Como ter resultados positivos com coaching de liderança

Já imaginou aplicar o coaching de liderança para desenvolver seus colaboradores e obter resultados positivos na sua empresa? Entenda tudo sobre isso e descubra qual o papel de um líder coach!

Coaching liderança

Dentre as diversas abordagens da gestão de pessoal em uma empresa, o coaching de liderança ganha espaço por sua proposta humanizadora e capaz de fortalecer vínculos entre líderes e liderados, levando-os a outro nível de engajamento e dedicação.

Na trilha da revolução tecnológica que vem moldando as relações de trabalho e os ecossistemas empresariais, surge a necessidade de repensar a integração dos colaboradores para todos atuarem como uma equipe com objetivos compartilhados.

Esse novo tipo de treinamento é pensado para atender justamente a essa demanda: sua tarefa é criar e capacitar líderes para atuarem como referenciais dos liderados, sintonizando as habilidades individuais com os objetivos e metas do negócio.

Vamos conversar sobre a estratégia? Continue com a gente e saiba porque ela é tão eficaz quanto inovadora, conheça mais sobre sua figura central e entenda o que você e a sua empresa têm a ganhar colocando-a em prática.

O que é líder coaching?

Nas palavras de José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, o líder coach é quem “conduz sua gestão por meio do exemplo, pois o comportamento de seus liderados é o reflexo de suas próprias ações”.

Nessa definição, nós encontramos o core da abordagem de coaching de liderança e a principal função dessa figura: ser o exemplo que inspira sua equipe a buscar continuamente o crescimento pessoal e profissional, atingindo um alto nível de dedicação para, então, alcançar as metas do grupo e do negócio.

O líder coach é a peça principal do modelo, mas só funciona bem quando consegue atuar em conjunto com os liderados e não como um mero distribuidor de funções, mas como aliado na construção do aprimoramento individual.

Porém, é importante esclarecer: apesar de se ajustar muito bem à maioria das realidades, essa dinâmica não é absoluta e certas formas de trabalho ou projetos – e até mesmo perfis de trabalhadores – podem não se adaptar a ela.

É preciso sensibilidade do líder coach, que deve trabalhar em parceria com os gestores, em muitos casos, para identificar os pontos que precisam de ajustes ou até mesmo da aplicação de uma abordagem tradicional.

Claro que isso não o impede de buscar uma adaptação tanto do pessoal quanto do meio ao seu método inovador e a sensibilidade também se manifesta na capacidade do superior em conduzir essa adequação.

Existem pessoas com características inatas de liderança que atuam muito bem no modelo coaching, contrário ao padrão engessado do chefe que impõe sua visão, tratando a definição de metas isoladamente e esperando que sejam cumpridas a qualquer custo.

Essas pessoas podem ser os próprios gestores ou então gerentes, distribuídos entre as equipes.

De qualquer forma, vale dizer também que as características – ou habilidades – da liderança podem ser desenvolvidas com o treinamento e a dedicação apropriadas. Topa conhecer melhor cada uma delas?

5 habilidades que um líder coach deve ter

As habilidades emocionais – chamadas de soft skills – envolvem conhecer as dinâmicas de cada indivíduo, saber promover o diálogo, ter boa visão de conjunto para poder ser decisivo e, mais do que tudo, servir de espelho para seus liderados.

Entender cada uma delas é essencial para determinar que tipo de líder você pode ser ou quer ter à frente de cada equipe da sua empresa.

1.  Ser especialista em comportamento humano

A missão mais importante do líder coach é influenciar pessoas que estão em seu ambiente de trabalho para que elas se desenvolvam no âmbito profissional e na vida pessoal também, focando cada vez mais em suas tarefas dentro da empresa, inclusive.

Daí a necessidade dessa liderança de desenvolver um alto nível de empatia e compreensão de diversos aspectos, especialmente particulares, de cada liderado.

O coach precisa saber ler as pessoas e ser capaz de, minimamente, se pôr no lugar delas, para ser eficaz em entender que tipo de suporte cada colaborador precisa. Seu foco é promover o bem-estar do liderado, minimizando o quanto certas questões impactam na produtividade.

