Não é difícil encontrar profissionais utilizando os conceitos de coaching e mentoring como sinônimos. Na verdade, é mais comum do que parece. Isso acontece, pois os dois métodos visam um mesmo objetivo: ultrapassar dificuldades, superar limites e atingir o sucesso.
No entanto, o que diferencia-os é, justamente, a forma como cada metodologia faz uso de técnicas e ferramentas para alcançar seu objetivo. Por isso, é necessário entender, de forma clara, a diferença entre o coaching e o mentoring e, antes de escolher qual aplicar, conhecer intrinsecamente suas necessidades.
Qual a diferença entre coaching e mentoring?
Para descobrir qual metodologia aplicar, será necessário entender quais são as diferenças entre o conceito de coaching e mentoring, assim será mais simples ir ao encontro do que você precisa e acertar com mais facilidade.
Coaching
O processo de coaching é desenvolvido por um “coach”, ou seja, um treinador. O profissional “coach” pode ser de qualquer área e, também, idade. Visto que o que diferencia um bom treinador não é sua experiência, mas, sim, sua performance.
O coaching trabalha a partir de técnicas modernas para desenvolver as capacidades e habilidades do profissional em questão, estimulando-o ao processo de autoconhecimento, para - com a ajuda do coach - encontrar por conta própria as soluções para os seus problemas.
Mentoring
O processo de mentoring é aplicado por um “mentor” que tem como proposta utilizar técnicas e ferramentas - aliadas à sua experiência na área de atuação - para solucionar problemas e desafios específicos.
Portanto, o que diferencia drasticamente um processo do outro é a experiência necessária, em alguns casos, para solucionar e alcançar um determinado objetivo.
Imagine a seguinte situação: um empresário precisa resolver um problema específico, mas, por falta de experiência não sabe como lidar com a situação, então contrata um mentor que passará ao empresário o que ele precisa: o conhecimento necessário, fruto de sua vivência.
Assim, podemos dizer que o coaching pode ser utilizado de maneira mais ampla e geral, enquanto o mentoring aplicado a situações singulares. Anotado?
Qual metodologia devo aplicar à minha empresa?
Agora que você viu a definição de coaching e mentoring, o próximo passo será voltar a sua atenção às suas necessidades como profissional e empresa, pois, para saber qual processo contratar, será necessário considerar as urgências do seu negócio.
Experimente se perguntar: de modo geral, preciso desenvolver minhas habilidades e capacidades para lidar com minha carreira ou tenho um problema específico que apenas poderá ser resolvido com a ajuda de um profissional mais experiente?
Portanto, se você passará por um processo de coaching ou mentoring, apenas você poderá dizer. Para isso, observe suas limitações e, a partir deste artigo, veja qual dos treinamentos poderá ser mais útil para a sua vida profissional e, também, pessoal.
Depois disso, busque por um profissional (coach ou mentor) que forneça as técnicas e ferramentas que você precisa para alcançar o que deseja. Para isso, será necessário selecioná-lo adequadamente.
Por fim, escolher, de maneira consciente, quem lhe ajudará a obter os resultados almejados pode ser complicado, mas lembre-se: o tempo investido na tarefa será recompensado se o profissional contratado aplicar com eficiência o processo, não é mesmo?
Deixe seu comentário