Como planejar um Programa de Treinamento Corporativo

Planejar, criar e montar um programa de treinamento corporativo pode trazer ótimos resultados para a empresa. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre planejamento para você!

Planejar treinamento corporativo

Funcionários com uma boa bagagem de experiência e conhecimento produzem resultados positivos para a empresa.

Entretanto, para chegar a este nível, a empresa precisa trabalhar o incentivo ao colaborador, com o objetivo de melhorar suas habilidades.

É primordial oferecer programas de treinamentos corporativos a todos para que as habilidades sejam aprimoradas e o colaborador possa demonstrar seu talento de forma produtiva.

Afinal, treinamento corporativo significa exatamente isso: capacitações presenciais ou online, com o intuito de educar e aperfeiçoar as habilidades individuais, de acordo com a função exercida.

Vale ressaltar que todos poderão participar desta mentoria, seja o funcionário direto ou os líderes dos setores, afinal de contas, conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

Mas, antes de esclarecer sobre como montar um planejamento eficaz para obter bons resultados, vale conhecer as vantagens e os benefícios que o treinamento corporativo pode trazer para a empresa.

Benefícios e vantagens do treinamento corporativo

Para que estes benefícios sejam alcançados, é necessário que todo o processo de treinamento corporativo seja bem planejado e executado com total competência.

Algumas vantagens são:

  • melhoria na comunicação interpessoal das equipes;
  • atualização do profissional;
  • aprendizado de novas rotinas e habilidades, que serão inseridas na rotina de trabalho;
  • aumento da produtividade;
  • inovação das ideias para que novas negociações possam ser fechadas;
  • aprimoramento da capacidade para trabalhar em equipe;
  • aperfeiçoamento das preparações de feedbacks; e
  • melhora no sentimento de pertencimento à empresa, através da motivação.

Agora que você conhece as vantagens, é importante saber como planejar de forma eficiente para que os resultados sejam alcançados e as soluções encontradas sejam duradouras.

Diagnóstico empresarial

Comece descobrindo as “dores” da empresa, ou seja, as prioridades. A pergunta que pode auxiliar a obter esta informação é:

Quais são as insuficiências que acarretam problemas, diminuindo a produtividade da empresa?

Para conseguir esta informação, é fundamental ter uma boa análise sobre a avaliação de desempenho empresarial dos últimos meses. Além de utilizar a avaliação do consumidor perante os serviços organizacionais.

Com base nestes dados, o treinamento pode ser produzido de maneira mais eficiente, assegurando melhores resultados para a empresa.

Diagnóstico do colaborador

Incentive os demais colaboradores a entenderem a importância de um treinamento corporativo para a empresa. Assim que todos compreenderem, mostre como este método será aplicado de acordo com a realidade de todos.

Um programa de treinamento corporativo precisa ser montado em cima da estratégia do negócio e das necessidades dos funcionários e, para isso, é preciso conhecer as carências destes colaboradores.

Por isso, montar um formulário com quatro perguntas básicas pode auxiliar o seu planejamento.

  1. Quais são os desafios do negócio no curto e médio prazo?
  2. Diante disso, quais as necessidades dos nossos profissionais?
  3. Como um treinamento pode ajudá-los?
  4. Esta capacitação será desenvolvida para algum setor específico ou será baseada nas carências gerais?

Com as respostas destas perguntas, é possível entender quais ferramentas serão utilizadas e qual a abordagem fundamental para ser trabalhada, garantindo assim uma solução duradoura para cada deficiência.

Metas e resultados

Com as informações anteriores reunidas, faz parte do planejamento organizar quais as metas e os objetivos devem ser alcançados após o treinamento.

Ou seja, é importante saber quais são os resultados esperados, o que deve mudar após o treinamento com relação a produção, produtividade e desenvolvimento.

Se o objetivo for aumentar as vendas, estipular que sua equipe aumente a porcentagem no mês seguinte à capacitação pode ser um exemplo de meta a ser estabelecida. Vale lembrar que estes objetivos devem ser possíveis de serem cumpridos.

Conteúdo

Após os diagnósticos anteriores e as metas estabelecidas, é preciso relacionar estes dados entre si, para poder definir qual será o assunto escolhido para a capacitação, configurando-se como a base para o treinamento.

O conteúdo, portanto, deve conter todas as necessidades e todos os objetivos a serem cumpridos. E, então, trazer soluções, conhecimento e táticas para aumentar as habilidades dos envolvidos.

Além de assuntos práticos, relacionados ao crescimento, produtividade e desenvolvimento, por exemplo, também podem ser elaboradas palestras com o intuito de motivar os colaboradores e os líderes. Desta forma, a capacitação terá um conteúdo mais vantajoso.

Implementação

Depois de definir e planejar a parte teórica do seu planejamento, é essencial montar a parte prática como, por exemplo, a necessidade de organizar o horário em que seja realizado o treinamento, para que não atrapalhe a execução dos afazeres.

A empresa deve fornecer todo o material necessário para que a metodologia possa ser desenvolvida sem nenhum contratempo.

Isto porque a metodologia pode ser desenvolvida a partir de aulas em vídeo, dinâmicas em grupo, apresentações de trabalhos - e isso tudo requer determinadas tecnologias ou materiais específicos que devem ser oferecidos aos colaboradores.

Conhecimento financeiro

O último passo para o seu planejamento é ter total conhecimento sobre o custo deste programa de treinamento corporativo.

Para que o treinamento não traga prejuízos financeiros e realmente traga bons resultados, é preciso estudar o mercado que oferece estes cursos, treinamentos e desenvolvimento de habilidades.

Lembre-se de que esta tática de capacitação pode ser desenvolvida pela própria empresa, de forma totalmente independente.

Entretanto, o aconselhável é que este serviço seja terceirizado, contratando uma empresa especializada em treinamento corporativo para oferecer um conteúdo exclusivo, desenvolvido por especialistas e baseado nas necessidades da empresa contratante.

Outro método que pode ser estudado pelo seu baixo custo financeiro, são os treinamentos realizados através de plataformas EAD, ou no popular, plataformas online de ensino.

Por que buscar por uma assessoria para montar um treinamento corporativo?

Para obter os resultados necessários e de qualidade, é preciso que todas as informações empresariais estejam alinhadas com a metodologia, além de que este material precisa ser desenvolvido com atenção, conhecimento, competência e zelo.

Depois de montar o planejamento, você e a empresa responsável por executar este programa deverão escolher os temas para o treinamento corporativo e, juntos, encontrarem soluções eficientes fundamentadas na boa metodologia e na busca por excelentes resultados.

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