Coaching e mentoring: qual a diferença e qual aplicar?

Descubra o que é coaching e mentoring e aplique ao seu negócio o processo que mais se adequa às suas necessidades, pois, ao contrário do que muitos podem pensar, estes são conceitos distintos.

Coaching e mentoring diferença

Não é difícil encontrar profissionais utilizando os conceitos de coaching e mentoring como sinônimos. Na verdade, é mais comum do que parece. Isso acontece, pois os dois métodos visam um mesmo objetivo: ultrapassar dificuldades, superar limites e atingir o sucesso.

No entanto, o que diferencia-os é, justamente, a forma como cada metodologia faz uso de técnicas e ferramentas para alcançar seu objetivo. Por isso, é necessário entender, de forma clara, a diferença entre o coaching e o mentoring e, antes de escolher qual aplicar, conhecer intrinsecamente suas necessidades.

Qual a diferença entre coaching e mentoring?

Para descobrir qual metodologia aplicar, será necessário entender quais são as diferenças entre o conceito de coaching e mentoring, assim será mais simples ir ao encontro do que você precisa e acertar com mais facilidade.

Coaching

O processo de coaching é desenvolvido por um “coach”, ou seja, um treinador. O profissional “coach” pode ser de qualquer área e, também, idade. Visto que o que diferencia um bom treinador não é sua experiência, mas, sim, sua performance.

O coaching trabalha a partir de técnicas modernas para desenvolver as capacidades e habilidades do profissional em questão, estimulando-o ao processo de autoconhecimento, para - com a ajuda do coach - encontrar por conta própria as soluções para os seus problemas.

Mentoring

O processo de mentoring é aplicado por um “mentor” que tem como proposta utilizar técnicas e ferramentas - aliadas à sua experiência na área de atuação - para solucionar problemas e desafios específicos.

Portanto, o que diferencia drasticamente um processo do outro é a experiência necessária, em alguns casos, para solucionar e alcançar um determinado objetivo.

Imagine a seguinte situação: um empresário precisa resolver um problema específico, mas, por falta de experiência não sabe como lidar com a situação, então contrata um mentor que passará ao empresário o que ele precisa: o conhecimento necessário, fruto de sua vivência.

Assim, podemos dizer que o coaching pode ser utilizado de maneira mais ampla e geral, enquanto o mentoring aplicado a situações singulares. Anotado?

Qual metodologia devo aplicar à minha empresa?

Agora que você viu a definição de coaching e mentoring, o próximo passo será voltar a sua atenção às suas necessidades como profissional e empresa, pois, para saber qual processo contratar, será necessário considerar as urgências do seu negócio.

Experimente se perguntar: de modo geral, preciso desenvolver minhas habilidades e capacidades para lidar com minha carreira ou tenho um problema específico que apenas poderá ser resolvido com a ajuda de um profissional mais experiente?

Portanto, se você passará por um processo de coaching ou mentoring, apenas você poderá dizer. Para isso, observe suas limitações e, a partir deste artigo, veja qual dos treinamentos poderá ser mais útil para a sua vida profissional e, também, pessoal.

Depois disso, busque por um profissional (coach ou mentor) que forneça as técnicas e ferramentas que você precisa para alcançar o que deseja. Para isso, será necessário selecioná-lo adequadamente.

Por fim, escolher, de maneira consciente, quem lhe ajudará a obter os resultados almejados pode ser complicado, mas lembre-se: o tempo investido na tarefa será recompensado se o profissional contratado aplicar com eficiência o processo, não é mesmo?

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário