Quais os principais tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Conhecer os principais métodos de treinamento e desenvolvimento de pessoas pode melhorar os resultados da sua empresa.

Treinamento de pessoas

Para obter altos números de alunos da empresa, é necessário investir nas pessoas responsáveis ​​pelo seu crescimento, ou que é possível por meio de treinamento e capacitação de qualidade.

A verdade é quando os funcionários percebem que uma empresa está investindo em suas habilidades profissionais, melhora sua habilidade, pois busca novos conhecimentos para aumentar a motivação e conseqüência, sua eficiência.

Sendo assim, antes mesmo de treinar ser desenvolvido dentro da organização, os frutos do investimento já iniciados em colagens, por isso, capacitar pessoas que compõem ou o seu quadro de funcionários pode garantir ótimos resultados desde o início.

Existem vários tipos de temas de treinamento e cada um destinado a uma área ou com alguma finalidade específica, mas, para auxiliar melhor você e sua organização, nós selecionamos os quatro tipos de treinamento que estão em evidência.

4 métodos de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Mesmo que estes sejam os principais e mais utilizados métodos de treinamento empresarial, vale ressaltar que, antes de implementar qualquer tipo de desenvolvimento e capacitação, é preciso primeiramente analisar e avaliar a realidade da sua empresa.

Os resultados positivos só aparecem quando o treinamento é escolhido adequadamente, de acordo com as necessidades da organização e das pessoas que nela trabalham.

1.  Gamificação

O primeiro da lista não poderia ser outro que não a gamificação, sabe por quê?

Nos últimos anos, a gamificação vem se tornando uma tendência entre as empresas nesse quesito, pois proporciona resultados altamente positivos.

Para que você entenda melhor, ela funciona como se os colaboradores estivessem jogando, estimulando-os a alcançar as metas estipuladas.

Estes desafios, portanto, são baseados nas metas e objetivos da organização e a cada tarefa concluída, os funcionários vão alcançando níveis superiores, seja através de sistemas de pontuação ou de recompensas.

Essa modalidade pode ser direcionada para:

  • aumento nas vendas de um determinado produto;
  • alcance mais rápido de metas e objetivos;
  • solução de problemas do cotidiano; e
  • desenvolvimento de habilidades de liderança.

2.  Team Building

Em tradução livre, Team Building significa: “construção de um time” e é exatamente esta proposta que este treinamento traz.

A ideia é transformar as equipes que compõem determinados setores da organização em verdadeiros times, através da construção de vínculos entre os colaboradores.

Utilizando desta aproximação entre os funcionários, o clima organizacional passa de coleguismo para equipes engajadas que trabalham de forma colaborativa, com o intuito de alcançar os mesmos objetivos e metas, de maneira geral.

Através desta metodologia, é possível conectar as equipes desenvolvendo:

  • sinergia e colaboração;
  • resultados positivos;
  • aumento da produtividade;
  • motivação;
  • amizade e profissionalismo.

3.  Coaching executivo

O coaching executivo funciona como um treinamento e desenvolvimento de pessoas para aqueles colaboradores que exercem cargos de liderança.

Este método de capacitação é voltado especialmente para identificação de carências e de oportunidades entre os colaboradores e a empresa.

Com as ferramentas de coaching, é possível aprimorar conhecimentos, desenvolver competências específicas já existentes e competências novas, diminuindo os problemas do cotidiano de maneira direta e otimizada.

É uma modalidade em que o profissional obterá ganhos não somente no âmbito do trabalho, mas também no pessoal, o que aumentará o seu nível de produtividade.

É um excelente método para treinar a inteligência emocional dos líderes e executivos, mas vale ressaltar que o coaching executivo é desenvolvido geralmente de maneira mais individual, não desenvolvendo habilidades de um grupo, simultaneamente.

Através do coaching executivo os líderes melhoram:

  • seus relacionamentos com os demais colaboradores;
  • sua performance de liderança;
  • sua inteligência emocional; e
  • suas habilidades em desenvolver problemas empresariais de maneira rápida.

4.  Programa de mentoria

O programa de mentoria empresarial pode funcionar de muitas maneiras e, entre elas, existe o método de aproveitar o conhecimento dos funcionários mais antigos, propondo com que eles desenvolvam treinamentos para os colaboradores mais novos.

Utilizando esta prática, desenvolve-se uma metodologia com resultados mais assertivos, uma vez que os novos colaboradores espelham-se nos mais experientes para produzir os mesmos resultados e concluir as metas estipuladas com a mesma eficiência.

Existe um outro método de propô-lo: com a contratação de um mentor empresarial com experiência em gestão de pessoas e negócios, mentores estes que são, na maioria das vezes, empresários bem-sucedidos no mundo dos negócios.

Assim, esses profissionais, porque já possuem ampla experiência de mercado, prestam assessoria nas empresas, compartilhando seu conhecimentos através de conselhos e observações, reunindo os problemas da organização e auxiliando o gestor e toda a equipe a encontrar as soluções.

Todo treinamento é direcionado ao desenvolvimento da empresa e das pessoas que contribuem para o crescimento dos negócios.

Por isso, é importante procurar conhecer tudo sobre esses métodos, finalmente, os colaboradores motivados e obter um conhecimento elevado, são capazes de aumentar consideravelmente o investimento empresarial.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário