5 Tipos de Liderança e quando cada uma funciona melhor

Conheça os tipos de liderança e como cada estilo pode impactar no desenvolvimento e na eficiência da sua equipe.

Estilos de liderança

O sucesso de uma equipe depende, principalmente, de uma boa liderança. Isto é, a forma que o profissional lidera o seu grupo influencia diretamente nos resultados da organização.

Veja a seguir, os tipos de liderança e quais as consequências que cada um costuma gerar no grupo. Mas antes, vamos entender melhor o que significa ser um líder. Acompanhe na leitura.

O que é Liderança

Liderar, geralmente, é ter a capacidade de ajudar um grupo de pessoas a alcançar seus objetivos e metas da forma mais eficaz possível. Motivando, facilitando e organizando o trabalho da equipe.

No passado, muitas pessoas acreditavam que ser líder era uma qualidade inata ao sujeito, como um dom, que vinha da personalidade de cada um. Hoje, estudos mostram que isso não é verdade.

Liderar pode até depender do perfil ou da predisposição do sujeito, porém, na verdade, o cargo está mais relacionado ao aprendizado e aos estudos que o profissional teve.

Esses conhecimentos e a trajetória do profissional podem implicar em um perfil de liderança específico, mas que pode ser desenvolvido, aperfeiçoado ou, mesmo, modificado, de acordo com os objetivos.

Por isso, entender bem os diferentes estilos pode ser uma ótima ferramenta para saber qual a melhor forma de liderar a sua organização.

5 Modelos de Liderança e seus impactos

Acompanhe agora, os diferentes perfis de líder e quais resultados cada um deles pode gerar.

1.  Líder Autocrático ou Coercitivo

Esse é um tipo mais tradicional e visto como ultrapassado por muitos profissionais. É o clássico chefe que dita as regras, de forma que ninguém pode opinar ou trazer ideias. Apenas o líder ou gestor toma decisões e dita ordens.

Funciona?

Apenas em curto prazo. A longo prazo, os colaboradores se desmotivam e as regras e ordens passam a não serem cumpridas. Pode funcionar em momentos de crise, quando não há alternativa e é necessário que todos reajam rapidamente.

Quais os impactos?

O grupo pode se tornar totalmente dependente do líder, com pessoas desmotivadas, de baixa criatividade e até mesmo produtividade, devido ao desgaste emocional de apenas cumprir ordens.

2.  Líder Afiliativo

Essa é a liderança que valoriza o indivíduo e os laços emocionais. Com base nisso, busca criar harmonia entre os membros da equipe, colocando as pessoas e as relações em primeiro lugar.

É o tipo de líder que cria um sentimento de pertencimento e confiança, gerando motivação e compromisso entre os colaboradores. Contudo, acaba dando poucos feedbacks construtivos ou conselhos, o que pode fazer com que grupo não saiba como melhorar o desempenho.

Funciona?

Sim. É ideal para melhorar o clima ao longo do tempo ou para motivar o grupo em situações de estresse.

Quais os impactos?

A curto prazo, pode haver uma baixa produtividade, devido a falta de maturidade do grupo, no entanto, quando o líder consegue trabalhar a motivação do jeito certo e dar feedbacks construtivos, os liderados tornam-se mais confiantes e capacitados para gerir seus próprios resultados.

3.  Líder Democrático

Os líderes democráticos são aqueles que estão abertos às sugestões. Dessa forma, consideram a opinião de todos antes de tomarem as suas decisões, pois se importam com o bem-estar do time.

Esse perfil busca motivar e estimular o desenvolvimento dos colaboradores, além de prezar pelas boas relações, proporcionando que as decisões sejam tomadas por meio de debates e aprovações conjuntas.

Funciona?

Apenas em equipes com o nível de maturidade alto e com uma organização eficiente para que a tomada de decisões não se torne muito lenta, devido a democratização de ideias.

Quais os impactos?

Os profissionais geralmente tornam-se mais responsáveis e produtivos, já que recebem mais atenção e são valorizados. Contudo, os processos decisórios podem ser muito lentos e algumas tarefas podem sair do controle.

4.  Líder Coach

A liderança coaching foca no desenvolvimento das pessoas e nos resultados. O líder coach é capaz de identificar, treinar e desenvolver as habilidades de cada um, estimulando a autoconfiança e o crescimento profissional.

Pode parecer que esse tipo visa apenas os números, no entanto, seu foco maior é no aumento de performance de seus liderados, gerando uma verdadeira equipe de sucesso.

Funciona?

Sim, mas deve haver uma organização disposta a investir em capital humano, para que as pessoas realmente se sintam reconhecidas e valorizadas. Também é necessário profissionais maduros e dedicados.

Quais os impactos?

Os membros do time tornam-se mais comprometidos com os resultados, gerando uma maior performance do grupo e um desenvolvimento contínuo de cada profissional.

Contudo, exige mais tempo do líder para o desenvolvimento da sua equipe e, caso os membros não estejam dispostos a se dedicar, o trabalho pode ser comprometido.

5.  Líderança Situacional

Este é um método de como aplicar a liderança, pois é uma combinação dos outros quatro modelos, de acordo com o nível de maturidade e desempenho de cada funcionário. O líder poder agir conforme a situação, de forma criativa e flexível.

Desse modo, é capaz de lidar com diferentes liderados e de resolver problemas inusitados, conforme a situação ou momento.

Funciona?

Sim, mas necessita de um gestor realmente capacitado e que saiba analisar muito bem uma situação. Caso contrário, pode se perder e não saber qual postura deve ter diante de algum problema.

Quais os impactos?

Os colaboradores podem se tornar mais produtivos, motivados e maduros, já que as decisões são tomadas com base em cada situação e tendem a não prejudicar o trabalho ou os funcionários.

Entretanto, o grupo fica dependente do líder para tomar decisões, pois não há um padrão de processos, gerando uma burocracia maior.

Qual estilo de liderança escolher?

Todas as opções têm suas vantagens e desvantagens e necessitam de um bom gestor para aplicá-las. O ideal é analisar o perfil da organização e quais são os objetivos.

De modo geral, a opção autocrática é recomendada apenas em casos específicos e nunca por um tempo longo. As outras dependem dos conhecimentos e capacidade do líder, assim como do grau de maturidade dos colaboradores.

Lembrando que o líder não é o único responsável pelos resultados da equipe, existem diversos outros fatores, que vão desde problemas técnicos até um ambiente de trabalho agradável.

E aí, você se identificou com algum estilo? Já sabe qual a melhor liderança para sua organização?

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário