Nem sempre conseguimos manter o mesmo ritmo produtivo e eficiente em uma empresa.
Problemas podem surgir ao longo da jornada e, até mesmo, um erro pequeno, que poderia ser resolvido de forma rápida e simples, pode se tornar um problemão se repetido por diversas vezes.
Mas como resolver isso da melhor forma? E como fazer com que a sua equipe se sinta motivada e realize suas atividades de forma eficiente?
Uma estratégia que pode equilibrar tudo isso, colaborar com a resolução de determinadas falhas e ainda engajar e capacitar os funcionários são os treinamentos.
Acredite, se bem realizado, um treinamento pode transformar para melhor todos os setores do seu negócio.
Para ajudar você a entender como realizar um treinamento, separamos abaixo alguns tópicos importantes, que vão desde a concepção de um programa de treinamento empresarial a formas de realizá-lo. Vamos lá?
Como desenvolver um programa de treinamento empresarial
Um programa de treinamento é desenvolvido com a finalidade de educar e preparar os profissionais para realizarem suas tarefas da forma mais adequada.
Além de ser uma ferramenta importante para o aprendizado dos profissionais, ele também é essencial para que a empresa consiga alcançar suas metas e objetivos futuros.
Por isso, sua elaboração é tão importante.
Confira quais passos seguir para planejá-lo da melhor forma:
Passo 1. Entenda as necessidades
Para criar um programa de treinamento, o primeiro passo é fazer um diagnóstico de quais são as falhas e os problemas existentes em sua empresa.
Faça uma pesquisa, analise o desempenho produtivo nos últimos meses e também busque avaliar o comportamento do consumidor com relação ao seu produto ou serviço.
Com essas percepções, você entenderá quais são os pontos e aspectos que devem ser melhorados.
Passo 2. Planeje
Depois de verificar o que precisa ser aprimorado, faça um bom planejamento para entender como o treinamento deve ser feito, quais objetivos e metas ele pretende alcançar e quais conteúdos serão utilizados para resolver os problemas percebidos.
Aqui é importante estruturar todo o processo, determinando o que vai ser ensinado, como vai ser feito, se será online ou presencial, qual será a metodologia, o local de realização e o quanto se pretende investir.
Passo 3. Execute
Após a elaboração do plano, é chegada a hora de colocá-lo em prática. Primeiramente, compartilhe com todos os envolvidos as tarefas a serem executadas.
Depois, divulgue o treinamento para os seus colaboradores. Nesta etapa, também é preciso organizar o evento como um todo, como o local do encontro e o material que será utilizado.
Realizar o planejamento do programa de treinamento corporativo é essencial para que se alcance os objetivos iniciais. Por isso, a atenção deve estar focada em todos os detalhes, inclusive na forma de treinamento que será utilizada.
Lembrando que quanto mais interessante é o método, maior é o engajamento dos participantes.
5 formas de treinamento empresarial
1. Gamificação
Já pensou em adaptar os problemas percebidos na sua empresa a um jogo em que cada um dos participantes toma o papel de protagonista para resolvê-los? É mais ou menos assim que acontece no treinamento por gamificação.
Tendência nas organizações, este modelo trata-se de um instrumento diferenciado de aplicação. Para realizá-lo, você pode criar uma tema lúdico com situações e etapas a serem resolvidas, contando com regras, fases, pontuações e até mesmo com premiações para os participantes.
2. Treinamentos de aprimoramento e reciclagem
Muitas vezes, a rotina acelerada acaba fazendo com que alguns conhecimentos deixem de ser aplicados na empresa ou fiquem desatualizados.
Por isso é importante realizar treinamentos de reciclagem constantes, a fim de que todos da equipe retomem o aprendizado, absorvam as novidades do mercado e ampliem suas habilidades.
Você pode optar por fazer treinamentos em cada área específica da empresa, possibilitando, assim, que todos se aperfeiçoem em sua função.
3. Treinamento online
A tecnologia está ganhando cada vez mais espaço quando o assunto é aprendizagem. E você pode utilizá-la a seu favor na hora de realizar um treinamento virtual.
A alternativa é ideal para as empresas que possuem funcionários presentes em diferentes locais do mundo ou do país, ou ainda que buscam alternativas práticas e acessíveis para desenvolver um treinamento, sem ter a necessidade de arcar com custos com espaço físico, por exemplo.
Além disso, por meio de plataformas digitais, as empresas também podem criar sistemas de gamificação, nos quais - conforme os participantes evoluem nos processos - recebem pontos para a conquista de recompensas.
4. Programa com mentores
Toda empresa conta com profissionais mais experientes que conhecem o funcionamento de seus processos e possuem conhecimento de sobra para compartilhar com os mais novos.
No treinamento por mentoria, você pode convidar um de seus colaboradores para instruir os demais sobre a forma de trabalhar ou sobre os processos dentro da empresa.
Com isso, cria-se uma comunicação mais aberta na empresa, na qual a troca de informações é maior e colabora com a resolução efetiva de problemas.
Por meio do mentor, os funcionários também conseguem conhecer melhor a cultura da empresa e ficam alinhados aos seus principais objetivos.
5. Troca de papéis
Tarefas, quando são repetidas por um longo período, podem gerar desmotivação na equipe. O processo de troca de papéis consiste em colocar os colaboradores em outra função por determinado período.
Com isso, os funcionários acompanham e aprendem como funciona a rotina de outras áreas da empresa, além disso, dão uma revigorada em suas atividades, o que faz com que aprendam coisas novas e saiam da zona de conforto.
Este tipo de treinamento pode parecer um desafio e tanto, mas também é pertinente por possibilitar a capacitação dos funcionários em outros setores, trazendo uma visão mais ampla da empresa e ampliando sua empatia e espírito de equipe.
Agora que você já conhece algumas formas de treinamento interessantes para aplicar com a sua equipe, confira alguns temas para serem implementados no seu treinamento.
4 temas para treinamento empresarial
1. Desenvolva lideranças
A liderança é uma postura que pode ser desenvolvida com o tempo e traz excelentes resultados para as organizações. Quando uma pessoa atua como um líder, ela abraça causas, sabe trabalhar em equipe, coordenar projetos e toma a frente na resolução de problemas.
Esse é um caminho promissor para qualquer empresa. E você pode se utilizar disso realizando treinamentos com os gestores da sua equipe ou, até mesmo, com os demais funcionários.
O desenvolvimento do espírito de liderança em cada pessoa gera um comportamento pró-ativo, motivado e resolutivo diante das situações, o que pode, por consequência, tornar toda a sua empresa mais produtiva e eficiente.
2. Capacite sua equipe de vendas
Nem sempre realizar uma venda é um caminho fácil, né? Mas existem ferramentas que podem auxiliar sua equipe comercial a conquistar resultados significativos no mercado.
Uma boa dica é realizar um treinamento totalmente voltado aos vendedores, no qual juntos poderão analisar os principais problemas encontrados em suas negociações e, posteriormente, buscar as soluções.
Outra estratégia interessante é trazer conteúdos que agreguem conhecimento aos participantes, tais como: comportamento do consumidor, comunicação efetiva, ações online e dicas de como encantar e fidelizar clientes. Tudo isso poderá auxiliar a conquistar as conversões tão desejadas.
3. Incentive o trabalho em equipe
Seu time parece não estar andando no mesmo ritmo? Uma boa alternativa é realizar um treinamento sobre cooperação e trabalho em equipe.
Por meio dele, você pode reforçar os valores e os principais objetivos da empresa e ainda mostrar às pessoas como o papel de cada uma delas é importante para o desenvolvimento do negócio como um todo.
Neste tipo de treinamento, você pode usar e abusar da criatividade, criando atividades lúdicas em que os participantes terão que trabalhar juntos na resolução de problemas, por exemplo.
Ações como essas fortalecem o sentimento de pertencimento e de responsabilidade de cada profissional e criam uma maior sinergia entre todos os envolvidos.
4. Valorize o autodesenvolvimento
Quando um funcionário sente que está crescendo na empresa, ele trabalha melhor e mais motivado. E incentivar o seu autodesenvolvimento pode colaborar com isso!
Auxilie seus funcionários com treinamentos sobre marketing pessoal, fala e oratória, networking, inteligência emocional e gestão de tempo.
E então, já sabe qual forma e tema de treinamento utilizar na sua empresa? Faça uma boa análise de toda a organização e coloque-o em prática.
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