5 dicas para criar um treinamento de liderança para gestores

Uma boa gestão exige conhecimento técnico e ampla experiência na área, mas para obter uma equipe de sucesso, é fundamental que o gestor desenvolva habilidades de liderança.

Treinamento liderança gestores

Ocupar um cargo de gestão nem sempre significa ser um líder, mesmo que os dois termos, a grosso modo, indiquem a orientação a uma equipe ou a um grupo de pessoas. A liderança, normalmente, tem seu foco nas pessoas, enquanto que a gestão, nos processos.

As duas competências são essenciais para gerar bons resultados, a gestão, para administrar as tarefas, calcular os riscos e estabelecer as metas; e a liderança, para trabalhar o desenvolvimento pessoal e motivar a equipe a alcançar os objetivos.

Neste artigo, vamos dar dicas de como elaborar um programa de treinamento de liderança para gestores, mas antes abordaremos a importância do líder.

A importância da Liderança

O trabalho de gestão, com seu conhecimento técnico e habilidades administrativas, é fundamental para gerar resultados, mas sem as habilidades de líder, todo esse esforço pode ser desperdiçado.

A verdade é que metas só fazem sentido quando resolvidas pelas pessoas. E para isso, é necessário inspiração e motivação. Isto é, mesmo que o gestor organize perfeitamente as tarefas e mantenha a equipe altamente qualificada, se não houver envolvimento e engajamento por parte dos funcionários, a produção será prejudicada.

É exatamente essa a função da liderança: motivar e engajar os membros da equipe para que os objetivos sejam alcançados.

O líder trabalha esses aspectos: guiando em situações novas e desafiadoras; dando significado às pequenas atividades cotidianas e ajudando a aumentar o potencial de sucesso de cada um.

Dicas para desenvolver um Treinamento de Liderança para Gestores

Oferecer um treinamento de liderança para os gestores da sua empresa é uma oportunidade que você dá a eles de crescer profissionalmente, além de beneficiar a sua organização, com profissionais mais produtivos, criativos e inovadores.

1.  Defina qual o tipo de liderança ideal para sua empresa

Existem alguns tipos de liderança e é importante entender qual o mais adequado para o perfil ou situação da empresa. Escolher o tipo certo de liderança irá garantir que os processos se desenvolvam corretamente e os resultados sejam obtidos.

Portanto, faça uma análise do perfil da organização ou do setor para estabelecer qual estilo de liderança é mais indicado para conduzir a equipe no momento.

Feito isso, é indicado que você defina quais são as habilidades relevantes para os seus gestores, de acordo com o contexto atual da sua organização. As próximas dicas trazem algumas opções fundamentais.

2.  Comunicação eficiente

Muitos gestores não se importam com problemas gramaticais em um e-mail, não sabem falar bem em público e não se importam em ouvir todos os membros da equipe. No entanto, a comunicação é a base de qualquer relação pessoal.

Além disso, o líder é responsável por motivar o grupo e, para isso, precisa saber comunicar não apenas para transmitir ou receber uma mensagem, mas, sim, para engajar o grupo. Portanto, é necessário a habilidade de escrita clara e objetiva, além de ter um discurso articulado e uma escuta realmente atenta.

3.  Habilidade de delegar tarefas

Um dos principais erros dos gestores é delegar tarefas do jeito errado. Ao atribuir uma tarefa corretamente, o líder dá oportunidades para que os colaboradores cresçam profissionalmente e se tornem mais produtivos.

Para que isso seja possível, o líder precisa avaliar a capacidade dos colaboradores e confiar na autonomia de cada um. Quando delegar uma tarefa, deve também dar direcionamentos claros e definir prazos.

4.  Habilidade para resolver problemas

Essa é uma das principais habilidades para qualquer gestor: conseguir resolver diferentes tipos de problemas, dele e da sua equipe. Isto é, guiar pessoas implica em saber como lidar com situações difíceis e de conflito.

Nesse caso, o líder deve ser capaz de identificar e analisar um problema, entender qual a sua causa e conseguir uma solução dentro das limitações da sua organização.

5.  Desenvolvimento das Soft Skills

As soft skills são as habilidades pessoais que contribuem para um bom relacionamento em grupo. Já citamos duas delas neste post: a comunicação e a resolução de problemas, porque, normalmente, são as mais requisitadas a um líder, mas o ideal é que se trabalhe todas para uma gestão eficiente.

Alguns exemplos de soft skills para uma boa gerência são: colaboração/trabalho em equipe; capacidade de adaptação; boa administração de tempo; empatia; organização; ética e atitude positiva.

Dica Extra: conte com ajuda profissional

Se você quer gestores qualificados e de alta performance é fundamental investir em um recurso profissional. Você pode utilizar uma plataforma digital para encontrar a solução certa para sua empresa.

Conheça a Gestaum Lab e veja como é fácil obter ajuda profissional para desenvolver um programa de treinamento de liderança para gestores, personalizado de acordo com os desafios da sua organização.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário