Seja para empresas ou pessoas físicas, o processo de coaching de carreira é usado em situações em que a vida profissional precisa de uma definição ou de um novo norte.
O coach, profissional que aplica o coaching, trabalha por sessões e nelas são expostas as dificuldades pessoais e profissionais do cliente em questão.
Deu para entender um pouco como funciona esse processo, não é mesmo? Continue a leitura e descubra mais sobre essa técnica de organização e gerenciamento.
O que é coaching de carreira?
É um recurso que tem como objetivo auxiliar as pessoas em sua trajetória no trabalho, identificando o que o profissional deseja, onde quer chegar e quais estratégias deverá seguir para alcançar a posição profissional que almeja.
Pode-se dizer até mesmo que se trata de uma consultoria para quando o cliente se sente estagnado ou sem perspectivas de crescimento na carreira.
Por outro lado, também é comum que organizações contratem o coach pensando nos seus funcionários que podem melhorar seus desempenhos pelo fato de estarem com o objetivo de carreira bem definido.
Ele também pode ser contratado por pessoas físicas que desejam estruturar sua carreira, necessitam procurar por uma nova profissão ou começar um novo negócio.
Interessante, não é mesmo? Ficou curioso para saber como funciona? Veja só!
Como funciona o coaching de carreira?
Os encontros podem ser semanais, quinzenais ou mensais. A cada sessão, o coach, juntamente com o cliente (coachee), estabelece metas que devem ser cumpridas até um próximo encontro.
Nessa nova data, são analisados quais foram os pontos alcançados e quais estratégias precisam de uma nova rota ou de uma nova estrutura. Tudo isso almejando um cargo mais alto, uma possibilidade diferente de mercado de trabalho ou um novo emprego em outra empresa.
Por fim, é preciso dizer que um coach não pode ser comparado com um psicólogo ou terapeuta, pois a prática do coaching de carreira tem como foco apenas solucionar problemas profissionais e não possíveis traumas, por exemplo.
Esses problemas, quando encontrados e organizados de maneira que a solução seja fácil de ser atingida, trazem consigo inúmeros benefícios para o coachee. Veja alguns abaixo.
4 benefícios do coaching de carreira
Se sentir preparado para as entrevistas ou pronto para buscar o tão desejado cargo de liderança são alguns benefícios rápidos do processo de coaching, mas não são os únicos, é possível ainda:
- Criar confiança profissional e definir propostas de valor
- Criar um currículo relevante e completo
- Saber decidir quesitos para a evolução da carreira
- Adquirir novas habilidades
Para que os benefícios sejam conquistados, é necessário que o coach saiba quais exercícios propor ao coachee respeitando sua individualidade e seu desejo profissional.
Exercícios de coaching de carreira
Existem muitos exercícios que podem ser propostos e todos têm o mesmo objetivo em prol do coachee. Confira algumas ideias!
Perguntas objetivas
Aqui, o primeiro intuito é conhecer o cliente, saber exatamente o que ele deseja, quais seus medos no ambiente de trabalho, quais as dificuldades e qual o maior objetivo a ser alcançado.
Análise SWOT
Com os dados anteriores à mão, o coach então usa a análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (método SWOT na tradução livre dessas iniciais do inglês) para descobrir quais os pontos fracos do seu cliente, quais as habilidades a serem melhoradas, seus pontos fortes e suas maiores habilidades profissionais.
É através dessas informações que podem ser identificadas quais as possíveis propostas e novas oportunidades, assim como quais são as ameaças presentes na vida profissional do mentorado.
Gestão de tempo
Lembra que mencionamos os prazos? Pois bem, a gestão de tempo tem exatamente como objetivo organizar o tempo do coachee, que muitas vezes se perde em meio as funções sem seguir uma linha de organização, atrapalhando a execução das atividades e comprometendo o tempo de produtividade.
O exercício busca aproveitar melhor as horas de trabalho, aumentando o rendimento sem que haja esforço extra para isso.
Outras maneiras de cumprir com os exercícios e alcançar as metas é usar ferramentas específicas para esse processo.
Ferramentas de coaching de carreira
As ferramentas auxiliam o coachee a manter o foco naquilo que deseja, melhorando seu desenvolvimento no trabalho e aprimorando o autoconhecimento profissional.
Veja alguns exemplos.
1. MindMeister
O MindMeister é um app, mas não de conexões. Nesse aplicativo, o coachee consegue organizar suas ideias e ver quais têm mais chances de sair do papel, estruturando a gestão de um projeto.
Inclusive, o app pode ser usado como uma ferramenta colaborativa.
1. Asana
Ajuda a organizar o trabalho, listando os afazeres do dia a dia, gerenciando o tempo e permitindo a criação de equipes e a delegação de tarefas, deixando a rotina mais produtiva e organizada.
3. Trello
Perfeito para elencar suas tarefas ou dividi-las com colegas. No Trello, o profissional pode fazer listas e dar um check toda vez que terminar algo, ajudando na sensação de tarefa cumprida.
Além dessas ferramentas e exercícios, existem algumas dicas exclusivas dadas pelos coaches a quem deseja organizar, estruturar ou se encontrar profissionalmente.
Dicas de coach de carreira
Além das ferramentas e exercícios, o profissional ainda sugere algumas mudanças pessoais que trazem resultados e influenciam no dia a dia do trabalho, como:
- Investir em educação
- Terapia para autoconhecimento
- Cuidar da saúde física
- Exercer táticas de boa comunicação
Cada uma dessas mudanças ajudam a conquistar a definição das metas desejadas com mais facilidade e precisão.
Quanto custa o coaching de carreira?
Os preços podem variar muito de um profissional para outro, principalmente quando há um tempo de experiência maior, mas a maioria estipula valores por sessão que variam em média de R$ 100 a R$ 200.
Os valores também podem ser alterados de acordo com o pacote, já que há processos de coaching que duram até seis meses e, nessas situações, podem haver descontos, por exemplo.
Lembrando que as sessões podem ser a cada quinze dias ou mensais e que esses valores não são definitivos, por isso, é preciso procurar um coach de confiança e fazer um orçamento.
Agora que você sabe um pouco mais sobre esse universo de coaching de carreira, que tal investir mais na sua vida profissional? Boa sorte!
Deixe seu comentário