Quais as novas soluções de coaching online em meio ao coronavírus?

Quer saber como realizar um coaching online de sucesso em tempos de pandemia? Confira as dicas que preparamos para você!

Coaching online coronavírus

Assunto de todas as rodas de conversa, noticiários e setores do mercado, o coronavírus (COVID-19) chegou mudando rotinas e modificando a forma de consumo de todas pessoas. Ao que parece, a transformação digital acontece agora e de forma exponencial.

De uma hora para outra, passamos a utilizar todas as plataformas e facilidades disponíveis, substituímos reuniões que antes eram físicas por videoconferências, o trabalho remoto, que antes era o futuro, já é o presente.

E as redes sociais se tornaram, mais do que nunca, o principal portal de contato entre quem tem algo a dizer e quem quer escutar ou aprender.

Em meio a isso, vemos surgir a "era das lives". Uma explosão de vídeos feitos ao vivo, por especialistas ou não, sobre os mais diversos assuntos. Cantores, psicólogos, empreendedores, políticos, professores e mais uma diversidade de pessoas e profissionais estão nos palcos das plataformas digitais.

E é aqui que está uma grande oportunidade para quem atua no ramo do coaching! Se de um lado, muitas empresas mudaram a sua forma de trabalho, permitindo que seus funcionários adotassem o teletrabalho.

Por outro lado, elas estão em busca de alternativas para manter a equipe unida e trabalhando no mesmo ritmo. E nestes momentos, profissionais que tenham a capacidade de envolver a equipe, transmitir conhecimento e auxiliá-los a desenvolver suas aptidões são essenciais!

E de que forma fazer isso? Com o auxílio das plataformas digitais!

3 pontos essenciais para o coaching online

Realizar um processo de coaching presencialmente já é algo tradicional. Mas isso não quer dizer que seu programa de coaching não possa ser feito de forma online. E para ajudar você a estruturar da melhor forma o seu processo, separamos algumas dicas bem importantes. Vamos a elas?

1.  Alinhamento entre coach e coachee (cliente) 

Um dos pontos essenciais, se não o mais importante, é estabelecer um contrato comprometido e consistente entre as partes envolvidas. O tema a ser trabalhado durante o coaching online deve ser planejado de forma clara e objetiva, a fim de que todos os objetivos sejam alcançados.

2.  Local e horários

Para que seu coachee possa se preparar de forma adequada e não haja nenhuma interferência, procure um ambiente fechado e sugira o mesmo ao coachee. Além disso, estabeleça, juntamente com ele, horários para início e fim da sessão.

3.  Tecnologia adequada

Para realizar uma sessão de coaching online produtiva, a conexão também deve ser excelente. Ao planejar a sessão, certifique-se do melhor funcionamento da sua internet e utilize câmeras e sistemas de áudio que proporcionem a melhor experiência para quem está do outro lado.

Vantagem de realizar o coaching online

A realização do coaching de forma online permite que o profissional e o cliente possam participar de onde estiverem. Mesmo se o processo for em grupo, todos podem acessar de qualquer lugar.

Para o coach, fica muito mais fácil se preparar para realizar a sessão. Enquanto isso, o coachee não precisa se preocupar com custos como a locação de sala, o coffee break e o deslocamento.

Soluções de coaching online para você utilizar hoje mesmo

São diversas as possibilidades que o mundo digital traz para que o coach possa realizar um bom trabalho de forma remota. Confira algumas delas:

Zoom Meetings

Com destaque pela boa estabilidade de conexão em qualquer dispositivo, o Zoom Meetings é uma das ferramentas mais utilizadas no meio empresarial. Ela pode ser acessada via navegador ou por aplicativo, além de ser compatível com os mais variados sistemas operacionais.

E quando o assunto é número de pessoas em uma sessão, a ferramenta pode ser utilizada de três formas:

  1. um dos membros fala para um público de 100 a 500 pessoas;
  2. em uma conversa de até 500 pessoas;
  3. no modo webinar, no qual até 10 mil pessoas podem visualizar a sessão.

A ferramenta está disponível nas versões gratuita e paga.

Skype

Tradicionalmente utilizada para reuniões, essa ferramenta também é ideal para sessões individuais ou em grupos, possibilitando a realização de videochamadas e compartilhamento de tela e arquivos como muita facilidade, tudo em um mesmo local.

O tempo máximo de uma chamada no Skype é de quatro horas e o número de participantes pode variar entre 3 e 50 pessoas.

Google Hangouts

Desenvolvida pelo Google, o Google Hangouts possibilita o contato direto com o público por meio de suas contas no Gmail. Para utilizá-la, o coach só precisa logar e convidar o coachee para a videoconferência usando a plataforma. Cada conversa pode ter até 150 pessoas.

Whereby

Com usabilidade gratuita para até quatro pessoas, o Whereby é perfeito para quem busca mais facilidade e agilidade. Para usá-lo, basta criar uma sala no site da ferramenta e compartilhar o link com quem você deseja falar.

Também há a possibilidade de criar senhas de segurança para cada sala, assim ninguém acessa sua sessão sem autorização. Outra funcionalidade disponível é o compartilhamento de tela.

Por fim, recomendamos que você busque parcerias para alavancar a sua carreira neste momento tão necessário. A Gestaum Lab, por exemplo, realiza a conexão direta entre profissionais de coaching e empresas interessadas nos seus serviços. Vale a pena conferir!

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