Um programa de mentoria empresarial tem como objetivo aproveitar o conhecimento dos profissionais mais experientes da empresa para desenvolver outros profissionais da equipe. Assim, o mentor é responsável por orientar seus mentorados a partir de sua própria bagagem: conhecimento e vivências.
O mentoring é utilizado para fornecer aquilo que nenhum treinamento ou capacitação oferece: a experiência de anos de carreira em uma determinada área de atuação, abordando situações que, por vezes, o conhecimento teórico não abrange. Apenas o conhecimento prático - the know how.
Em outras palavras, a abordagem tende a disseminar o conhecimento do mentor entre o público interno, buscando desenvolver as habilidades de todos os envolvidos, fortalecer o clima organizacional entre profissionais de gerações diferentes e reduzir custos com treinamentos externos.
Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Neste artigo, você confere:
• O que é um programa de mentoria empresarial?
• Qual é a importância de um programa de mentoria nas empresas?
• Como implementar um programa de mentoria?
Vamos lá?
O que é um programa de mentoria empresarial?
É uma espécie de tutoria e aconselhamento, em que a experiência do mentor empresarial será de grande valia para o desenvolvimento dos colegas mais jovens e o processo é benéfico tanto para ele quanto, especialmente, para o mentorado.
O profissional com maior experiência aprende uma nova habilidade (ensinar), enquanto o aprendiz é preparado para lidar com situações práticas e objetivas que não são detalhadas nos livros. Com isso, todos os envolvidos e, principalmente, a empresa ganha como um todo.
Qual é a importância de um programa de mentoria nas empresas?
Como mencionado no tópico anterior, esse tipo de programa revitaliza o clima organizacional da empresa onde é aplicado. Afinal, a importância da figura dos profissionais mais experientes é enfatizada e os profissionais mais jovens valorizados.
Por isso, além dos resultados óbvios como o aumento da produtividade da equipe, com o desenvolvimento e encorajamento dos profissionais envolvidos, os talentos da sua empresa são retidos, sendo mais fácil, a partir de então, atingir outros objetivos da organização.
Aliás, essa prática pode ser utilizada para diversas finalidades, como preparar profissionais para cargos de liderança, desenvolver equipes multifuncionais e reduzir custos com treinamentos externos - visto que o incentivo à educação é feito por profissionais da própria empresa.
Como implementar um programa de mentoria?
1. Tenha claro o objetivo da mentoria
Saiba de antemão qual é o objetivo do programa, pois sem ter um objetivo claro na mente do organizador, ele pode ser um desastre. Por isso, defina o objetivo da capacitação. Será capacitar novos líderes? Aproveitar a experiência dos mentores e disseminar conhecimento? Reter talentos?
Ou, ainda, outro objetivo? Anote aí no seu bloco de notas e vamos para o próximo passo, ok?
2. Avalie o desempenho inicial dos participantes
Como preparar o programa de mentoria sem saber “a que pé anda” o desempenho dos participantes? Mentores e mentorados? Coletar essas informações será de grande valia para medir os resultados lá na frente.
Portanto, avalie o desempenho inicial dos participantes e defina as métricas que serão utilizadas para mensurar o programa de mentoria empresarial depois de aplicado.
3. Organize a equipe de suporte
Além de escolher os mentores e mentorados e prepará-los, será necessário escolher e capacitar um grupo de pessoas para supervisionar a aplicação do programa. Essa equipe será responsável por apoiar e facilitar a interação entre os participantes e ajudá-los durante todo o processo.
4. Planeje como será a mentoria
Bem-vindos ao passo mais importante desse guia: planejar todos os detalhes do programa. Para ficar mais fácil, pegue seu bloco de notas e anote os pontos que deverão ser definidos nesse momento:
- quais serão os critérios para escolher os participantes;
- quais serão os critérios para escolher os pares (mentores e mentorados);
- quantos pares serão formados;
- qual será o plano de trabalho aplicado em cada interação;
- qual será o tempo de duração da mentoria;
- quais serão os meios de comunicação utilizados; e
- qual será o método utilizado para avaliar a mentoria empresarial.
5. Escolha os mentores e os mentorados
Para escolher os mentores e os mentorados, lembre-se do conceito básico desse tipo de mentoria: os mentores, profissionais com mais experiência na área, auxiliam os mentorados, colegas mais jovens que precisam aprimorar um conhecimento, habilidade ou função.
Depois disso, selecione primeiramente os mentorados, os profissionais que deverão ser beneficiados dentro do programa. Essa é a forma mais fácil de selecionar os mentores, seus pares.
Em seguida, escolha os mentores, aqueles profissionais que deverão cumprir as necessidades dos mentorados e, consequentemente, da empresa.
Além disso, não esqueça de dedicar uma atenção especial no treinamento dos participantes. Ou seja, capacite os mentores, ensinando estratégias didáticas para que compartilhem seu conhecimento da melhor forma possível e prepare os mentorados, para que aproveitem o máximo o momento de formação.
6. Forme as duplas participantes
Esse passo é muito importante, pois seu sucesso está totalmente relacionado com a química entre os participantes. Em outras palavras, será necessário identificar os perfis que mais se assemelham antes de sair formando as duplas que trabalharão juntas.
Para isso, é possível contar com o apoio de formulários e entrevistas, buscando formar parcerias que se identifiquem em seus modos de comportar e pensar, potencializando, assim, os benefícios da troca de aprendizado.
7. Meça os resultados do programa
Por último, avalie os resultados. Lembra das métricas estabelecidas no tópico dois? Então, esse é o momento de utilizá-las para realizar um antes e depois. Afinal de contas, tão importante quanto aplicar o processo de mentoria é mensurar seus resultados.
Além disso, pergunte-se: quais são os relatos dos participantes? O programa atingiu seus objetivos? Vale a pena reaplicá-lo futuramente? Essa análise será bem-vinda no momento de medir como foi a sua mentoria.
Como você leu, esse tipo de treinamento é uma estratégia excelente para ampliar o conhecimento de seus colaboradores e, assim, atingir com mais facilidade seus objetivos empresariais.
Mas, atenção, sua implementação deve ser feita com cautela, seguindo os passos mencionados, de outro modo, sua aplicação pode ter efeitos rebotes e comprometer o bem-estar empresarial, ok?
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