Não se trata apenas de se portar como amigo, mas também calibrar as demandas de acordo com a capacidade de cada funcionário, sendo que esse fator também varia a cada dia, pois cada pessoa lida de maneiras diferentes com seus problemas.

2.  Promover constantes feedbacks

Diretamente relacionada com a habilidade anterior, a capacidade de promover um ambiente em que os feedbacks são tão bem-vindos quanto necessários é um trunfo de um líder coach dedicado.

Não tem maneira melhor de se pôr à par das questões relevantes de cada colaborador e de medir o grau de satisfação e comprometimento com precisão do que criar essa cultura de feedbacks constantes no local de trabalho.

Dá para fazer isso de várias formas:

  • propor reuniões na modalidade one-on-one – focadas em desenvolver o profissional entendendo suas metas pessoais e de carreira no médio e longo prazo –, seja numa sala reservada ou por videoconferências;
  • circular formulários com perguntas abertas entre os colaboradores – daquelas que não se respondem apenas com “sim” ou “não”; e
  • incentivar a criação de espaços – virtuais ou não – para que se expressem ideias novas, sugestões e reclamações.

E, claro, é preciso garantir que os trabalhadores tenham confiança suficiente no seu superior para expressarem livremente suas dificuldades ou descontentamentos sem medo.

A boa comunicação entre líderes e liderados é uma das chaves do sucesso desse jeito de pensar a liderança das equipes.

3.  Ter uma apurada visão de conjunto

A necessidade dessa busca constante de melhoria nas condições de trabalho acontece por causa de outra habilidade vital: a capacidade de olhar a “big picture” – o contexto geral, sabe? – e entender que cada detalhe funciona em conjunto na busca dos objetivos.

Não dá para esperar que um time que trabalha sem coesão, com funcionários desmotivados e num ambiente disfuncional vá entregar os mesmos resultados que uma equipe bem engajada e satisfeita com suas condições profissionais.

Cabe ao líder ler o ambiente e as pessoas, identificando os problemas e sugerindo modificações.

Por exemplo, um trabalhador que desempenha uma função delicada como a contabilidade da empresa e está com uma situação particular sensível – como a doença de um familiar – vai precisar da ajuda de outro colaborador ou do próprio superior para não cometer um deslize. Isso faz parte do jogo.

Perceba que essa habilidade de enxergar o conjunto se ampara na já discutida habilidade de entender as nuances do comportamento humano e é reforçada pela habilidade em promover um ambiente em que os feedbacks são bem recebidos.

No caso, um gestor que não atua como líder coach, não perceberia a questão particular interferindo na concentração do funcionário e não faria um ajuste para evitar um erro que poderia causar prejuízo à empresa e minar de vez a confiança do colaborador.

4.  Saber tomar decisões com eficiência

A partir da situação apresentada acima, fica ilustrada mais uma característica fundamental ao coach: a tomada de decisões bem embasadas, pensando a nível individual e também no reflexo que ela terá no trabalho desenvolvido pela equipe.

De nada adianta saber identificar um problema de um colaborador, tratar bem da questão a nível pessoal e não ser capaz de tomar uma decisão com resultado efetivo para o setor ou para o alcance de metas.

Ainda no nosso cenário, imagine que o líder dispense o trabalhador para que o mesmo possa cuidar da situação familiar, mas não faça um remanejamento de pessoal para atender às demandas. O problema foi resolvido no particular, mas se agravou no coletivo.

É fundamental entender que as habilidades se complementam e que não pode existir somente uma ou outra. Nessa situação, sobrou empatia, mas faltou visão de conjunto para pensar a decisão de forma eficiente.

5.  Liderar pelo exemplo

A última característica é a mais importante: ser exemplo. Não adianta ter um discurso que agrada a equipe se as atitudes forem contrárias ao que se prega. “Faça o que eu digo, mas não o que eu faço” é o perfil de chefe que menos inspira a confiança dos funcionários.

Como esperar que os colaboradores se dediquem acima da média, se comprometendo diariamente com as metas do seu setor? Sendo o primeiro a buscar mil e uma maneiras de alcançar esses objetivos!

E, para citar outro ditado igualmente poderoso: “as palavras movem, o exemplo arrasta”.

Esse tipo de espírito de liderança pelo exemplo é raro de se encontrar numa pessoa acostumada com rotinas engessadas, num ambiente de pouco envolvimento entre os parceiros de trabalho. A boa notícia é que ela pode ser ensinada, ou melhor, desenvolvida!

Qual é o papel do coaching de liderança?

O coaching de liderança deve servir para treinar os gestores ou novos líderes para lidarem, primeiro, com as habilidades pessoais de cada liderado e para melhores resultados serem atingidos no setor como consequência.

Isso significa aplicar a mentalidade de que é preciso ajustar as engrenagens primeiro para ver o todo operando em alto nível, usando a metodologia na formação do profissional, mas sempre adaptando as ferramentas coaching para empresas.

Esses processos provocam no coachee – nome dado ao líder que está passando pelo aprendizado para aperfeiçoar todas as suas soft skills – reflexões sobre os limites do seu próprio conhecimento e mostram como integrar sua vida e projetos pessoais às dinâmicas do seu papel na empresa.

Depois do aprendizado a nível pessoal, fica fácil para o líder coach aplicar os mesmos fundamentos para guiar os membros do seu time, operando numa lógica inversa à da gestão de equipes tradicional.

Qual a diferença entre coaching de liderança e gestão de equipes?

A diferença entre os dois modelos é justamente em quais áreas o líder concentra seus esforços na gestão da equipe.

A gestão tradicional procura dominar a rotina administrativa e desenvolver uma cultura para submeter os funcionários à dinâmica predeterminada da empresa, já o coaching trabalha para construir, na figura do líder coach, a postura de entender e aperfeiçoar as pessoas da organização, para que a cultura de trabalho mais eficiente surja a partir delas e de suas particularidades.

Quer ver para onde aponta o foco de uma liderança coach?

Quais os principais focos de um coaching de liderança?

Quando olhamos para o foco das atitudes de um líder coach, conseguimos visualizar melhor o papel desse modelo e fica nítido o objetivo do superior: dar suporte e recursos para o desenvolvimento dos seus liderados.

Aperfeiçoar o relacionamento humano

O ambiente das empresas modernas conta com setores muito bem interligados e com tarefas compartilhadas e o relacionamento humano está no centro do sucesso dessas conexões.

Sem contar que manter um bom espaço de trabalho compartilhado – e podemos incluir aqui também o virtual, pensando na transição de certas funções para o home office – depende de o líder incentivar relações saudáveis entre os colaboradores.

Isso passa por promover dinâmicas de grupo, estimular a cordialidade e celebrar datas importantes em conjunto e envolve criar ferramentas para denunciar e combater condutas antiéticas, por exemplo, especialmente nas relações hierárquicas.

Incentivar o desenvolvimento contínuo

O coach também cumpre o papel de estimular seus colaboradores a buscar atualização não apenas na área profissional, mas também pensando no crescimento pessoal.

Enquanto o RH normalmente foca em treinamentos coletivos para padronizar rotinas, o coaching de liderança prepara “comandantes” para perceberem talentos a serem lapidados e para elevar o nível dos profissionais, promovendo uma cultura de educação continuada na empresa.

Contar com essa especialização é de total interesse de quem tem um negócio, principalmente porque um trabalhador valorizado consegue entregar mais qualidade ao desempenhar seu papel e passa a somar esforços para ajudar os colegas a crescerem também.

Entender as limitações individuais e trabalhar para superá-las

O último ponto a se pensar no papel do coaching de liderança é o seu foco em identificar as dificuldades individuais de cada colaborador, livre de uma cultura de culpabilização, e encontrar meios de superar esses obstáculos.

Para conseguir lidar com essas questões, o líder coach deve ser alguém muito bem capacitado e entender a função de cada liderado para poder ser um suporte efetivo, um verdadeiro professor que sirva de referência para todos.

Inclusive, ele deve ser o primeiro a identificar suas próprias limitações e compartilhar com os colaboradores seu processo para contorná-las, usando seu próprio exemplo como inspiração, destacando o caráter educativo no lugar da punição.

A pergunta que pode surgir é se vale o esforço de optar pela construção do ambiente coletivo a partir da individualidade de cada colaborador. Bem, os benefícios são fáceis de se verificar. Confira-os a seguir.

Quais os benefícios de um coaching de liderança?

Ao criar a figura de um líder com características importadas do coaching para as empresas, o gestor permite que se construa um novo tipo de relação de trabalho, dos colaboradores entre si e deles com a empresa. O resultado reflete na qualidade do serviço prestado.

Criação de uma atmosfera de trabalho respeitosa e saudável

É inegável que os seres humanos conseguem se comprometer mais com uma tarefa quando se encontram em um ambiente onde se sentem confortáveis e seguros para expressar sua individualidade.

Ter confiança na gestão e se sentir respeitado como pessoa e profissional eleva a vontade dos colaboradores de retribuir à empresa, fazendo-os se dedicarem mais nas suas missões.

Quando não há esse tipo de ambiente e o funcionário conta apenas com o salário como forma de reconhecimento, a tendência é que ele cumpra com o básico das obrigações e nada mais, num fenômeno que já tem até nome: demissão silenciosa, derivado do inglês “quiet quitting”.

Alinhamento da visão dos colaboradores com as metas da empresa

O nível de envolvimento pessoal do líder coach com sua equipe serve como um ótimo termômetro de como a visão e os valores individuais de cada colaborador se aproximam ou se distanciam das metas da empresa.

É na convivência que ele consegue ter esse feeling, conduzindo sua equipe para atuar através de uma gestão participativa sólida e eficiente.

Se cada pessoa tem prioridades diferentes, o que é fato, então, se faz necessário que se aborde de maneira diferente esse alinhamento de objetivos: um gestor tradicional, por ter apenas uma visão mais geral da equipe, vai encontrar dificuldades para fazer qualquer refinamento.

Melhora na qualidade do serviço prestado em cada setor

Quando o ambiente de trabalho é favorável, há uma cultura voltada para desenvolver habilidades e superar limitações, com uma figura de referência que inspira a confiança e soma para alinhar os objetivos do grupo.

Essa é a lógica do coaching de liderança: trabalhar na esfera do indivíduo, entendendo cada colaborador como parte essencial da construção de um ambiente favorável e de uma identificação de grupo com a empresa. Profissionais felizes e engajados performam melhor!

Dá para ver a importância de ter alguém para cumprir um papel tão relevante, certo? Mas quem escolher se não for você? Com a revolução digital, encontrar o nome certo ficou mais simples do que se imagina!

Escolhendo o coach de liderança certo para sua equipe

Tudo passa por uma questão de análise cautelosa, inclusive dos seus próprios sentimentos. O profissional certo para comandar uma equipe é aquele que melhor se encaixa com os perfis dos liderados e, como esse encaixe varia muito, só testando para saber.

Para ter a chance de testar, o gestor precisa de opções. Poder contar com um portfólio de coaches capacitados e com reputação comprovada ajuda muito no processo de seleção.

Atualmente, esse portfólio pode ser facilmente acessado através de uma plataforma digital que conecta profissionais a empresas e a escolha do profissional também acontece através dela, a partir de critérios personalizados, definidos pelo gestor.

Na hora de decidir a plataforma, apenas lembre-se de dar prioridade para aquelas que já possuem uma história duradoura no mercado e que ofereçam soluções para empresas através de conexões seguras e cursos de capacitação na área.

E, por falar nisso, essa é mais uma alternativa para contar com um líder coach eficiente na sua empresa: capacitar quem já é seu colaborador, especialmente se a pessoa mostra que leva jeito para a coisa, um líder nato!

Como desenvolver líderes com coaching

Um novo olhar sobre o ambiente de trabalho pode agravar o desenvolvimento individual e coletivo da empresa, por isso, que tal capacitar alguém que já é familiarizado tanto com os processos quanto com com as pessoas? Pode ser bem vantajoso.

Nesse caso, basta investir na formação certa para tornar um profissional que já faz parte da sua equipe em um líder que vai levar o time para o próximo nível de dedicação e produtividade.

É fácil encontrar formações e especializações online voltadas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de gestores focados nas práticas de coaching de liderança.

O melhor é que esses cursos podem ser aplicados para indivíduos – pensando em formar essa figura do líder coach – e também para equipes, tirando o máximo proveito dessa mentalidade aplicada no ambiente empresarial.

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