Coaching de alta performance: o que é e suas competências

Uma mentoria altamente especializada para quem já é fera em um setor continuar a evoluir pessoal e profissionalmente: é isso que o coaching de alta performance faz acontecer! Saiba mais!

Colegas em  uma reunião de trabalho

O coaching de alta performance é uma abordagem de gestão de pessoas voltada a elevar ainda mais o desempenho individual e coletivo de quem já é fera no que faz, inclusive dentro de uma organização.

Nele, o coach (quem mentora uma pessoa ou um time) atua num processo de orientação e desenvolvimento personalizado para cada coachee (a pessoa mentorada).

Ele ajuda os colaboradores ou o indivíduo a explorar e desenvolver suas habilidades, seus talentos e potenciais, incentivando-os a superar obstáculos e alcançar resultados excepcionais.

Ficou interessado(a)? Leia este artigo para aprender um pouco mais sobre o tema e entender como usar a estratégia para alcançar um novo grau de qualificação – mesmo quando já existe um altíssimo preparo!

O que é coaching de alta performance?

O coaching de alta performance é um processo de orientação e desenvolvimento personalizado de uma pessoa ou de um time, no qual o coach – profissional responsável pela orientação – trabalha diretamente para aprimorar as habilidades do(s) “aluno(s)”, para que ele(s) performe(m) ainda melhor e tenha(m) ainda mais excelência em suas atividades.

O trabalho envolve a identificação de competências a serem aprimoradas e a definição de metas claras e mensuráveis e coach e coachee(s) trabalham juntos na construção de um caminho estruturado e saudável que ligue as duas coisas.

Além disso, a relação entre o mentor e seu(s) aluno(s) tem como foco uma comunicação aberta e transparente durante todo o processo para garantir o sucesso do coaching e, em muitos casos, o posterior desenvolvimento de equipes de alto nível.

Um lembrete importante: o coaching, mesmo se aplicado em grupo, deve ser personalizado para atender às necessidades individuais de cada pessoa e precisa estar alinhado aos objetivos estratégicos da empresa na qual ela trabalha.

E o processo cabe para outras instâncias da vida, inclusive no âmbito pessoal.

Qual a importância do coaching de alta performance?

O coaching de alta performance é importante porque potencializa habilidades já muito evidentes dos indivíduos e também pode ser aplicado em diversas áreas da vida, como na carreira, na prática de esportes, nos negócios e mesmo em contextos pessoais.

É válido dizer que ele torna ainda mais fera quem já é fera – ou expert quem já é especialista e por aí vai.

Como o modelo trabalha com recursos específicos e de uma forma aproximada e personalizada, através dele, fica muito mais fácil identificar até mesmo questões subjetivas que possam estar limitando o desenvolvimento da pessoa orientada/mentorada.

Por exemplo, um profissional que amplia sua qualificação e suas habilidades através de um coaching de liderança de alta performance, torna-se uma referência no seu campo e um exemplo para todos os colegas de trabalho, ajudando a promover:

  • aumento da motivação e engajamento dos colaboradores;
  • melhoria da produtividade e eficiência no trabalho;
  • desenvolvimento de lideranças mais eficazes; e
  • um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.

Agora, para encontrar um bom coach de alta performance, será fundamental entender exatamente o que ele faz. Continue a leitura!

O que faz um coach de alta performance?

Um coach de alta performance atua como um facilitador do crescimento pessoal e profissional, criando um ambiente de apoio e de encorajamento para ampliar o potencial do seu coachee de conquistar marcos inéditos em sua carreira e/ou vida pessoal.

O foco do coach é ser o mentor do coachee na tarefa que ele tem de identificar seus objetivos e de superar suas limitações. Para isso, no decorrer da mentoria, são utilizadas técnicas e abordagens específicas e consagradas, sempre de forma personalizada para se encaixar exatamente no perfil da pessoa que está sendo mentorada.

Assim, o coach ajuda o coachee a desenvolver as chamadas “competências necessárias para a alta performance” – sempre em seis etapas específicas.

Como fazer coaching de alta performance? Veja 6 etapas!

O processo de coaching de alta performance envolve as seis etapas listadas abaixo.

