são os funcionários ideais para cada novo cargo.

3.  Pesquisas de mercado

Nessa etapa do desenvolvimento de plano de cargos e salários, dê uma olhada nos valores que a concorrência está pagando para seus profissionais e nos cargos que existem ou deixaram de existir em empresas que atuam no mesmo setor que a sua.

De nada adianta você criar um plano com salários mais baixos se a concorrência, de modo geral, paga salários mais altos do que os praticados pela sua empresa. Isso porque, mesmo com muito planejamento e regras estabelecidas, você facilmente perderá funcionários.

O salário importa e pode ser decisivo para a sua estratégia de retenção de talentos.

Pesquise, ainda, os benefícios além do salário que são oferecidos em outras organizações, levando em conta que os profissionais pesam tudo isso na hora de definir por ingressar ou permanecer em uma empresa.

Talvez você não precise elevar os salários, mas oferecer mais vantagens para que o profissional diga sim à sua proposta ou decida ficar onde está.

Se não estiver muito fácil conseguir as informações da concorrência, um site interessante para acompanhar como anda a remuneração do mercado é o Glassdoor. Ele é um banco de dados com milhões de avaliações de empresas, incluindo relatórios de salários e benefícios.

Ah! Aproveite o tempo de pesquisas e reflexões também para considerar custos antes de seguir em frente.

4.  Consideração de custos

Você já fez pesquisas de mercado para entender o que é atrativo para quem chega e para quem trabalha na organização. Mas se não puder arcar com os valores dos novos salários, precisará repensar o seu plano de cargos conforme o que der para pagar.

Sendo assim, na hora de definir esse valor, mapeie quanto cada profissional custará por mês à empresa e pondere se o seu financeiro terá condições de arcar com os custos. Use tudo o que traçou até aqui dentro do seu novo planejamento de cargos como base para fazer essa ponderação.

É assim que você consegue entender quais cargos têm maior relevância para o negócio, remunerando mais aqueles que trarão mais resultados e acabar com a ideia de "subir" alguém de cargo por "gosto pessoal".

Agora, apresente as novas metas e definições às pessoas mais importantes nisso tudo: os funcionários.

5.  Apresentação do plano aos funcionários

Com o plano finalizado em mãos, apresente todos os pontos aos funcionários:

  • hierarquia;
  • cargos;
  • responsabilidades;
  • o que se espera de cada função;
  • o que é preciso fazer para subir de cargo; e
  • quem fará essa avaliação.

Acima de tudo, mantenha a transparência a respeito do plano e reafirme que, todos os que preencherem os requisitos necessários para cada cargo superior, terão plenas condições de alcançá-lo.

Não se esqueça de colocar o plano no papel.

6.  Documentação do plano

Além de apresentar o plano aos colaboradores, certifique-se de que ele esteja documentado com todos os detalhes, para que não existam dúvidas quando as transições acontecerem ou deixarem de ocorrer.

Lembre-se que o arquivo contendo o plano de cargos e salários deve estar disponível a todos e ser de fácil acesso e que, sempre que alguém desejar consultá-lo, não poderá ter dificuldades em encontrar as informações.

Estimule a sua leitura por parte dos colaboradores que já trabalham na empresa e daqueles que estão chegando, fazendo com que ele seja parte da integração de novos funcionários.

Para que o plano funcione, é preciso que todos estejam a par das regras, das responsabilidades e de até onde podem chegar.

Caso tenha dúvidas durante o processo, procure uma consultoria empresarial especializada em cargos, salários e carreira, para dar à você o suporte necessário. Não deixe de implementar essa ferramenta poderosa por aí: temos certeza que ela trará ótimos resultados!

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário