Assunto de todas as rodas de conversa, noticiários e setores do mercado, o coronavírus (COVID-19) chegou mudando rotinas e modificando a forma de consumo de todas pessoas. Ao que parece, a transformação digital acontece agora e de forma exponencial.
De uma hora para outra, passamos a utilizar todas as plataformas e facilidades disponíveis, substituímos reuniões que antes eram físicas por videoconferências, o trabalho remoto, que antes era o futuro, já é o presente.
E as redes sociais se tornaram, mais do que nunca, o principal portal de contato entre quem tem algo a dizer e quem quer escutar ou aprender.
Em meio a isso, vemos surgir a "era das lives". Uma explosão de vídeos feitos ao vivo, por especialistas ou não, sobre os mais diversos assuntos. Cantores, psicólogos, empreendedores, políticos, professores e mais uma diversidade de pessoas e profissionais estão nos palcos das plataformas digitais.
E é aqui que está uma grande oportunidade para quem atua no ramo do coaching! Se de um lado, muitas empresas mudaram a sua forma de trabalho, permitindo que seus funcionários adotassem o teletrabalho.
Por outro lado, elas estão em busca de alternativas para manter a equipe unida e trabalhando no mesmo ritmo. E nestes momentos, profissionais que tenham a capacidade de envolver a equipe, transmitir conhecimento e auxiliá-los a desenvolver suas aptidões são essenciais!
E de que forma fazer isso? Com o auxílio das plataformas digitais!
3 pontos essenciais para o coaching online
Realizar um processo de coaching presencialmente já é algo tradicional. Mas isso não quer dizer que seu programa de coaching não possa ser feito de forma online. E para ajudar você a estruturar da melhor forma o seu processo, separamos algumas dicas bem importantes. Vamos a elas?
1. Alinhamento entre coach e coachee (cliente)
Um dos pontos essenciais, se não o mais importante, é estabelecer um contrato comprometido e consistente entre as partes envolvidas. O tema a ser trabalhado durante o coaching online deve ser planejado de forma clara e objetiva, a fim de que todos os objetivos sejam alcançados.
2. Local e horários
Para que seu coachee possa se preparar de forma adequada e não haja nenhuma interferência, procure um ambiente fechado e sugira o mesmo ao coachee. Além disso, estabeleça, juntamente com ele, horários para início e fim da sessão.
3. Tecnologia adequada
Para realizar uma sessão de coaching online produtiva, a conexão também deve ser excelente. Ao planejar a sessão, certifique-se do melhor funcionamento da sua internet e utilize câmeras e sistemas de áudio que proporcionem a melhor experiência para quem está do outro lado.
Vantagem de realizar o coaching online
A realização do coaching de forma online permite que o profissional e o cliente possam participar de onde estiverem. Mesmo se o processo for em grupo, todos podem acessar de qualquer lugar.
Para o coach, fica muito mais fácil se preparar para realizar a sessão. Enquanto isso, o coachee não precisa se preocupar com custos como a locação de sala, o coffee break e o deslocamento.
Soluções de coaching online para você utilizar hoje mesmo
São diversas as possibilidades que o mundo digital traz para que o coach possa realizar um bom trabalho de forma remota. Confira algumas delas:
Zoom Meetings
Com destaque pela boa estabilidade de conexão em qualquer dispositivo, o Zoom Meetings é uma das ferramentas mais utilizadas no meio empresarial. Ela pode ser acessada via navegador ou por aplicativo, além de ser compatível com os mais variados sistemas operacionais.
E quando o assunto é número de pessoas em uma sessão, a ferramenta pode ser utilizada de três formas:
- um dos membros fala para um público de 100 a 500 pessoas;
- em uma conversa de até 500 pessoas;
- no modo webinar, no qual até 10 mil pessoas podem visualizar a sessão.
A ferramenta está disponível nas versões gratuita e paga.
Skype
Tradicionalmente utilizada para reuniões, essa ferramenta também é ideal para sessões individuais ou em grupos, possibilitando a realização de videochamadas e compartilhamento de tela e arquivos como muita facilidade, tudo em um mesmo local.
O tempo máximo de uma chamada no Skype é de quatro horas e o número de participantes pode variar entre 3 e 50 pessoas.
Google Hangouts
Desenvolvida pelo Google, o Google Hangouts possibilita o contato direto com o público por meio de suas contas no Gmail. Para utilizá-la, o coach só precisa logar e convidar o coachee para a videoconferência usando a plataforma. Cada conversa pode ter até 150 pessoas.
Whereby
Com usabilidade gratuita para até quatro pessoas, o Whereby é perfeito para quem busca mais facilidade e agilidade. Para usá-lo, basta criar uma sala no site da ferramenta e compartilhar o link com quem você deseja falar.
Também há a possibilidade de criar senhas de segurança para cada sala, assim ninguém acessa sua sessão sem autorização. Outra funcionalidade disponível é o compartilhamento de tela.
Por fim, recomendamos que você busque parcerias para alavancar a sua carreira neste momento tão necessário. A Gestaum Lab, por exemplo, realiza a conexão direta entre profissionais de coaching e empresas interessadas nos seus serviços. Vale a pena conferir!
Deixe seu comentário