Para aplicar ferramentas de coach nas empresas, antes de mais nada, gestores precisam encontrar profissionais especializados, capacitados no treinamento de pessoas e preparados para melhorar aspectos, pensamentos e modos de trabalhar das equipes da organização.
Essas ferramentas são desenvolvidas e aplicadas com base no treinamento da percepção que os funcionários e líderes da empresa têm e ajudam cada um a buscar aprimoramento profissional através da construção de um olhar mais assertivo sobre as suas funções.
Para aplicar os métodos de coaching, o especialista em fazer esse trabalho utiliza diversas estratégias que incentivam pensamentos e reflexões diferentes nos funcionários e nas lideranças e os levam a buscar, por si próprios, novas soluções para problemas e situações.
Saiba mais no artigo que segue.
Como funciona o coaching empresarial?
O coaching empresarial busca promover a alta performance dos funcionários de uma corporação e permitir o desenvolvimento de estratégias e ações que serão usadas tanto por cada profissional quanto pela empresa como um todo, para conquistar os objetivos desejados.
Basicamente, o especialista em aplicar o coaching empresarial, chamado de "coach", faz uma análise para entender quais são os pontos fortes e fracos de cada colaborador e/ou liderança dentro de um negócio e trabalha a partir dessa análise.
Seu objetivo é aperfeiçoar o potencial do mentorado ou cliente ("coachee"), sempre usando técnicas e ferramentas já testadas anteriormente e com eficácia comprovada.
Para que aconteçam investimentos por parte de uma empresa no trabalho do coach, é necessário que RH e executivos de alto escalão enxerguem potencial em seus funcionários e líderes para ir além e dêem a eles um estímulo diferente e uma capacitação em temas estratégicos.
Vale dizer que existem diversas formas de se aplicar o coaching nas empresas. Vamos falar um pouco mais sobre isso nos próximos tópicos.
Quais são as ferramentas de coaching para empresas?
Existem diversas ferramentas que podem maximizar o potencial de uma equipe e ativar a autoconsciência de cada colaborador dentro de uma corporação. Confira a seguir as seis principais.
1. Metas SMART
Traduzida do inglês para o português, a sigla SMART é uma união de cinco diferentes palavras importantíssimas para o traçado de metas e a tomada de decisões dentro de qualquer empresa e reúnem objetivos:
- Específicos (Specifics);
- Mensuráveis (Measurable);
- Realizáveis (Attainable);
- Realistas (Realistic) e
- Temporais (Time-bound).
Com a aplicação dessa ferramenta, a pessoa que recebe orientações do coach, seguindo regras específicas transmitidas pelo especialista, estipula metas plausíveis a serem realizadas no dia a dia profissional ou empresarial.
Essas metas devem ser claras, desafiadoras e positivas. Elas não podem sair do controle do mentorado ou coachee, que será o único responsável por garantir seu total cumprimento.
2. Análise SWOT pessoal
Uma adaptação da análise SWOT tradicional, usada para empresas, essa ferramenta de coach proporciona ao coachee uma visão de seus pontos fortes e fracos e o ajuda a descobrir o que pode fazer para reforçar ou melhorar esses pontos.
Assim como a análise SWOT tradicional, a análise SWOT pessoal ou análise FOFA, em português, é dividida em quatro quadrantes: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Nesses quadrantes, é possível elencar pontos que estão sob controle do coachee e podem ser mudados por ele e pontos que não estão e, com essa visão, dá para traçar um planejamento pessoal mais assertivo.
3. Perguntas Poderosas de Sabedoria (PPS)
Técnica usada pelo antigo filósofo grego, Sócrates, as Perguntas Poderosas de Sabedoria (PPS) têm como objetivo gerar reflexões ao mentorado sobre sua própria vida, ajudando-o a encontrar soluções para os problemas que precisam ser resolvidos sem recorrerem a ninguém.
Elas são perguntas que dependem do contexto e da realidade da pessoa que recebe orientações do coach especializado, mas seguem uma ordem lógica, justamente para que seja possível obter respostas abertas, reflexivas e que conduzam à conclusão de metas.
4. Perdas e ganhos
Geralmente utilizada com líderes e gestores, a ferramenta "perdas e ganhos" do coach empresarial ajuda pessoas que estão com problemas para tomar uma decisão importante em seu ambiente de trabalho.
Nessa técnica, são analisados os ganhos e as perdas em todos os cenários e, portanto, em todas as possíveis decisões a serem tomadas em cada situação ou contexto. Também são avaliados os impactos ou supostos impactos de cada decisão e seus possíveis resultados.
5. Mapa de Autoavaliação Sistêmico (MAAS)
No Mapa de Autoavaliação Sistêmico ou MAAS, o coach lista 11 aspectos da vida do coachee para que o mesmo dê uma nota entre um e dez sobre cada um dos aspectos e, assim, passe a conhecer o quanto está satisfeito ou não com sua trajetória.
Essa ferramenta engloba diferentes aspectos da vida do profissional, desde seu trabalho até suas finanças, passando, inclusive, pela estabilidade emocional e é uma forma de o mentorado compreender onde está, onde esteve e como poderá melhorar ainda mais diversos aspectos do dia a dia.
6. Administração de tempo
Mais uma ferramenta de coach empresarial, o método da administração de tempo elenca quais são as principais tarefas a serem realizadas pelo coachee, desde coisas cotidianas até urgências que costumam surgir durante o trabalho.
Uma vez feita a lista das pendências, é criada uma classificação de todas e uma divisão entre:
- tarefas importantes;
- tarefas não importantes;
- tarefas urgentes; e
- tarefas sem urgência
Dessa forma, fica mais fácil definir prioridades e fazer uma melhor administração do tempo de trabalho.
Já deu para notar, pelo menos em partes, a importância dessas ferramentas, né? Aproveite para dar uma olhada na lista de benefícios que separamos para você logo aqui embaixo.
Importância das ferramentas de coaching para as equipes
Além de trazer esclarecimentos sobre diversos aspectos do cotidiano profissional de cada colaborador e também de lideranças, métodos e estratégias de coaching proporcionam outros benefícios individuais e coletivos. Entre eles, destacam-se:
- estímulo da criatividade;
- aumento da qualidade do trabalho em equipe;
- identificação mais clara de problemas e promoção de soluções;
- maior produtividade e eficiência;
- mais atenção, por parte de cada envolvido, em relação ao seu desempenho pessoal e gerenciamento do próprio tempo;
- atração e retenção de talentos; e
- desenvolvimento de habilidades de comunicação.
Além disso, essas ferramentas também podem ser um diferencial para o colaborador que está na empresa há muito tempo, já que ele receberá uma ajuda exclusiva de um profissional capacitado para analisá-lo de forma isolada.
Existe a possibilidade, ainda, de oferecer o treinamento com um coach aos colaboradores como um benefício concedido pela organização, estimulando o crescimento de quem já faz parte do time.
Gostou do que leu e quer saber como aplicar um coaching empresarial, mas não tem ideia de por onde começar? Agora é a hora!
Como aplicar um coaching empresarial?
A aplicação de um coaching empresarial depende, antes de mais nada, da contratação de um profissional competente e cuja experiência já seja reconhecida entre outras empresas e outros gestores.
Encontrou esse profissional? Verifique se ele realmente saberá como tratar os casos específicos dos colaboradores e gerentes da sua empresa, converse sobre a metodologia a ser utilizada durante o coaching, estabeleça limites e antecipe desdobramentos dessa iniciativa.
Depois, é só começar!
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