Com um mercado cada vez mais competitivo, proporcionar algo diferente como o coaching empresarial pode ser a peça-chave que faltava para fazer com que sua empresa continue se destacando perante a concorrência.
As empresas que não investem em inovações, atualizações constantes e, principalmente, na valorização do conhecimento do colaborador, tendem a permanecer estagnadas no mercado.
O coaching empresarial visa o aumento da produtividade e o rendimento em equipe, porém, sobretudo está direcionado ao crescimento macro da empresa, ao cuidar dos relacionamentos internos e trabalhar com a motivação coletiva em busca de resultados positivos.
Qual o significado de coaching empresarial?
O conceito está voltado para o crescimento da organização como um todo, não somente dos seus colaboradores de forma individual ou específica, como o coaching executivo, por exemplo, que é voltado apenas para os líderes.
Isto significa que, mesmo que o processo de aplicação seja sempre individual ou em grupo, nesse caso o método busca fomentar e promover a cultura organizacional desejada.
Um exemplo simples desse segmento são as empresas que estão buscando alinhar os valores, a missão e os objetivos organizacionais com os seus colaboradores.
Este método envolve o crescimento empresarial, baseando-se na estrutura geral e, por esse motivo, todas as áreas são envolvidas, como por exemplo:
- recrutamento e seleção de talentos;
- treinamento e desenvolvimento de equipes;
- gestão por competência; e
- desenvolvimento de líderes, executivos e CEOs.
A metodologia do coaching empresarial é criada, desenvolvida e aplicada a longo prazo e é por isso que algumas empresas têm adotado esta prática para promover a cultura desejada no ambiente de trabalho, como já mencionamos.
Afinal de contas, a cultura é algo que se constrói, nesse mesmo longo prazo. Ela nunca é instantânea. Para entender melhor, basta prestar atenção nos benefícios proporcionados por esta prática:
- aumento relacionado à satisfação do colaborador com o ambiente de trabalho;
- eliminação de crenças limitantes, que impossibilitam o colaborador de crescer profissionalmente;
- aumento da comunicação assertiva;
- maior número de retenção de talentos;
- novas perspectivas;
- desenho de estratégias mais inteligentes e efetivas;
- melhoria significativa na definição dos objetivos e metas; e
- crescimento da produtividade e do desenvolvimento empresarial.
Há muitas outras vantagens que fazem do coaching empresarial um processo completo, com resultados positivos e surpreendentes.
Tipos de coaching empresarial
O leque de segmentos dentro do coaching é variado e no ramo dos negócios não seria diferente.
Existem três tipos ou métodos diferentes de aplicação do coaching em uma organização e cada método supre uma necessidade específica no ramo empresarial.
Vale saber que esses três tipos se baseiam em processos individuais ou em equipe, mas possuem um número similar de sessões e o que muda são os resultados esperados e objetivos específicos.
Coaching Empresarial
Como relatado anteriormente, esta metodologia visa alavancar os números empresariais, ou seja, atua diretamente na produtividade.
Neste segmento, a transformação é sistêmica, o que quer dizer que a ferramenta utilizada é desenvolvida para auxiliar a empresa a alcançar objetivos estratégicos e aprimorar a capacidade de comunicação, por exemplo.
Por fim, podemos afirmar que o coaching empresarial envolve a empresa inteira, em todos seus níveis hierárquicos, com o propósito de crescimento macro - e não individual, como já havíamos explicado.
Coaching Executivo
Como o próprio nome sugere, este método é direcionado aos executivos da empresa, com o intuito de melhorar a liderança e performance, dessa vez, de maneira específica.
Além do que, esse modelo visa desenvolver as competências dos gestores e focar totalmente em corrigir os problemas comportamentais.
O coaching executivo e empresarial diferem nos resultados justamente porque os objetivos são diferentes. Enquanto o primeiro tem como objetivo o rendimento pessoal e profissional dos líderes da empresa, o segundo tem como finalidade as metas gerais da empresa para o crescimento.
Coaching de Liderança
Outro segmento que também difere um pouco do coaching executivo e do empresarial, essa ferramenta é dirigida aos futuros líderes e CEOs, ou seja, aos colaboradores que estão prestes a assumir cargos de chefia, num futuro próximo.
Esta metodologia pode ser utilizada, por exemplo, em casos de sucessão de cargos e tem como principal objetivo a melhora das habilidades de liderança desse novo líder, assim como desenvolver a carreira e ensiná-los a lidar com colaboradores “difíceis”, fortalecendo a autoconfiança.
Todos esses instrumentos são aplicados ao novo líder e ao preparo do conhecimento para assumir a nova posição.
Qual tipo de coaching escolher: empresarial, executivo ou de liderança?
Primeiramente, é preciso descobrir qual área da empresa necessita de um treinamento ou de uma dose de motivação extra.
Caso seja preciso melhorar a satisfação do colaborador perante o ambiente de trabalho, ou a baixa produtividade da equipe de vendas, por exemplo, o coaching empresarial é o que você procura.
Mas, se os líderes e gerentes estão precisando desenvolver técnicas de liderança ou melhorar suas habilidades como gestores, o coaching executivo é o mais indicado.
Por último, se o seu colaborador não está confiante pelo novo cargo de liderança que vai assumir, o tipo específico de coaching é o de liderança, pois ajudará seu funcionário com todo o suporte que ele precisa para assumir a nova responsabilidade empresarial.
Como contratar um coach empresarial?
A profissão de coach vem crescendo a cada ano e, segundo a International Coach Federation (ICF), o Brasil conta com 73 mil profissionais especializados em vários segmentos do coaching.
Para escolher um profissional competente, é necessário conhecer sua formação, especialização e experiência no ramo, antes da contratação.
Existem algumas dicas que podem auxiliar no momento de contratar um coach empresarial, como essas que listamos a seguir:
- avalie a formação do profissional;
- analise se os valores do profissional combinam com os da sua empresa;
- estude os resultados alcançados pelas empresas que contrataram este coach anteriormente;
- pesquise sobre a metodologia do coach e sempre pergunte quando surgir dúvidas a respeito das ferramentas que serão utilizadas; e
- peça por escrito uma descrição detalhada do serviço, para poder ler e avaliar com calma se a proposta do coach corresponde com os objetivos empresariais.
Vale ressaltar que existem plataformas que podem auxiliar você a pesquisar e conhecer alguns profissionais de confiança - afinal, a contratação de um coach pode mudar o caminho da empresa e da produtividade dos colaboradores.
Fazer a escolha do profissional certo vai trazer mais equilíbrio para a sua empresa poder tomar melhores decisões, assim como desenvolver suas lideranças e alcançar metas e objetivos.
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