Para potencializar os resultados da empresa e atingir o mais rápido possível o sucesso, é importante investir em treinamentos e capacitações para os funcionários.
Sabemos que o verdadeiro desenvolvimento de um profissional acontece no ambiente de trabalho, onde ele pode receber orientações para se tornar cada vez melhor.
Quando falamos em treinamentos, demonstramos o quanto são essenciais e devem acontecer de forma constante - e não apenas no momento de nova contratação ou mudança de setor de um colaborador.
Para que haja um crescimento efetivo da empresa é preciso que o funcionário também cresça, certo?
Nesse artigo, você entenderá a importância de desenvolver uma política de treinamentos e também exemplos que podem ser realizados, mantendo os profissionais motivados e atualizados, garantindo a melhora do profissional e, consequentemente, da produtividade e lucratividade da empresa.
Tipos de treinamentos nas empresas
Para que você entenda melhor quais tipos de programas de treinamentos nas empresas podem ser aplicados com o objetivo de gerar maior qualificação e bons resultados, tanto para o profissional quanto para a empresa, apresentaremos os oito principais tipos de treinamento.
1. Treinamento de integração
O treinamento de integração tem o objetivo de inserir um novo membro na equipe da empresa, para que ele inicie suas atividades conhecendo os seus colegas de trabalho.
E, para além disso, esse treinamento é importante para esclarecer as regras, missão, visão, valores da empresa, procedimentos da sua função e demais necessidades iniciais que colaborem para uma rápida adaptação.
2. Treinamento de comunicação
Esse tipo de treinamento é realizado com o objetivo de desenvolver as habilidades de comunicação dos colaboradores, para que eles sejam objetivos e claros durante reuniões, apresentações, telefonemas e na escrita de e-mails e mensagens.
A comunicação é importante, pois colabora na melhora do andamento de processos, relacionamento interpessoal, networking, convivência e integração de equipes.
3. Treinamento de liderança
O seu principal objetivo é explorar e desenvolver as habilidades de liderança dos gestores e colaboradores da empresa, garantindo com que os profissionais possuam capacidade em administrar, visando alcançar bons resultados.
É importante lembrar que esse tipo de treinamento deve ser desenvolvido pensando em todos os níveis de hierarquia da empresa, estimulando a liderança também nos membros que ainda não desenvolvem essa função, estimulando a execução de tarefas que exijam cada vez mais responsabilidade e projetando visão de futuro.
4. Treinamento motivacional
Com o passar do tempo, o trabalho torna-se algo automático, ou seja, os colaboradores podem ficar desmotivados ou se sentirem mais distantes da empresa e de suas funções.
O treinamento motivacional serve para lembrá-los do valor que eles possuem e é realizado por meio de palestras, dinâmicas em grupo, congressos, confraternizações e outras práticas que, mesmo que pareçam pequenas, motivam as equipes.
Essencial para lembrar à equipe o porquê de estarem ali, ajudando a traçar e alcançar objetivos pessoais e empresariais.
5. Treinamento de competências
É papel da empresa investir nas formações voltadas para produtividade, ajudando os colaboradores a aprimorarem suas funções na empresa, através de treinamentos de competência técnica.
A abordagem de alternativas modernas e tecnológicas desenvolve novas habilidades e melhora as que já existem em cada um dos colaboradores treinados.
6. Treinamento comportamental
O treinamento comportamental serve para alinhar as ações dos colaboradores com os valores e culturas da empresa.
Isso não significa modificar ou padronizar as ações dos profissionais, mas utilizar o treinamento para desenvolver empatia e sinergia na organização, sem alterar as suas habilidades de destaque.
7. Treinamento técnico
Esse tipo de treinamento é voltado para aprimorar as competências específicas dos profissionais dentro da empresa.
Ou seja, é direcionado para a atualização do conhecimento de técnicas e ferramentas - as chamadas hard skills - do mercado, que auxiliem na melhora dos procedimentos, produtividade e resultados.
8. Treinamento de equipes
O objetivo do treinamento de equipes é aperfeiçoar o time como um todo através de técnicas integrativas e comunicativas, melhorando o entrosamento e a execução dos trabalhos e projetos em equipe.
Neste tipo de treino, deve-se ressaltar a importância da colaboração de todos, lembrando que cada um precisa cumprir suas responsabilidades individuais para que todos atinjam a meta final.
Uma boa maneira é através de entrosamento e construção de times, com técnicas de team building.
Exemplos de treinamento nas empresas
Para que você compreenda melhor os benefícios que alguns programas de treinamentos corporativos trazem, preparamos três exemplos de treinamento e desenvolvimento nas empresas que, atualmente, possuem maior popularidade, veja:
1. Gamificação
O treinamento através da gamificação vem crescendo constantemente nas organizações porque pode estar presente desde a integração do colaborador até nas suas funções efetivas.
Utilizando dinâmicas de jogos em outros contextos para incentivar o engajamento, a aprendizagem e a interação entre as pessoas da equipe, resultados são incentivados por recompensas dadas aos participantes que realizarem suas tarefas pré-estabelecidas.
2. Rodízio de papéis
Este treinamento é um dos mais populares no ramo corporativo e é, literalmente, um rodízio de funções, em que colaboradores trocam suas áreas para conhecer melhor o que o outro faz dentro da empresa.
O rodízio de papéis é importante para que todos compreendam a dificuldade de cada competência, gerando mais união e solidariedade entre os profissionais.
3. Programa de mentoria
A mentoria empresarial é um exemplo de treinamento que mais é realizado atualmente dentro das corporações por ser descomplicado e eficaz.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, é possível realizar mentorias remotamente, ou seja, em que o mentor pode prestar o mesmo serviço, também por meio virtual. Com o novo momento em que vivemos, as videoconferências possibilitam o atendimento online.
A mentoria é o processo em que um colaborador mais antigo e experiente orienta os novos colaboradores, assumindo o papel de mentor.
Ele aconselhará e direcionará o resto da equipe quanto às regras, reuniões, apresentações e demais temas que desenvolvam o crescimento e competência do colega de trabalho através de metas.
Uma dica é desenvolver uma política de treinamento e desenvolvimento na empresa, com a qual será possível aplicar atividades que promovam o crescimento dos profissionais de forma padronizada, sendo possível acompanhar os resultado obtidos de tempos em tempos e verificar se eles correspondem às expectativas registradas.
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