  1. Investigação: o coach realiza uma análise completa da situação atual do coachee, identificando seus pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças. Isso ajuda a compreender o cenário e definir estratégias eficazes para o desenvolvimento.
  2. Reflexão: o coachee é estimulado a analisar suas experiências passadas, suas decisões e ações, com o objetivo de obter aprendizados valiosos e insights que possam contribuir para o seu crescimento e melhor desempenho.
  3. Conscientização individual: o mentor ajuda o coachee a ganhar consciência de crenças, valores, padrões comportamentais e pensamentos limitantes que podem interferir em seu desempenho e o permite superar obstáculos internos.
  4. Feedback realista e honesto: o coach fornece feedback construtivo e imparcial ao coachee sobre seu desempenho, identificando pontos fortes e áreas de melhoria, o que auxilia na autopercepção e no direcionamento das ações para o crescimento.
  5. Aliança: fica estabelecida uma relação de confiança e comprometimento entre o coach e o coachee que tem muito valor para o sucesso do processo.
  6. Plano de ação: finalmente, com base nas informações coletadas e nas metas estabelecidas, o coach ajuda o coachee a desenvolver um plano detalhado de ação, incluindo passos concretos e alcançáveis para um caminho sólido até os resultados desejados.

Em ambientes corporativos, tudo isso leva a uma alta performance sustentável para o coachee dentro de seu setor de atuação.

“Sustentável” porque o coachee ultrapassa o nível alto de performance que já possui, buscando um desenvolvimento ainda maior e mantendo-se nos mais altos patamares por muito tempo, ou seja, construindo uma carreira, por exemplo, que se sustente a longo prazo no topo.

Quais são as competências necessárias para alta performance?

Ser um profissional ou até mesmo uma pessoa considerada “de alta performance” exige habilidade em se comunicar e exercer liderança com empatia e a capacidade de fornecer feedbacks construtivos e estabelecer metas e objetivos.

Outras skills específicas de nível pessoal também são bem-vindas, como um profundo autoconhecimento e a capacidade de ser flexível e adaptável ao seu contexto, além de ter uma ética profissional impecável.

Todo esse aparato de habilidades pode ser agrupado em quatro eixos fundamentais, listados a seguir.

  1. Excelência em habilidades de comunicação e escuta ativa
  2. Alta capacidade de estabelecer metas claras e mensuráveis
  3. Empatia e aptidão para se colocar no lugar do coachee
  4. Conhecimento sólido sobre técnicas de coaching e desenvolvimento pessoal

Adquirir conhecimento, aliás, é o primeiro passo.

Como se tornar um profissional de alta performance?

Preocupe-se com desenvolver constantemente suas habilidades de comunicação, liderança e empatia, sem esquecer de dar a devida atenção aos feedbacks e se manter atualizado(a) sobre o seu campo de atuação.

Lembre-se de que você precisa superar antigos obstáculos e alçar novos voos na sua vida e carreira e não hesite em contar com a ajuda de um coaching pessoal e profissional para entre outros aspectos, desenvolver habilidades de comunicação, o que ajudará a criar relacionamentos de confiança e colaboração que serão essenciais na sua trajetória e tem a ver não só com saber se expressar com clareza, mas com saber ouvir.

O trabalho com o coaching possibilita, ainda, a entender como criar um ambiente de trabalho seguro e acolhedor, essencial para você conseguir uma compreensão mais profunda das necessidades e motivações de cada liderado, se for o caso.

Como bônus, uma comunicação eficaz ajuda a transmitir feedbacks construtivos e a mostrar que você está aberto(a) para recebê-los. E isso tem tudo a ver com alta performance!

Você também deve conseguir dominar a arte da definição de metas claras e mensuráveis, tanto para si mesmo quanto para os outros e, assim, conseguir criar um mapa para o seu sucesso, concentrando-se em ações concretas e mensuráveis que levarão a resultados excepcionais.

Se quiser ser um profissional de alta performance ainda mais diferenciado, outro ponto fundamental será compreender profundamente as emoções, perspectivas e necessidades das outras pessoas da sua equipe, por exemplo.

Além de exercitar suas habilidades de liderança, criando uma cultura de aprendizado e crescimento contínuo por onde passar!

Por último, mas não menos importante, mantenha-se constantemente atualizado(a) e acompanhe tendências. Comece acessando todo mês o blog Gestaum Lab e, se estiver em busca de um treinamento para começar o quanto antes, não hesite em contar com quem entende do assunto.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário